Giannini Duovox 100B - Retirada de 1 par de 6l6s do Power

    Autor Mensagem
    Gustavo Cunha
    Veterano
    # out/10


    Boa noite amigos!

    Seguindo a dica de um confrade do forum, retirei duas das quatro
    valvulas do power de meu Duovox 100B para amenizar a potencia do "dito cujo".

    Como o original, estou utilizado dois falantes de 8 ohms gerando 4 ohms finais.

    Na época, um dos confrades me disse que, ao tirar um par de valvulas do power do amp, a saída em ohms duplica de valor.

    No meu caso, por exemplo, de 4 passaria para 8 ohms.

    Utilizando a ligação em 4 ohms originais, eu estou detonando o trafo de saída? É melhor ligar os falantes em séria e passálos para 16 ohms?

    Agradeço a ajuda!


    Boa noite.

    Gustavo Cunha
    Veterano
    # out/10
    · votar


    errata: passa-los

    kosmiktubes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Gustavo Cunha

    Gustavo, imagine que você tem 4 bombas d'agua alimentando um cano que envia agua pra caixa. De repente retira 2 bombas. Se mantiver o mesmo cano, as duas bombas vão trabalhar muito mais para encher esse duto e enviar todo esse peso para cima. Então, você reduz o cano e a bomba trabalha tranquila de novo.

    Ao retirar 2 válvulas você tirou 2 bombas d'agua. Mas se a impedância dos falantes continuar igual, você manteve o cano grosso. Como afinar o cano? Aumenta a impedância(impedância = impedir mais eletricidade de passar), aumentando a impedância você evita fazer as válvulas funcionarem dobrado porque tirou duas.

    kosmiktubes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    PS. Sim, a proporção é direta. Tirou 2 válvulas, dobra a impedância. Como você disse, precisa de 8 ohms para compensar as duas válvulas retiradas.

    Gustavo Cunha
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Opa, boa noite amigo!


    Se colocar em série gerando 16 ohms, tem problema?

    Obrigado!

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Gustavo Cunha
    Não, como o Zé falou aumentando não há problema.Com 16 ohms vc ainda vai conseguir uma redução maior na potência, visto que a impedância refletida vai fazer aumentar mais ainda a impedância do primário.Funciona bem, mas talvez vc tenha que dar um retoque no bias para o som ficar bem limpo.Abcs

    Gustavo Cunha
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Boa noite pessoal!

    Primeiramente, obrigado pelas respostas. Entendi certinho!

    Fiz a experiência. O mistério: o amp ficou com MAIS volume e um pouco menos de graves ao fazer a ligação dos falantes em série. ESTRANHO.

    Alguém tem idéia do que pode ter acontecido?

    Obrigado novamente.

    Gustavo Cunha
    Veterano
    # out/10
    · votar


    up

    kosmiktubes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Gustavo Cunha
    Não estava com fase invertida e você corrigiu sem querer ao ligar em série?

    Enfim, como o C.A. disse, aumentando a impedância dos falantes você reduz a potência. Mas testar assim no ouvidômetro é difícil, só fique tranquilo se aumentou a impedância, se o amp ficou com som legal, pode tocar na tranquilidade sem desgastar demais as válvulas.

    Gustavo Cunha
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Bom dia pessoal!

    Pois é. O som ficou legal mas com menos um pouco de graves.

    E como assim "fase invertida"? Não sei o que é isso. Na verdade, tem uma chave atras do amp de "FASE", mas acho que não tem nada a ver neh. Ela serve para cortar uns ruídos da rede.

    Vou arrumar um multimetro e testar. Sou leigo ein! Vou continuar perguntando para vocês, confrades.

    Muito obrigado e em breve voltarei com notícias do teste "técnico".


    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Giannini Duovox 100B - Retirada de 1 par de 6l6s do Power