Amplicador com Válvulas de Rádio Antigo

    Autor Mensagem
    pedronauck
    Veterano
    # dez/10


    então rapaziada, estava hoje na casa do meu pai e vi um rádio de 1960 mais ou menos, mais vélho, não sei. E pintou a idéia de quem sabe pegar as valvulas dele para fazer um amp. Eu estava vendo em outro tópico que existe essa possiblidade, que tem que ver os modelos das valvulas e tal (sou leigo no assunto de eletronica). Mas a questão é o seguinte, se for um absurdo eu ja peço desculpas agora. Tem a possibilidade de pegar um Meteoro 15w Atomic Drive, pegar as valvulas e o resto dos componentes e passar ele pra valvulado? hehehe é uma pergunta, como disse sou leigo.

    abraços

    guitarfilth
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    pedronauck

    Sem chances...

    Van_Lorien
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    pedronauck
    Não, um amplificador SS será sempre um SS, e mesmo se desse pra fazer isso, é colocar motor de Ferrari em fusca. Agora, quando a montar um amplificador valvulado com válvulas de um rádio antigo, é plenamente possível, os próprios caras da MG Music tem um modelo assim, que é até montado dentro do gabinete do rádio.

    marculyynoxD
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Eu acho melhor colocar as valvulas do seu carro no seu amp, é garantido que vai ficar muito mais potente rs... Depende também da potencia do seu carro se for 1.0 a valvula é fraca agora se for 3.0 o som vai ficar quente bem viniltagem rs.... kkkk só pra descontrai não aguentei 0/

    Morva
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    pedronauck

    Pode ser ate que de certo, eu ja vi algum luthier falando que dava pra fazer com valvulas de tv aqui mesmo no forum, mais pra mim a questao num é essa..

    O que vc vai gastar com valvulas é uma parte pequena do preço que vc vai gasta com o amp em geral, acho que num compensa, vc vai economizar mto pouco e nao vai ter o mesmo timbre (na logica).. melhor vc comprar umas valvulas para amp msm.

    tatus
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sendo otimista você poderia aproveitar quase tudo dos dois amplificadores; mas terá que tomar certos cuidados e ter certeza de que é possível. Aqui vão algumas observações primárias.

    Os transformadores para valvulados são muito mais pesados e são no mínimo 2! Ainda tem o choke de filtro.
    Tradução:
    O chassis da meteoro não aguenta!
    Se conseguir retalho de chapa de aço de 1mm fica fácil fazer outro.

    Se o rádio estiver funcionando só precisará trocar uns componentes para otimizar o amplificador especialmente para guitarra.

    Tenta fazer o rádio funcionar primeiramente.
    Feito isto testa ele com guitarra, pode até usar o falante do meteoro.
    Teste o som limpo e a distorção e comece a fazer as modificações no circuito até conseguir um som agradável.
    Estude se é possível e a melhor forma de acomodar o rádio no gabinete da meteoro.
    Monte com todo cuidado que um valvulado merece e se gabe.

    "Se você não tiver experiência com valvulados e nem consciência de que isso pode te matar e também não tiver paciência de ler bastante, nem comece".


    Se passar mais informações creio que muitos vão se interessar por esse projeto então não terá problemas em conseguir ajuda aqui no fórum. Boa sorte.

    pedronauck
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    é meio louco, eu imaginei que não seria possível mesmo usar as peças do meteoro, mas é que na real ele ta jogado lá no canto, caso desse de aproveitar alguma coisa dele eu poderia usar.

    sobre o rádio, vou fazer alguns testes neles, dar uma olhada nas valvulas como esta o funcionamento delas e ver quais os modelos, alguém por acaso tem idéia mais ou menos quais modelos de valvulas esses rádios antigos usavam?

    abraços

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    tatus
    pedronauck
    Cuidado!Se o rádio for do tipo"rabo quente", sem trafo de força, vc corre o risco de morrer eletrecutado!Estes rádios, muito populares nos anos 60, tem sempre um lado da rede ligado direto ao chassis.Se vc plugar uma guitarra e colocar o pé no chão, e por azar ao plugar na rede, o fase ficou no chassis, boa noite amor!O som vai ser "quente", tipo carne frita...

    DINO EK
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    TRANFORMA ESSE SEU NITROUS EM UM MARSHALL MG15, que não é tão fodahhhh, mas eh muito melhor que o da meteoro, o circuito é identico!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplicador com Válvulas de Rádio Antigo