Integração Tecnológica Handmade (I.T.H.)

    Autor Mensagem
    Max W.Fillies
    Veterano
    # jun/10


    Bom dia,
    estou pensando em algo que possívelmente será muito interessante para várias pessoas no Brasil.

    Integração Tecnológica Handmade
    I.T.H

    seria um modo de unir várias pessoas e seus conhecimentos e formar um sistema coletivo,onde todos teriam funções e serviços específicos de acordo com a especialidade de cada um.

    alguns pontos importantes da idéia:

    1-produção coletiva e logística
    seria possível fabricação parcial de um mesmo equipamento em diversos lugares distantes.
    tipo uma pessoa trabalha com usinagem ou fabrica transformadores,
    cada um fazendo certa quantidade poderia depois reunir todos os serviços em uma linha de montagem e cada um receber pelo serviço prestado,também facilitaria na obtenção de componentes,pois em determinadas regiões do Brasil o acesso a determinado tipo de componente pode ser bastante difícil.

    2-desenvolvimento coletivo
    utilizando um meio de comunicação comum e rápido como MSN por exemplo,seria possível desenvolver um projeto novo em parceria com os membros que se interessassem,assim poderia haver grupos de projetos,podendo desenvolver muitas coisas úteis.

    3-área de testes
    em um sistema integrado poderia haver um local próprio para testes do equipamento,tipo uma sala de exposição e testes,nesse caso poderiam convidar músicos e deixar livre acesso aos visitantes para experimentar o equipamento e ver todos os detalhes do produto,até mesmo o modo de construção

    4-integrantes.
    inicialmente os integrantes devem possuir alguma experiência profissional em alguma área dessa tecnologia ou até mesmo pode ser um investidor do grupo,desse modo qualquer modelo de amplificador ou pedal poderia ser feito e até com um custo bem acessível

    5-redução de custos
    compra de componentes em atacado

    6-assistência técnica distribuída pelo Brasil
    com um sistema intregrado de comunicação seria possível que todos os membros se comunicassem criando em caso de dúvidas um sistema de suporte nacional e também possibilitando um sistema de atendimento em todo o Brasil

    7-controle de qualidade
    todos os membros da equipe no Brasil deveriam especificar todo material utilizado no projeto,fornecendo também fotos internas e externas para que todos os membros podessem verificar o projeto,
    além disso trocar experiências sobre casos de manutenção e sobre itens que devem ser levados em maior consideração.

    muitas questões ainda precisam ser pensadas,
    caso tenha algum interesse em participar o email para contato é:

    w.fillies@gmail.com

    um abraço
    Max

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Max W.Fillies: 2-desenvolvimento coletivo
    utilizando um meio de comunicação comum e rápido como MSN por exemplo,seria possível desenvolver um projeto novo em parceria com os membros que se interessassem,assim poderia haver grupos de projetos,podendo desenvolver muitas coisas úteis.


    Ah, posso retomar aquela velha idéia do talk box valvulado?

    emaniox
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/102642/

    tatus
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Mas você quer fabricar e prestar assistência técnica, do que?
    Há de se começar por algum lugar, objetivamente.
    Tem que haver distribuição de conhecimento em massa, em português para áreas específicas como valvulados, pedais, etc... Para pegar gente nova com talento e disposta a abraçar a idéia na demorar muito para aprender e agregar. Isso depende dos que já conhecem o caminho das pedras.
    Acho que na questão de componentes sofremos na questão dos falantes.

    Fica difícil fazes as coisas teorizando.

    Vamos determinar uma linha de produtos enxuta e que abarque as necessidades do mercado sem ignorar as dificuldades e preço do fábrico?

    Acho que essa questão de fabricar deve ser feita em sociedade pois não temos o mesmo mercado no norte como temos no sul e assim seria difícil manter técnicos no Brasil inteiro com disponibilidade para consertar algo sem ter um engajamento maior com o projeto, que seja no investimento, no conhecimento ou na produção.

    Depois que determinar uma linha de produtos precisa ver quem vai abraçar a idéia.

    Depois discutir detalhes técnicos e estéticos para buscar o melhor resultado final.

    Depois estudar o mercado na região de cada integrante. (se for para pensar pequeno é melhor cada um continuar na sua, tem que dar uma atenção especial para distribuir os produtos nos maiores centros de compra do país, para começar)

    Depois de verificar o mercado e ter uma idéia do que vai fazer é preciso distribuir as responsabilidades.

    Cotação de preços de componentes e capitalização.

    Testes de qualidade.

    Distribuição.

    Por ai vai.

    Posso ter esquecido alguma coisa, sou só um bebê na áudio-eletrônica mas acho que com organização tudo da certo.

    DotCom
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Ham... Boto fé não. Essas coisas muito ideológicas não costumam sair do papel.

    TerraSkilll
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Max W.Fillies
    Você quer montar uma "empresa online" e quer que ela funcione como uma real? Quase como uma cooperativa nacional.

    E quer que ela desenvolva Equipamentos HandMade "OpenSource"

    Bem, pode dar certo. Como disse o tatus, com uma boa organização é possível. Mas não se esqueça de avaliar bem o que está pretendendo.

    Abraço.

    Max W.Fillies
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    erico.ascencao
    Ah, posso retomar aquela velha idéia do talk box valvulado?

    tudo passaria para uma Avaliação técnico econômica,
    e inicialmente seria voltado para idéias mais abrangentes e para quantidades.


    emaniox
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/102642/

    nessa caso seria um pouco diferente,
    não seria voltado para amplificadores valvulados e sim para "tecnologia" ou seja,poderia ser feito de tudo,,desde máquinas CNC,,pedais de guitarra,,transmissores de rádio frequência,amplificadores transistorizados com tecnologias diferenciadas etc...

    tatus
    Mas você quer fabricar e prestar assistência técnica, do que?
    Há de se começar por algum lugar, objetivamente.


    depois que um projeto fosse colocado em produção os membros que tivessem condições técnicas poderiam ser uma autorizada no local,,isso seria combinado.

    acredito que um ponto muito importante seria a qualidade,como norma inicial seria utilizado tudo de primeira linha.

    também alguns membros poderiam atender demandas regionais derrepente,o fato de comprar componentes coletivamente já iria beneficiar todos,derrepente outro poderia ser um representante em alguma região,ou seja,poderia fazer um projeto simples de pedal por exemplo um representante de outro local compraria um número x para representar naquela região,cada um poderia cooperar com a habilidade que possui na progresso comum.

    ainda existem muitos pontos importantes nesse assunto,
    porém acredito que seja uma boa idéia

    Curly
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    excelente, posso fazer uma sugestão para mais um item ?

    8 - cumprimento de prazos

    Max W.Fillies
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Curly
    excelente, posso fazer uma sugestão para mais um item ?

    8 - cumprimento de prazos


    com várias pessoas o serviço seria bem mais rápido e simples,
    também seria possível uma produção para pronta entrega em locais de representaçãonnão precisando esperar.
    eu já trabalhei sozinho por muito tempo e muitas vezes superior a 24 horas seguidas,nesse caso seria bem tranquilo fazer apenas partes do trabalho

    Xucrute
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Se para o consumidor (eu pro ex.) ver um empresa que possui produtos de qualidade, variedades e preço bom, não esses abusos que vemos por ai, e conseguir uma assitência boa, quando eu precisar. Não vejo o porque de dar errado.

    tatus
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Max, uma coisa a ser decidida com urgência seria a abertura de uma fábrica ou uma cooperativa nacional. Se for a abertura de uma fábrica tem que centralizar a produção, se for uma cooperativa tem que descentralizar. Ninguém vai querer participar fazendo representação somente, ou assistência técnica (até porque serão bons equipamentos que não vão dar lucro para quem fizer assistência técnica), para isso já existem técnicos e representantes comerciais, vendedores e empresas de logística.
    Para funcionar como cooperativa deve haver produção descentralizada onde os cooperados atuariam como sócios na compra de componente, desenvolvimento, produção e distribuição, pois é onde haverá o lucro. Tudo bem, sei que """"a princípio"""" sai mais barato produzir em SP e mandar para o cara distribuir no Amazonas porém além de não ser necessário uma pessoa para isso vai faltar engajamento de quem por ventura se propor no início pois o controle de gastos e lucros não serão feitos ali. Digo que tem que haver independência comercial limitada por parâmetros básicos decididos em âmbito nacional por todos os cooperados.
    Veja bem, compramos as peças para fazer pedais depois de desenvolvidos os projetos, cada um colocou um dinheirinho e boa, mandamos fazer as placas com um certo padrão, o chassis também e as peças serão as mesmas.
    Precisaríamos ver se tem como terceirizar a feitura das placas ou se dá para cada um fazer na sua região, ver se compensa comprar em grande quantidade e distribuir para todos. Com o chassis é a mesma coisa. Nisso vamos reduzindo custo de logística.
    A pessoa tem que montar o produto em sua área de atuação. depois veremos as discrepâncias de preço de produção para manter +/- uma tabela de preços. é claro que em alguns lugares o custo de produção vai ser maior, provavelmente nos lugares onde o pedal pronto chegaria mais caro também pelo fator logística, só que se for feito no lugar, reduziríamos o custo e o lucro passa a ser de quem produz, porque se um produzir e distribuir terá que tirar um lucro + o lucro do cooperado que mora lá onde judas perdeu as botas, para distribuir ainda, torna o produto caro, melhor seria cada um produzir e distribuir com a mesma marca e a mesma qualidade entende.
    Mas se de repente o custo de produção apresentar uma diferença de 4 reais para um produto de 100 reais, e o cara quiser vender por 200 reais, a cooperativa tem que vetar.
    para vendas on line só autorizadas, assim os clientes compram da que esta mais perto.
    Essa autonomia reduzirá os custos, você sabe por que o McDonalds é caro?
    Por que vem tudo do mesmo lugar. Só que chassis e placa não é carne de vaca e ninguém vai errar na quantidade de sal.
    No começo vai ser um mandando projetos pro outro para verificar a qualidade e padronizar a montagem mas depois de acertados os detalhes a coisa engrena.
    Esse método de produção tem tudo para dar certo porque cada terá a liberdade de explorar o mercado a sua volta da melhor maneira possível e isso gerará lucros. Logo poderemos assessorar quem tiver com dificuldades em sua região e etc... para a marca crescer e os lucros também.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Max W.Fillies com várias pessoas o serviço seria bem mais rápido e simples,

    Creio que não. Quanto mais pessoas, mais risco de dar errado. Isso exige a aplicação de uma metodologia de gerenciamento de projetos. . Aliás, é por isso que muito projetos não saem do papel. Não há metodologia e muitas vezes acaba acontecendo isso:

    http://alinefnascimento.files.wordpress.com/2010/04/projeto.jpg

    muitas questões ainda precisam ser pensadas,

    Acredito que uma semente está sendo plantada. Isso é sempre válido no meu modo de pensar. Fazer germinar, crescer e mantê-la saudável é outra coisa.

    Abs e boa sorte ;-)

    Max W.Fillies
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Xucrute

    com esse sistema será possível fazer produtos de elevada qualidade com preços bem acessíveis e vários lugares do Brasil,


    tatus
    acredito que o sistema pode ser híbrido,
    assim cada um poderia aproveitar oque possui,
    tipo uma pessoa que possui uma máquina CNC de corte à LASER pode fazer muitos serviços com esse equipamento,
    outro que possui uma bobinadeira pode fazer muitos transformadores,
    outro que possui apenas um galpão pode ser um representante da marca e colocar um showroom para as pessoas conhecerem o equipamento e até mesmo mostrar toda construção.

    e se um possui auto-suficiência e possui todo equipamento também pode participar,
    também o serviço pode até ser terceirizado,tipo um investidor que encomenda 100 chassis,gastando x,logo ele poderia receber x+50% na venda de todos os 100 aparelhos.
    ele ganharia uma comissão com a venda do produto final,
    sendo o lucro proporcional,se ele gastou muito e investiu muito ganha por exemplo 50% de comissão de acordo com o investimento dele.
    é preciso agregar valor a cada tarefa e tipo de investimento.

    ex:
    João ajudou em 5 resistores gastando 5 reais
    josé da Amazônia comprou 5 engrenagens gastando 5.000
    supondo que esse produto utiliza 1 resistor e 1 engrenagem ficando o custo de 1000+1=1.001

    colocando a margem de lucro em 50% o produto final fica em 1.501,50

    João ganha lucro de 50% recebendo R$ 1,50.
    José ganha lucro de 50% recebendo R$ 1.500

    o fato de morar longe terá o preço do frete adcional para aquela região incluso no produto daquele representante.
    logo o produto ficaria um pouco mais caro com ele.
    porém a diferença seria apenas do frete e nada mais.

    outra possibilidade seria investimento simplificado,
    tipo uma pessoa investe 10 reais e não sabe fazer nada nem mesmo é representante,com a venda do produto ele poderia receber os 50% de lucro e nisso fortaleceria ainda mais todo sistema de produção coletivo.

    as possíbilidades são muitas e é possível criar algo grandioso.
    porém o mais complexo é organizar todos nesse projeto.

    MauricioBahia
    Max W.Fillies com várias pessoas o serviço seria bem mais rápido e simples,

    Creio que não. Quanto mais pessoas, mais risco de dar errado. Isso exige a aplicação de uma metodologia de gerenciamento de projetos. . Aliás, é por isso que muito projetos não saem do papel. Não há metodologia e muitas vezes acaba acontecendo isso:


    pode ser difícil gerenciar todo mundo,porém é mais simples construir um prédio com 100 pessoas que sozinho,
    basta organizar bem todo mundo e ter metas claras e objetivas.

    o planejamento é muito importante nesse caso.

    emaniox
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    é mais simples construir um prédio com 100 pessoas que sozinho
    é mais simples amarrar o cadarço sozinho do que com 100 pessoas também.

    Russetwolf
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Olá,
    Que água é essa que vcs bebem ai, isso é muito ideológico socialista, já se deram conta que estão num regime capitalista e o capital (senhor de tudo), os interesses de lucros estão acima de tudo isso.
    Se vcs querem fabricar algo, tem que ser viável, pagar impostos ter produto pra pronta entrega quem compra tem o capital que tanto interessa a quem fabrica, quem fabrica tem que se adaptar ao mercado e as novas tendências tecnológicas, acabamento QUALIDADE.
    DotCom está certo!!!!! Isso não costuma sair do papel, sabem porque, o interesse de alguns é mais voras do que dos outros (custos).
    Tudo isso pode ser possível se houver uma reforma tributaria profunda, sabem quando, quando houver interesse do capital.
    Abçs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Russetwolf
    Concordo em gênero, número e grau, apesar de entender e simpatizar MUITO com a proposta do meu amigo Max.
    Abç

    tatus
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Max,
    É fácil conseguir investidor para uma coisa que esta dando certo, quero ver o investidor investir no novo e ficar esperando isso dar certo, com certeza teria que ser alguem com bastante confiança para dar entende. Se o negócio esta dando certo é muito mais fácil pegar um empréstimo e ficar com esses 50% do exemplo dos chassis.
    Eu acho que compensa começar com fundos próprios e ir crescendo e aplicando o próprio dinheiro até o giro ficar rápido e volumoso.
    Eu penso em dividir a marca. Padronizar projetos, cada um faz, inspeciona e se vira pra vender. Compartilharemos o que der certo com certeza. A compra de componentes menores pode ser feita conjuntamente para economizar já que o frete é barato porém as peças mais pesadas, se possível deveriam ser buscadas no mercado local. É difícil encontrar bons transformadores em todo Brasil é claro, mas com pesquisa e determinação não há erro em usar AWG22 para o primário e enrolar 1000 espiras com isolamento por camada e respeitando certos cuidados e capricho. É claro que uma atenção especial deve ser dada a esta peça, o legal seria quem tem o conhecimento fornecer todo feedback para quem esta no empreendimento, se possível um treinamento presencial num fim de semana, vídeos e coisas nesse sentido.
    Se a idéia agradar estamos perdendo tempo.
    Vamos começar com pedais, que tal?
    Fazer uma coisa como os Zvex na estética, bem despojado?
    Vamos fazer uma linha enxuta pra agora, com 5 principais modelos?
    Quais você acha que tem mais comércio e são mais práticos para construir, distortion, fuzz, chorus, delay? Para guitarra ou baixo, qual tem mais mercado?
    Tem mais algo em mente?
    Se ficarmos discutindo vamos ficar só discutindo, se fazermos logo outros abraçarão a idéia. Gente para desencorajar vai ter aos montes.
    Abraço.

    Russetwolf
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Cara, eu também me simpatizo, seria maravilhoso dar uma porrada na cara desse mercado hipócrita. Que querem nos empurrar goela abaixo os engodos que eles produzem.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Russetwolf
    Pódiscrê!
    Abç

    guitartube
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Pelo menos me lembrou um samba bacana:

    Fascinação....
    O palácio do Kzar estava ali.
    Por incrível que pareça,
    viu a mula-sem-cabeça,
    galopando num saci.
    E os colibris,
    num bailar tão sutil
    Borboletas voando entre as flores
    Matizando em muitas cores
    Aquarela meu Brasil
    ......
    Que maravilha!
    Coisa igual não vi.
    A Estácio é Delirio na Sapucaí
    ......

    flw!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Integração Tecnológica Handmade (I.T.H.)