Autor |
Mensagem |
Timbrado Veterano |
# jun/11
Dae, galera! tudo certo? Espero que sim :)
Estava eu conversando com um técnico em eletrônica que manja muito de valvulados e ele me falou sobre a tal "realimentação".
Eu entendo pouquíssima coisa de eletrônica, mas segundo ele essa realimentação é "dada" ao Pré a partir do trafo de saída. Ele me disse também que sem realimentação o volume é altíssimo mas perde a qualidade e com a reaimentação o volume diminui mas ganha-se qualidade.
Isso é verdade? todos os amplis são feitos com essa realimentação?
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11
· votar
Timbrado Buenas!Todos os amplis de instrumentos e Hi-Fi, sim.Abcs.
|
tatus Veterano |
# jun/11
· votar
Adolphs, sem querer abusar da sua boa vontade denovo, mas dessa vez gostaria de uma opinião de cunho pessoal sua. Estou montando um 5F6-A (daquele do transformador "cantante") e andei pesquisando justamente sobre esse assunto (feedback). Ao usar um sistema que acopla um falante e um trafo em 8 ohms para esse amplificador, tenho uma diferença na tensão de saída no trafo que consequentemente afeta o sistema de realimentação (certo?). Calculei 9.5V de saída para 2 ohms (45W) e 19 Volts de saída para 8 ohms (45W) Eu gostei do resultado atual (com 27K, pot 4.7K e 0.1µF) e até tentei uma modificação que abaixou o volume mas resultou num drive animal. No entanto quero tirar o melhor desse sistema, por isso estou aberto a sugestões. Você deve ter se deparado com várias configurações diferentes de feedback e por isso gostaria de saber se teria alguma consideração a fazer sobre isso para melhorar a relação potência x realimentação. Abç!
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11
· votar
tatus O real uso da realimentação negativa, é linearizar o ganho do ampli.A relação potênciaXrealimentação só existe em função da diminuição do ganho, porém deve haver cuidado com a malha do loop fechado de realimentação, pois poderá causar oscilações.Não a use para drives pois pode causar problemas ao trafo de saída. Dá uma olhada aqui para ter umas idéias. http://www.novacon.com.br/audioampmac.htm
|
Timbrado Veterano |
# jun/11
· votar
carlos adolphs
Obrigado pela resposta!
|
tatus Veterano |
# jun/11
· votar
Pelo que eu entendi a realimentação pode agravar a reatância de fuga do primário do trafo de saída, por isso não exagerar. (!?) Você já viu algum bassman com aquele resistor de 220K entre a placa da 6L6 e da inversora? Fica bom?
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11
· votar
tatus Mais ou menos isso,mas não ví bassman com o resistor, não.Abcs.
|
tatus Veterano |
# jun/11
· votar
Adolphs, eu vi nessa página aqui: http://www.tone-lizard.com/Bassman_Modifications.htm (no final dela) Parece que é esse modelo: AB165 De qualquer forma, obrigado pelas dicas!!! Abraço!
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11
· votar
tatus Buenas!Nesse caso que vc tem, o resistor propicia uma realimentação positiva, que vai fazer uma lenha na curva da válvula, a distorção que vc ouve é de oscilação sobreposta.Não recomendo.Abcs.
|
tatus Veterano |
# jun/11
· votar
Adolphs, estou começando a entender melhor. Pena que sumiram algumas fotos do site da novacon. Ficaria melhor ainda. Eu substituí o resistor de feedback de 27K para 47K e sumiu um "hash" de leve ao fundo quando o controle estava no talo. Depois acabei confirmando por exemplo, que o Hot Rod trabalha em 8 ohms e também usa 47K. Valeu! Abç!
|