Autor |
Mensagem |
reydner Veterano |
# mai/11 · Editado por: reydner
bem... eu recentemente comprei uma pedaleira e vi que o som da guitarra ficava com mais qualidade na caixa de voz (que tinha 110W - onel) do que no meu amp (20w - meteoro)(que suspeito estar com o som "rachado"). Quando fui ensaiar com minha banda plugamos a guitarra e voz na caixa de 110w e no meio do ensaio o caixa meio que "pifo", saia som mas era de péssima qualidade e o volume maximo que chega agora não ultrapassa a de um celular "vagabundo". o pessoal aqui fala que foi por causa da pedaleira (zoom g2.1nu), as regulagens de volume estavam assim: tipo, a pedaleira na metade do volume (aumentava e diminuia no pedal de expressão) e no canal da caixa de 110w tava uns 30% do total e a voz em torno de uns 40-50%, pisei no pedal para aumentar e quando chego no maximo "deu no que deu". 1-Foi a pedaleira msm que queimou? 2-se foi, preciso usar uma caixa mais potente? 3-se precisar, uma 4x10, 4x12 serve?(perguntei isso pq eu ando querendo uma dessas) 4-se não foi a pedaleira que queimo, disconsidere a 2 e 3!
|
MauricioBahia Moderador |
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar
reydner: o pessoal aqui fala que foi por causa da pedaleira (zoom g2.1nu)
Cara, não foi por causa da Zoom (pelo menos, eu nunca ouvi falar de algo parecido, isolado). Ela nem tem como queimar algo sozinha, pois o que sai dela é, basicamente, som pré-amplificado! Provavelmente foi alguma sobrecarga da rede, mau uso da caixa ou mesmo a caixa já estava pifando.
Qto. tempo tinha essa caixa de voz?
Abs
|
reydner Veterano |
# mai/11
· votar
quase um ano eu creio.
|
carlos adolphs Veterano
|
# mai/11
· votar
MauricioBahia reydner Embora pareça brincadeira, Maurício, uma Zoom maldita dessas torrou um Thundersound meu durante um ensaio de uma banda em meu estúdio.Coloquei o osciloscópio e descobrí que as mesmas, conforme a fonte usada, tem uma oscilação de alta frequência sobreposta ao som e inaudível aos humanos, que simplesmente causa picos enormes de corrente de placa nos valvulados.Esses picos devem acontecer com os SS também, por via das dúvidas proibí o uso de Zooms no estúdio, e cedo meu set pessoal para o pessoal usar.Não tive mais problemas(latinhas da Boss não dão chabú).Abcs.
|
MauricioBahia Moderador |
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar
carlos adolphs: conforme a fonte usada, tem uma oscilação de alta frequência sobreposta ao som e inaudível aos humanos, que simplesmente causa picos enormes de corrente de placa nos valvulados.
Que sinistro hein! Eu uso uma G2 há anos e nunca ocorreu nada similiar, assim como tenho amigos que usam. Mas, vc disse, "conforme a fonte usada". Que tipo de fonte vc observou o problema? Poderia ser um problema isolado dessa Zoom especificamente?
Abs.
ps. depois do seu post, as G1/G2 vão encalhar nas prateleiras! hehe
|
carlos adolphs Veterano
|
# mai/11
· votar
MauricioBahia Não é para tudo isso, não, como falei, é com fontes Paraguaias que acontece.Com as fontes da Zoom, mesmo, não constatei o fato.Mas como foi o segundo acontecimento comigo, fiquei com prevenção.Um abraço!
|
MauricioBahia Moderador |
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar
carlos adolphs: é com fontes Paraguaias que acontece
Ai, aí, aí!!! E não me use mais essas fontes hein!
;)
|
emaniox Veterano |
# mai/11
· votar
Nao sei se é o caso, mas algumas pedaleiras tem a capacidade de fornecer um sinal com tensao maior do que a aceitável pelo próximo estágio.
carlos adolphs Em que frequencia que era essa oscilação? Era em 96kHz? Outra pergunta: a oscilação proveniente da pedaleira, entrando no amplificador, nao seria eliminada pelo filtro passa baixa implicito na entrada do próximo estágio valvulado se o valor da resistencia ligada em série com a grade fosse adequadamente calculado?
Flw.
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11
· votar
emaniox Sim as oscilações provávelmente são provenientes do conversor DA, e crescem de valor por causa de filtragem deficiente após a conversão.Por alguma razão, colocando um sinal semelhante em frequencia, na entrada do ampli, o mesmo entrava em auto-oscilação, e as válvulas chegavam a avermelhar.Claro que isso não é previsto no projeto, pois nos anos 60/70 não existiam essas coisas digitais, não dá pra culpar o ampli.Como ainda não entendí direito o mecanismo da coisa, faço como é na aviação comercial.Se o computador anda derrubando o avião, para tudo (até se ter uma solução para o problema).Sim , quanto ao filtro na entrada, pode ser até no primeiro estágio, e creio que resolveria o problema, só não tive tempo de experimentar.Abcs
MauricioBahia Ahahaha!Bota a tia pra moralizar a coisa.Engraçado, já vinha observando esses problemas com a série 505/506, mas não tinha observado com as G1, até pouco tempo atrás, quando resolví ver o que acontecia.É que a molecada gasta toda a mesada comprando a pedaleira e não sobra pra fonte decente, aí compram aquelas que tem 20 voltagens selecionáveis de saída, que vão de 3 a 18V ou mais.Aquelas fontes quando medidas em aberto, sem carga, na posição 9V por exemplo, dá cerca de 17,7V! Isso quer dizer que o tal de Ripple vai atacar e gerar estalos, oscilações, interferências e modificações do timbre e a gurizada bota a culpa nos amplis.Com certeza, dispositivos de baixo preço não tem todos os refinamento de modelagem do sinal de saída, como as top de linha.É como carro 1.0, parece igual, mas não anda!Podem usar as G1, G8, G20(ih!já virou encontro de paises), mas por favor, como devem ser, com as fontes recomendadas pelos fabricantes!Abcs.
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar
carlos adolphs: com as fontes recomendadas pelos fabricantes!
Inclusive, no manual da G2 diz:
"Be sure to use only an AC adapter which supplies 9 V DC, 300 mA and is equipped with a "center minus" plug (Zoom AD-0006). The use of an adapter other than the specified type may damage the unit and pose a safety hazard.
Aquelas fontes quando medidas em aberto, sem carga, na posição 9V por exemplo, dá cerca de 17,7V!
Imagino... Aqueles de camelô, né?
Bom, acho que pra evitar isso, a G2Nu vem com fonte de fábrica!!! (Não sei quanto as novas G1)
http://img707.imageshack.us/img707/2112/fonteg2nu.jpg
Esse problema "fonte ruim + pedal/multiFX" pode acontecer em qq nível?
Abs
|
2Humbucker Veterano |
# jun/11 · Editado por: 2Humbucker
· votar
carlos adolphs MauricioBahia Não sabia que dava todo esse problema usar uma fonte do camelô, mas de qq forma a minha G1 eu só uso a fonte original.
Agora voltando ao problema do rapaz, reydner, na minha banda tivemos um problema semelhante, mas no caso era voz+teclado ligados em uma única caixa, uma QX200 da meteoro. Enfim, o problema ao meu ver foi devido a usarmos as duas entradas da caixa ao mesmo tempo, pois apesar de uma ser para alta impedância e outra para baixa isso não significa que se poderia usar as duas juntas.
Quanto ao sintoma apresentado, foi basicamente o mesmo que vc disse, no nosso caso havia som apenas no twitter da caixa, e somente altas frequências (chuto uns 6kHz pra cima). Se me lembro bem não precisamos trocar os falantes, apenas uma troca de componentes danificados no circuito a deixou nova em folha!
Então cara, fica a dica, pra você e para todos os demais: SE SUA CAIXA TEM DUAS ENTRADAS PARA INSTRUMENTOS E/OU VOZ ISSO NÃO SIGNIFICA, NECESSARIAMENTE, QUE ELA SUPORTA DOIS INSTRUMENTOS PLUGADOS AO MESMO TEMPO! Claro que existem caixas especificas pra isso. Então pesquise antes de sair plugando qq coisa em qq jack!
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar
2Humbucker: Não sabia que dava todo esse problema usar uma fonte do camelô,
Nem eu!!! Só sabia que o ideal era comprar fontes reguladas.
carlos adolphs
Velho, dessas fontes mais em conta, qual marca sugere? Hayonik? Qq uma desde que seja regulada? Enfim, vc poderia dar um "luz" para aqueles que não tem recursos para compra um fonte.
Abs
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar
MauricioBahia 2Humbucker Vcs não fazem idéia!Quando sonorizava o Studio Rock Bar, aqui na cidade, sofria muito com as fontes trazidas pela gurizada.Tive que deixar disponível diversas fontes para evitar problemas maiores.Bem, um pouco de teoria para ajudar:Essas fontes de camelô, via de regra, usam resistores para dar uma queda de voltagem e simular essas diversas saídas.Então, conforme a corrente consumida pelo teu pedal, se for maior em relação ao resistor instalado na fonte, a voltagem vai cair muito e o pedal não funciona direito.Se a corrente for menor que o calculado, a voltagem será maior e poderá queimar o pedal.Em pedais digitais, conforme o efeito usado, varia muito a corrente de consumo, o que irá fatalmentes, instabilizar a voltagem da fonte, causando oscilações e ruidos indesejados.A garotada pode usar Hayonik, sem susto.São boas e uso diversas delas, o que tem que cuidar é o cálculo para compra da fonte.Cadal pedal instalado, vc faz conta de 150 mA de consumo(latinhas tipo Boss alguma coisa...), então, por exemplo, uma fonte Hayonik de 1A pode alimentar até 6 pedais comuns, com folga.Já ficaria em cima da pinta para alimentar uma Zoom 505 alguma coisa, pois as digitais, devido ao processador interno, que funciona em 5 V, chegam a consumir em alguns casos 800 mA.O erro maior da gurizada é não saber que corrente sua fonte suporta, pois se vc usa uma fonte subdimensionada, ela vai ter um aumento absurdo de Ripple( ruido de rede sobreposto à voltagem), pois seus capacitores de filtro não foram dimensionados pra isso.O resultado será instabilidade e problemas.Abcs a todos.
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar
MauricioBahia Só um complemento, para que o pessoal tenha idéia:Nas pedaleiras digitais, só o display que tem sete segmentos de led e em geral são dois, o consumo por segmento é em torno de 10mA.Assim quando vc mostra, por exemplo o efeito 88, só no display vc estará consumindo 154 mA, mais o processador, a conta sobe e a fonte abre as pernas...Abcs.
|
2Humbucker Veterano |
# jun/11
· votar
carlos adolphs Toda essa teoria da fonte do camelô eu já havia aprendido nos anos do téc. eletrônica...
Mas me tira uma duvida que eu tive desde que comecei a tocar guitarra, poderiamos usar o ripple em um sinal senoidal pra criar um efeito de overdrive, é asism mesmo que a coisa funciona?
abçs!
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/11
· votar
2Humbucker Não, vc imagine que a forma de onda de um sinal de Ripple é o shape de um dente de serrote para madeiras, enquanto o overdrive é uma soma de harmônicos de maneira que a resultante é aproximadamente uma onda quadrada.O Ripple acontece quando a fonte + capacitor de filtro não tem potencia suficiente para suprir corrente entre um semiciclo positivo e o outro semiciclo positivo seguinte.Na retificação de meia-onda isso é mais acentuado ao passo que na de onda completa melhora.O interessante é que na meia-onda a componente de ripple vem em 60Hz e na onda completa, devido a retificação dos dois semiciclos, vem em 120Hz.Esse efeito é muito usado nos projetos de oitavadores para guitarra.De qualquer forma, a qualidade de uma fonte depende da sequencia:Trafo de boa capacidade de corrente, retificador de onda completa(simétrica ou ponte), eletrolítico de entrada de filtro com boa capacidade(4700 uF ou mais), e regulador integrado com corrente compatível.O importante a saber é que ripple não é sinal usável e sim ruido de interferencia e fonte de instabilidades.Abcs.
|
2Humbucker Veterano |
# jun/11
· votar
carlos adolphs Valeu mestre, obrigado pela resposta!
Abçs!
|
762VT Veterano |
# jun/11
· votar
reydner
Num sei c foi a pedalera, mas com um amigo meu aconteceu algo parecido, soh q o amp dele eh tipo Tabajara.
|
Jm7 Veterano |
# jul/15
· votar
Vamos lá, ressuscitando esse aqui pra não ter que abrir outro...
Então, trata-se de um cubo próprio para guitarra de 100W, estava ligado em uma tomada com a voltagem correta, onde também estava um cubo para contrabaixo (como de praxe, nunca deu problema); mas quando liguei uma pedaleira, Digitech GNX4, começou a cheirar queimado e saiu uma fumacinha... Obs.: O volume da pedaleira estava praticamente no máximo e o cubo não deixou de sair som (então provavelmente não queimou, certo?), mas depois do ocorrido acabei não ligando mais o cubo sem pedaleira ou com uma de outro modelo (com medo de pifar de vez!).
Por várias vezes utilizei um V-amp 2 nas mesmas condições e nada disso aconteceu, será que foi a pedaleira? Há alguma restrição de uso nestes casos? Será que é só diminuir o ganho?
|
Ismah Veterano |
# jul/15
· votar
será que foi a pedaleira
Pelo modo de funcionamento do amplificador, não. E definitivamente, é não!
Pode ser (pouco provável) que estava saturando algum transistor/CI, e isso fez com que ele "puxasse" mais corrente que a fonte poderia entregar. MAS ISSO SERIA PERCEPTÍVEL SONORAMENTE!
Em teoria acredito que se deu apenas por vc abrir o volume, e ele começar a esquentar (é comum de acontecer). Mesmo assim, verificar dissipadores, soldas, dar limpeza geral com isopropílico, e testar a integridade dos capacitores da fonte é uma boa.
Há alguma restrição de uso nestes casos?
Recomendo PESSOALMENTE, não passar de 80% os knobs de ganho/volume em qualquer equipamento - principalmente, os com construção duvidosa, como aqueles fabricados do oriente, os antigos normalmente aguentam mais pau que os com SMD e CI.
|
nofear Veterano |
# jul/15 · Editado por: nofear
· votar
Tenho um problema semelhante...
Tenho um sistema para ensaio com duas caixas Selenium SCP15x passivas e um amplificador Mark Audio mk400. Estou usando ela para vocais e guitarra em linha para ensaiar. Estou ligando a guitarra usando um simulador no Ipad com uma interface Fender. Acontece que o driver das caixas está queimando facilmente. Eu tinha um amplificador Crown LPS 800 de 150w por canal em 8ohms e as caixas tem 250w em 8ohms. Quando o driver queimou a primeira vez eu estava usando a guitarra com um mini amp yamaha microfonado. Na segunda vez estava em linha com uma V-amp da Behringer. Fui orientado a colocar um amplificador mais potente para tocar o programa musical da caixa (500w). Troquei por um Mark Audio MK400 de um amigo da banda que estava parado. Ele fornece 280w em 8ohms. Sei que não é o ideal mas já melhorou a questão da potência. Acontece que no ultimo ensaio as duas caixas queimaram os drivers. Pergunto... Será só a questão da potência? Drivers ruins da caixa selenium? Estou ligando a guitarra de forma errada? Lembrando que não percebi clips em nenhum indicador do sistema (mesa, amp ou app do ipad), se aconteceu foi rápido.
|
Ismah Veterano |
# jul/15
· votar
nofear Será só a questão da potência? Drivers ruins da caixa selenium?
Possívelmente ambos, vc foi além do que o driver aguentava (verificar filtro de freq)... Pode ter danificado o falante também.
|
boblau Veterano |
# jul/15
· votar
nofear
eu parei faz muito tempo com esta tecnologia de fazer filtro com capacitores, bobinas etc.
Eu comprei um crossover barato (gradiente) e um amplificadorzinho barato (cygnus) e ligo os alto falantes na potência com o crossover cortando os agudos e médios e as cornetas e tweeters no amplificadorzinho com o crossover cortando os graves e médio graves.
Nunca mais queimou nada....
|
nofear Veterano |
# jul/15
· votar
boblau
Será que um eq grafico cortando em 16khz não daria certo?
|
Jm7 Veterano |
# jul/15
· votar
Recomendo PESSOALMENTE, não passar de 80% os knobs de ganho/volume em qualquer equipamento Ismah
Pode ser, pois me lembro de outras pessoas já terem utilizados os mesmos equipamentos na mesma situação... Só não achei que poderia fazer um estrago desses, estava usando em meu amp de 10w em casa (claro que com o volume do amp quase zerado), mas enfim...
|
boblau Veterano |
# jul/15
· votar
nofear
16 khz? Muito alto não? Acho que 4 a 5 khz já seria o suficiente.
Só que um eq não é tão eficiente no corte REAL (ele atenua) e não é feito para isso.
|
GabriaTz Membro Novato |
# jul/15 · Editado por: GabriaTz
· votar
eu to com uma fonte genérica (starfont) aqui no meu pedal (BOSS Metalzone) esta causando alteração no volume ,agora fiquei com medo sera que e melhor comprar outra fonte ? qual marca recomendam ?
|
Ismah Veterano |
# jul/15
· votar
Jm7 Pode ser, pois me lembro de outras pessoas já terem utilizados os mesmos equipamentos na mesma situação... Só não achei que poderia fazer um estrago desses, estava usando em meu amp de 10w em casa (claro que com o volume do amp quase zerado), mas enfim...
Não deveria queimar, mas é sabido da baixa qualidade de alguns chinas... É uma recomendação, não uma regra.
nofear Será que um eq grafico cortando em 16khz não daria certo?
Cara, como vc pretenderia fazer isso? Só saberia fazer com crossover passivo, dentro da caixa.
Corte em 16KHz capaz de nem o transdutor responder ali. É HPF por volta de 2~4KHz, e pode fechar nos 16KHz.
GabriaTz
???
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Jm7: cubo próprio para guitarra de 100W, estava ligado em uma tomada com a voltagem correta, onde também estava um cubo para contrabaixo (como de praxe, nunca deu problema); mas quando liguei uma pedaleira, Digitech GNX4, começou a cheirar queimado e saiu uma fumacinha...
A tomada com 3 caras pendurados. A fumacinha deve ter vindo da tomada. Se a tomada não tiver fios internos resistentes, preparados pro "tranco", eles superaquecem. Não pode pendurar um monte de coisas numa mesma tomada, ainda mais um amp que deve consumir muita energia.
nofear: Tenho um problema semelhante...
Tava ligando tudo junto numa mesma tomada? Outra, você deve saber que o cabo que liga o cabeçote a caixa deve ser próprio pra esse fim. Não é qualquer cabo!
Geralmente esse problemas citados acima, além da fonte de energia ser ruim ou incompatível, são os cabos do head pra caixa e ligar muitos equipos numa tomada que não está preparada pra tanto consumo naquele mesmo ponto. Quanto mais finos forem os fios dentro da tomada, mais propensos à curtos pois eles acabam derretendo. Por isso o cheiro de queimado, avisando... hehe
Abraços a todos e boa sorte!
|
nofear Veterano |
# jul/15
· votar
boblau Ismah
Posso usar um filtro low pass no software e cortar os 16khz tbm. Acho que em 4khz vou sentir bastante no som.
MauricioBahia
Não é cabeçote. Estou ligando o Ipad no mixer direto pro PA.
|