TUDO sobre ligações de Caixas Acusticas/Cabinet's! ! !

    Autor Mensagem
    Floyd N Roses
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Floyd N Roses


    IAIIiiiiii...pessoal...blzinha??!!! ;D

    Hoje...depois de anos e anos sendo ajudado pelo forum...FINALMENTE vim fazer uma contribuição!!! (não que seja nada DE MAIS...mas não deixa de ser uma contribuição né...^^)


    Bom...o negocio é o seguinte...

    ...já fazia uns dias que eu tava tentando achar alguns esquemas de ligações para Caixas Acusticas (ou como dizem na gringa...CABINET's)!!! :)

    Então...ontem...procurando novamente (EM INGLES) no google...acabei encontrando dois site EXCELENTES...que têm praticamente TODAS as ligações de falantes que existem (eu acho)!!! =D


    O primeiro site mostra as ligações mais "padrão":

    http://www.jumbosunshade.com/swd01.htm


    Já...o outro...vai um poco mais " a fundo" nas ligações e mostra uns esquemas BEEEM LEGAIS:

    http://www.colomar.com/Shavano/4x12wiring.html (caixas com 4 falantes)

    http://www.colomar.com/Shavano/2x12wiring.html (caixas com 2 falantes)


    É issoaiii...espero poder ajudar ALGUEM com essa minha primeira contribuição [de muitas]!!! ;DDD


    Um abração à todos!!! o///






    P.S.: E quem tiver mais algum material ai sobre o assunto...por favor...enriqueça o tópico!!! :D

    ricardopaulob
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Floyd N Roses
    Deixa eu aproveitar o tópico e fazer uma pergunta...

    Eu tirei do meu carro um auto falante (subwoofer) da selênio de 12", você sabe se eu posso fazer uma caixa para a guitarra e ligar na saida do meu amp (tem saída extra para controlar caixas de som)??

    Floyd N Roses
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ricardopaulob
    Olha cara...primeiro de tudo...caixa pra guitarra tem que ser com falante ESPECIFICO de guitarra!!! (pela questão da sensibilidade e talz...)

    E segundo...mesmo que o falante fosse de guitarra...teria que ver sa impedancias...a potencia...

    Acho que a melhor opção é você tentar fazer um "rolo" (ou alguma coisa assim) nesse subwoofer ai com um falante de guitarra...vai compenssar mais!!! ;D

    Abraço!!!


    P.S.: Me corrijam se eu disse alguma bestera ai hein!!! o/

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eu tirei do meu carro um auto falante (subwoofer) da selênio de 12", você sabe se eu posso fazer uma caixa para a guitarra e ligar na saida do meu amp (tem saída extra para controlar caixas de som)??
    Depende do amplificador. Mas respeitando a impedância pedida pelo amplificador, PODE.
    Vai ficar bom? 95% de chances de ficar uma merda. 4% de chance de ficar ruim.

    Acho que a melhor opção é você tentar fazer um "rolo" (ou alguma coisa assim) nesse subwoofer ai com um falante de guitarra...vai compensar mais!!! ;D [2]

    Blizzy
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Blizzy
    · votar


    Tava com eles abertos aqui uns dias atrás, ajudam bastante

    To montando uma cabinet aqui, vamo ver no que dá :p

    Alguém ae ja montou uma ?


    Se eu consiguir montar uma parecida com a desse cara ja fico feliz auhauhau

    http://www.dafguitars.com/pages/212cab2.html

    Floyd N Roses
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Blizzy
    Putz caraa...ficô MUITO MASSA a desse cara ai hein!!! =D

    Mas de que espessura sera que foi a madeira que ele usou??!!! Parece beeem grossa...muitoo pró!!! o.ô


    Vlw...abração!!! o///

    Blizzy
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Floyd N Roses

    É madeira compensada de Betula (Birch Plywood). Uma chapa de 2,85x1,80 aqui perto de casa custa R$115, e é suficiente pra fazer uma 2x12 igual desse cara, e ainda sobra

    A espessura se não me engano é 25mm

    Só to penando pra achar o tolex que ele usa pra cubrir a cab. Eu sei que é um tipo de vinil, mas não sei por qual nome procurar aqui no BR. Ja procurei por tolex mas não achei nada :(

    abraçoo

    ricardopaulob
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Floyd N Roses
    DotCom
    Obrigado pela sugestão.. Acho que o jeito vai ser apelar para o ML....

    Blizzy
    Eu estou longe de ter essas habilidades manuais.. hehehe Eu nem tento fazer que sei que vai sair caca..

    Blizzy
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ricardopaulob

    Também não sou muito bom com essas coisas, mas acho que se eu planejar tudo certinho e fizer com calma da pra sair alguma coisa auhaua

    Floyd N Roses
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Blizzy
    Wow...25mm??!!! Deve ficá BOA DEMAIS!!! O pessoal geralemente usa 15mm!!! =D

    Vlw pela dica cara...vo da uma procurada por aqui tbm...o preço ta na média!!! ;D


    Ah...o tolex...se tiver como vc dar um pulo la no Braz (em Sampa) é quase certeza que vc acha (é só pedir como courvin mesmo...eu acho)!!!


    E é claro...se planejar tudo certinho NO PAPEL [antes da prática]...acredito que qualquer um com o minimo de habilidade consiga...é muito simples!!! O mais dificil só acho que deve ser a placa que vai o tecido ortofônico...mas nada que seja um "bicho de 7 cabeças"!!! :)


    ricardopaulob
    hehe...estamos aqui pra issoo!!! ;D

    E é...nesses casos...o ML sempre é o melhor meio!!! ^^


    Abração proceis!!! o///

    Blizzy
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Floyd N Roses

    25mm eu achei exagero d+ também, deve ficar muito bom, mas muito pesado, to pensando em fazer com 18mm

    Chama courvin então ? não sabia :p
    Tava procurando por vinil e não achava nada. Esse Braz fica onde em SP ?

    Falei ali que ia montar uma de 2x12, mas to pensando em montar logo uma de 4x12, e deixar os 2 de baixo vazio, ai o dia que sobrar uma grana completo tudo

    To meio encucado de como vou fazer os cantos redondos, não tenho aquela maquina que faz isso, e na lima/lixa deve demorar d+

    abraçoo

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Falei ali que ia montar uma de 2x12, mas to pensando em montar logo uma de 4x12, e deixar os 2 de baixo vazio, ai o dia que sobrar uma grana completo tudo
    A depender do falante não dá pra fazer isso não.

    Blizzy
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom

    Porque não daria ? =o

    To querendo por Vintage 30 + G12H 30

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Porque não daria ? =o
    Tem falante que é feito pra usar em caixa selada. E caixa selada tem todo um projeto em cima, que não é recomendável mudar.

    Blizzy
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom

    Mas ela ia estar toda fechada mesmo

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Blizzy
    Então tem que fazer a caixa direito. Esse lance de fazer uma 4x12 e botar só 2 falantes não rola não...

    ricardopaulob
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom
    Acho que daria certo se construisse as partes de cima e de baixo independentes... Aí ficaria com uma caixa só, porém com 2 camâras...

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Acho que daria certo se construisse as partes de cima e de baixo independentes... Aí ficaria com uma caixa só, porém com 2 camâras...

    Perfeito.

    Floyd N Roses
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Floyd N Roses
    · votar


    Blizzy
    É...eu tbm acho 18 ou 20mm mais "apropriado"!!! ;)

    haha...é que nos states que eles usam mais tolex...mas aqui no Br acho que é mais conhecido por Courvin mesmo!!! ^^

    O bras fica AQUI oh...la pro lado da Mooca...la vende de TUDO em tecidos e talz!!! ;D

    ESSE SITE tem a relação de todas as lojas do Bras...não deu tempo de eu procurar muito bem ai....mas acredito que procurando vc pode achar o courvin por ai mesmo...algumas lojas de lá tem site!!! :)

    Ah...o negocio de montar pra 4x12" e deixar os dois de baixo vazios de pende BASTANTE do prjeto (como já disseram ai)!!! Porque se vc for fazer aberta atras tudo bem...agora...se for fechada (como alguns modelos de falantes pedem) dai não pode...pq tem todo um calculo (baseado no tanto de litros que o falante precisa pra funcionar do jeito "certo") pra construir a caixa selada!!! Mas vc pode fazer como disseram...fazer umas 4x12 como se fosse uma 2x12 em cima da outra (com camaras independentes)!!! E assim rola até fazer a parte de baixo selada e a de cima meio aberta...fico mais "versatil"...na minha opinião é claro!!!


    Bom...é issoai...falei de mais!!! xP


    Abração!!! o///

    Blizzy
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Floyd N Roses

    então, depois que tu falou que era courvin, ja fui atrás de alguma loja aqui perto de casa e fiz um orçamento com um cara, ele cobra R$12 o metro do que eu quero, ou R$23 o metro e ele mesmo cola pra mim

    Acho que vou fazer por aqui mesmo pra não precisar ir pra SP, mas valeu pelos links!

    Amanhã provavelmente começo, vo la buscar a madeira e começar os cortes x)

    e desencanei da 4x12 também, vou fazer 2x12" mesmo, e se um dia precisar, faço outra 2x12

    abraçoo

    Floyd N Roses
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Blizzy
    OPA...ai sim hein...e se o cara ainda colá pra vc fica mais facil ainda (pq deve ter que ter um poco de pratica pra fazer isso...deve ser um trabalhinho chato de se fazer)!!! :D

    Issoai...vai lá...

    ...e BOA SORTE!!! ;D


    o/

    RennanRdC
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Alguem pode me dizer se a expessura da madeira e a qualidade dela pode afetar no som?


    Abçs

    Vlw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a TUDO sobre ligações de Caixas Acusticas/Cabinet's! ! !