Digital+Válvulas e simulação analógica em amps - Serão essas as novas tendências?

Autor Mensagem
felipelfln
Veterano
# mai/11


Bom, andei vendo vários amps ultimamente e vi muitos diferentes. Porque todo mundo costuma dizer que se vc tem um valvulado nem precisa de simulações, só de um TS e um Spring Reverb. Mas tem umas opções de amps aí que vão contra esse pensamento. E sets diferentes tbm.
Vou pegar primeiro como base o Alex Lifeson, guitarrista do Rush. Ele gosta de misturar. E de modulações de vez em quando. Olha aí:


Agora o set dele. Uma Gibson Les Paul com Floyd Rose, coil split e piezo, 4 (Oh!!) TC Eletronic G-Force e o mais legal, que é onde eu queria chegar: O Hugges & Ketner Triamp MKII Alex Lifeson Signature!
Esse amp tem 6 canais! 1A: Vintage Californian Clean, 1B: Vintage British Clean, 2A: Classic British Rock, 2B: Vintage British Rock, 3A: British Hot Rodded, 3B: Modern Californian Hi Gain.
Agora ve o som que ele tira. Timbres muito legais. Com simulação analógica, valvulas e Multi efeitos DIGITAIS. E uma Les Paul com floyd, piezo e coil split. Os LP lovers devem achar ele o maior herege do mundo...
Agora outro exemplo de amp: O Line6 DT50
Ve aí



Da pra escolher pentodo ou triodo, classe A ou A/B, uma chavinha que eu não entendi direito que tem 4 coisas pra selecionar, tem dois canais a até! Saída Midi, saídas de gravação, saídas e saídas. Tem ele la no site da Line6. É All Tube!
Agora outros bem interessantes são o Line6 Spider Valve MKII e o Peavey Vypyr Tube. Pelo que eu entendi, são amps valvulados, ou mais ou menos valvulados, mas com simulações digitais e efeitos. O Peavey Vypyr Tube foi eleito por uma revista o melhor amp do ano e melhor amp para instrumentos...





Bom, comentem os amps e falem mais sobre, falem sobre outros amps e sets e simulações e digital+valvula...

LipeGuitarrero
Veterano
# mai/11
· votar


Para Puristas: A Simulação nunca vai chegar aos pés das Valvulas, Valvulado é tudo.

Para Modernos: Valvulado é caro, e as simulações não ficam devendo em nada, então prefiro os simuladores.

Para Pobres: Valvulado é foda, simulador é foda, pena não ter dinheiro pra comprar nenhum dos dois.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O Tube Screamer é um simulador analogico de valvulados. Sendo assim, simulação é uma tendência faz tempo... Sobre digitais, eu acho que é mais um tempero. Quem souber usar vai fazer um bom caldo!

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia

Ah, cara, vc entendeu o que eu quis dizer com simulação analógica. Mas realmente é verdade... É, digitais fazem bom caldo. To cada vez mais do lado deles. O site da Line6 ta nos meus favoritos ja. hehe

LipeGuitarrero

Para os espertos: Vamo misturar e ver o que da..

JKPage
Veterano
# mai/11
· votar


Quero ver o dia em que eles conseguirem substituir essas válvulas com mesma qualidade. O negócio é antigão e ainda é insubstituível.

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


JKPage

Eles pensaram nisso e resolveram usar as valvulas junto. Aí saiu o Vypyr Tube e o Spider Valve.

Homem Guitar
Veterano
# mai/11
· votar


esse spider valve tem muito americano reclamando do som dele, por ser muito digital. kkkkk

Acho que o problema não é purista, e sim a gente se acostumar a ouvir certos timbres diferentes, pois pra mim, se trata de um ótimo amplificador

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


simulação analógica, valvulas e Multi efeitos DIGITAIS

Não é bem uma simulação, é simplesmente o circuito de pré de amplificadores clássicos (Fender Twin, Marshall JTM/Plexi/JCM, Vox AC30, Mesa Dual Rectifier...) - pelo menos eu acredito que seja isso. Simulação é o que a Line6 faz, através de algoritmos computacionais (ou seja, digitais).

T-Rodman
Veterano
# mai/11
· votar


Tem um aí que não mencionaram, e que está sendo bem falado. O Egnater Tweaker.
É um amp que emula Fender, Vox e Marshall em um seletor de 3 fases. tem 15w, que é suficiente pra tocar em casa, e suficiente pra se microfonar ao vivo.

review dele na SoS:
http://www.egnateramps.com/Reviews/SOSTweaker.pdf

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


erico.ascencao

E o amp precisa de 3 prés pra simular os mais famosos?? Sei la...

T-Rodman

Legal. É digital o coiso que simula?

Angelopes
Veterano
# mai/11
· votar


A tendência é só digital!! Válvula é coisa de museu!!

http://www.fractalaudio.com/products-fas-axe-fx-ii-2.html

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


No dicionário ta assim simulação:

Simular: Fazer com que pareça real (o que não é); Fingir; Representar com semelhança.

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Angelopes

Sei la, cara. Mas as válvulas tem uma diferença. Tem a dinâmica da válvula... O calor... Que até pode ser simulado, mas ainda não é perfeito EU ACHO. Nunca toquei numa POD HD pra saber. Uma X3live...

T-Rodman
Veterano
# mai/11
· votar


felipelfln
Leu o artigo?
So, what about those 'personality' switches? First, there's the Vintage/Modern switch, which gives a choice
of either a flat or slightly 'scooped' power!amp sound. Next up is a three!way toggle that modifies the EQ stack
to give a typical 'US', 'UK' or 'AC' sound which, as I interpret it, means Fender, Marshall or Vox
. Alongside the
gain knob is the hot/clean switch, which dials in some useful extra gain to get you into classic rock territory.
This is followed by bright/normal and tight/deep switches, the latter affecting the low end of the signal feeding
into the preamp.
One feature I found a little curious was the front!panel layout, which was the exact mirror image of what I'd normally expect, with the input and preamp
gain controls on the right and the master volume on the left. The EQ controls also start with the high at the left-hand side. None of this is really a problem,
of course, but like most people, I tend to think of signal flow as going from left to right!
I know that I'm not alone in wishing the Tweaker had a footswitch to bring in the extra gain, though in the
studio it's easy enough to record the cleaner parts and the overdriven parts separately. When playing live,
I found that this amp responded well to a good gain boost or overdrive pedal. I'd have been happy to pay a little
more for a model with a nice spring reverb (or even a digital emulation), but again you can use the effects loop
when playing live, and there are always plug!ins when working in the studio.


felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


T-Rodman

Não duvido nada do potencial dela. Mas é um equip muito caro. E a tendencia é digital msm.. Mas será que enquanto o digital não ta bom o sulficiente por umas valvulas no meio não seria uma boa?
E eu não li o link só fui ver do que se tratava. É tipo um G-Force, né?

T-Rodman
Veterano
# mai/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


caro? vai ver o preço dela na guitarcenter/US!
Menos de R$ 2000 se pudesse trazer pra cá!

http://www.guitarcenter.com/Egnater-Tweaker-Series-Head-and-Tweaker-11 2X-Half-Stack-424080-i1527243.gc

Egnater Tweaker Series Head and Tweaker 112X Half Stack $649.98
Egnater Tweaker 15W Tube Guitar Amp Head $399.99

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


T-Rodman

Confundi vc com o Angelopes. Esse amp realmente é bem legal. Versátil. E barato. Tudo o que um guitarrista procura. E la no Guitar Center ta BRL649. Acho que BRL é real...

Angelopes
Veterano
# mai/11
· votar


T-Rodman

Não duvido nada do potencial dela. Mas é um equip muito caro. E a tendencia é digital msm.. Mas será que enquanto o digital não ta bom o sulficiente por umas valvulas no meio não seria uma boa?
E eu não li o link só fui ver do que se tratava. É tipo um G-Force, né?


É muito mais que um G-force, pois tem simulações de amps, gabinetes, mics além de efeitos poderosos, vc tbm pode usar impulse responses, etc... É simplesmente o melhor simulador do planeta, na minha opinião. Eu tenho a Ultra e posso te afirmar isso, pois já tive POD XT Live e tenho uma Digitech RP 1000. O Petrucci e o Steve Vai já estão usando, só para efeitos, nos shows( Para vc ter uma idéia da qualidade do negócio)

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Angelopes: O Petrucci e o Steve Vai já estão usando, só para efeitos, nos shows( Para vc ter uma idéia da qualidade do negócio)

Cara, eu fiquei bobo quando vi o Kotzen usando uma G2 pra delays e reverbs no loop de um amp. Fiz até um tópico! hehe

Às vezes o mais prático, funcional e leve é a uma ótima opção.

Agora, racks digitais são usados há décadas pelo Pink Floyd, U2 e outras. O pessoal esquece ou não sabe que racks existem...

Abs

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


felipelfln
Estes amplis de n canais, ao meu entender, têm n circuitos de pré chaveados - pelo menos estes com controles totalmente independentes devem ter prés totalmente independentes.

Vinicius Nogueira
Veterano
# mai/11
· votar


Angelopes

Vou te colocar na frente da minha 1x12' com volume 4 do meu valvulado e metade do drive. A porrada que vc vai receber na cara só no primeiro acorde, não se compara com o soprinho que o digital faz em vc.

Prometherion
Veterano
# mai/11
· votar


Vinicius Nogueira
Ui, ui...

Pra mim em 99% dos casos o efeito é psicológico.

Em um teste cego acredito que uma minoria conseguiria realmente diferenciar analógico e digital. Claro, considerando bons equipamentos e boas regulagens.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vinicius Nogueira: Vou te colocar na frente da minha 1x12' com volume 4 do meu valvulado e metade do drive. A porrada que vc vai receber na cara só no primeiro acorde, não se compara com o soprinho que o digital faz em vc.

Angelopes
A tendência é só digital!! Válvula é coisa de museu!!

Eu penso que são tecnolgias diferentes. Acho que comparar é complicado pq cada uma tem seus prós e contras. Não é bem mais prático levar todo um set, previamente timbrado e organizado, pra um estúdio de gravação numa pen drive ou mochila? Bom, eu acho. Agora, tocar ao vivo com um simulador VST, por exemplo, é muito arriscado. Levar notebook nem pensar!

Tudo vai da necessidade, realidade e gosto pessoal de cada um.

Abs

Angelopes
Veterano
# mai/11
· votar


Angelopes

Vou te colocar na frente da minha 1x12' com volume 4 do meu valvulado e metade do drive. A porrada que vc vai receber na cara só no primeiro acorde, não se compara com o soprinho que o digital faz em vc.


Eu sei disso pois tenho um Mark IV da Mesa Boogie. Acho que o Maurício resumiu bem, não adianta a gente ficar falando que o valvulado é melhor que digital e vice-versa. O lance é usar o que for mais prático no momento para cada um.

Marcosrcf
Veterano
# mai/11
· votar


Prometherion
Pra mim em 99% dos casos o efeito é psicológico.

Em um teste cego acredito que uma minoria conseguiria realmente diferenciar analógico e digital. Claro, considerando bons equipamentos e boas regulagens.


Falou tudo!




Pro pessoal que acha digital/vst som de plástico, um ótimo exemplo de som de plástico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/259669/

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Um dia quero chamar TODOS os anti-digital num estádio com um palco, vendar eles, por na platéia e por o clapton e outros blueseiros pra tocar com equips digitais bem timbrados. Quero ver se eles vão continuar com esse preconceitozinho ridículo na maioria das vezes sem base.

Johnny Favorite
Veterano
# mai/11
· votar


Olha, eu tenho uma pedaleira (que por sinal tem uma valvula) e uso ela num valvulado. Os dois são porcaria se forem ver (Tonelab ST e Meteoro V8) mas dá pra tirar timbres MUITO bons!!! Os timbre são mais do que suficientes para o que sei de guitarra!

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Johnny Favorite

Legal. Mas um equip digital que deve ser legal pra quem tem neura de não perder timbre em simulações é a M13, M9 e M5. Só simula pedais e segundo os proprietários não altera o timbre original. Só os drives alteram um pouco.

Ramsay
Veterano
# mai/11
· votar


T-Rodman

Recentemente tive a oportunidade de testar um Egnater Tweaker de 15W num studio e achei o som dele sem vida e abafado!!
Acho que é o pior amp, em termos de qualidade sonora, que a Egnater produz.
Além disso, nem reverber ele tem.
Tanto é assim que sempre se encontra Egnater Tweaker a venda no ML de usuários insatisfeitos que compraram e não gostaram!!

didio7
Veterano
# mai/11 · Editado por: didio7
· votar


Um tio de um colega meu que toca guitarra desde os anos 70, tem uma definição interessante sobre isso ai.



O que os guitarristas profissionais usavam nos anos 50?

Resposta: Amplificadores Valvulados

O que os guitarristas profissionais usavam nos anos 60?

Resposta: Amplificadores Valvulados

O que os guitarristas profissionais usavam nos anos 70?

Resposta: Amplificadores Valvulados

O que a maioria dos guitarristas profissionais usavam nos anos 80?

Resposta: Amplificadores Valvulados

O que a maioria dos guitarristas profissionais usavam nos anos 90?

Resposta: Amplificadores Valvulados

O que a maioria dos guitarristas profissionais usavam nos anos 2000?

Resposta: Amplificadores Valvulados


--------------------------------------------------------------------- -----------

O que a maioria dos guitarristas profissionais usam hoje?

Resposta: Amplificadores Valvulados


---------------------------------------------------------------------- --------------

Marshall, Vox, Laney, Fender, Peavey, Mesa Boogie, Behringer, Crate, meteoro:

Todos eles ( fora os que eu não me lembro ) fabricam amplificadores transístor, mas quais são os tops dessas empresas?


Resposta: Amplificadores Valvulados


Até a Line 6 conhecida por seus ótimos amplificadores digitais e simuladores, possui uma linha de valvulados.


---------------------------------------------------------------------- -------------
Agora essa é uma opinião de um cara que toca a muito tempo,
(Embora é isso dai mesmo),e que fez mudar minha opinião. Pode alguém vir com uma lista de guitarristas profissionais que usam amplificação digital ou transístorada, agora a lista dos que usam valvulados tenho certeza que vai triplicar ou mais. Acho que não é coincidência a maioria dos guitarristas profissionais preferirem os valvulados e não é coincidência os melhores amplificadores das empresas serem também valvulados.

---------------------------------------------------------------------- --------------

Sobre o assunto do Tópico acho interessantíssimo unir a velha tecnologia das válvulas com as novas tecnologias digitais e de software, tem cara que acha que só porque tem num amplificador valvulado diodos, CI´s ou transístor, ele não é valvulado. Nada a ver. Acho que circuitos para melhorar o sinal da guitarra é bem vindo, um casamento legal o calor das válvulas aliado a exatidão dos circuitos digitais. Pena que esse casamento deve ser caro pra caramba.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Digital+Válvulas e simulação analógica em amps - Serão essas as novas tendências?