Pedrone (hand made) lemarc II

Autor Mensagem
Drive30
Veterano
# nov/10 · Editado por: Drive30
· votar

banhaz

Fala banhaz! Cara o pedrone faz atenuadores tambem, eu pedi para ele fazer um, já faz 1 semana, ele disse que leva umas 2 semanas. E é personalizado, pedi com reducao de 75% , 90% e 95% da potencia, ou seja 100w viram 25W, 10W e 5W respectivamente. (o que ele fazia era 75% e 90% somente) para ter mais flexibilidade. Mal posso esperar... quando chegar posto aqui uma review.

Esqueci de dizer: bem mais barato que o hot plate.

banhaz
Veterano
# nov/10
· votar

mas é tão bom quanto o hot plate da thd ou o mass da weber?
sei lá, quero que as válvulas durem, e com um amp de 85W, eu iria querer reduzir MUITO a potencia, o que pode forçar as valvulas...
esse atenuador tem que ser muito foda.
por isso que esse atenuador weber parece melhor, já que força menos a valvula (não é resistivo)
vou falar com o pedrone. se ele disser que tá ok, eu faço com ele
(se der merda na valvula ele vai ter que me dar uma nova! auhauhau)

Drive30
Veterano
# nov/10 · Editado por: Drive30
· votar

banhaz

Vamos lá cara, nao é assim que funciona.

1) É ao contrário, aumento de potencia (master vol) é que força a valvula. Para ter aquela magica daquela distorcao definida, aberta, só saturando mesmo, e aumentando a potencia, ou seja , desgastando mais as valvulas. Porem para ter isso, só com volumes altos e insanos, o atenuador vem entao e faz com que o mesmo nivel de potencia de power das valvulas saia em um volume mais baixo, e com a mesma qualidade de saturacao (pelo menos na teoria, na pratica sao outros 500) pois parte ele dissipa parte dessa 'carga' da potencia em calor , a valvula continua sendo desgastada, pois voce estara tambem exigindo dela, ela nao quer saber se voce ta com atenuador ou nao, ela tá lá trabalhando e mandando força no power. Ou seja, resumo, para timbrasso, vai ter que usar e bem as valvulas nao adianta querer economizar esperando que elas durem mais.

2) Cara o Hot Plate é muito bem qualificado na net, mas o Weber nem tanto. Só que ambos são caros, como o pedrone ja conhecia meu amp tambem achei mais seguro e barato fazer um com ele. Poxa se o cara faz amps bons pra cacete , um atenuador que é algo bem mais simples, tambem deve ser.

Nao tem essa de estragar a valvula usando atenuador bom ou nao, o maximo que pode acontecer é o som nao ficar legal, a nao ser que voce nao cheque a impedancia, conecte cabo ruim no atenuador, etc.. ai pode fuder tudo. Tem varios topicos e materias na net sobre isso, normalmente cada atenuador é para uma impedancia especifica. E outra voce acha que o pedrone iria fazer algo que estragasse valvula cara? hehehe

Abcs,

banhaz
Veterano
# nov/10
· votar

hmm fiquei confuso
em sites eu já tinha ouvido falar em problemas com valvula devido a mta atenuacao, inclusive no site da weber tem um texto enorme falando disso
mas blz, vo fzer com o pedrone entao!

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar

banhaz

cara nao quero te convencer que um é melhor que o outro, estou apenas passando experiencias. cabe a voce decidir. E nem sempre o melhor para uma pessoa é o melhor para outra.

Muita atenuacao pode desgastar sim, porque? porque obviamente se voce usa muita atenuacao, voce deve ta com o amp la no talo, entao forçando as valvulas.

Pepe Le P
Veterano
# nov/10
· votar

já viu o video do alexandre bicudo, no youtube, testando o super clean?
é godlike

Tem certeza que é o super clean? Me manda o endereço que eu não achei!

banhaz
Veterano
# nov/10
· votar

aa confundi com o special 50!
drive, entendi o q vc quer dizer
mas pelo q entendi do site da weber, o uso de muita atenuacao potencializa a queima da válvula
vou ler denovo lá

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar

banhaz

cara , voce leu o que eu escrevi. logico que muita atenuacao potencializa desgaste:

Muita atenuacao pode desgastar sim, porque? porque obviamente se voce usa muita atenuacao, voce deve ta com o amp la no talo, entao forçando as valvulas.

marcio_smdo
Veterano
# nov/10
· votar

Drive30
Isso aí, irmão. Inclusive isto está explicado no site da Weber.

Cara o pedrone faz atenuadores tambem
Bem lembrado, tinha esquecido de avisar isto ao banhaz

banhaz
Quanto ao mic, vale fazer umas contas primeiro. Por exemplo, acabei de ver um com preço legal no eBay.
(99 [mic] + 35 [frete]) * 1.6(imposto) * 1.75(dólar)

Considerando que no seu estado não haja cobrança de ICMS.

Resultado com imposto: R$ 375
Resultado sem imposto: R$ 234

Se der sorte de passar batido pela receita, show.
Se não, sai mais caro do que eu paguei aqui. Sendo que fiquei com garantia aqui, e ainda parcelei em 6x s/juros.

Se tiver alguém pra trazer, mesmo que cobre o frete, é a melhor alternativa.

Abraço

marcio_smdo
Veterano
# nov/10
· votar

Extraído do site da Weber:

...The reason you will read and hear horror stories from unknowledgeable attenuator users is because they do not understand how attenuators work and the stress they put on your tubes. If in fact, a player chooses to run his amp cranked all the way on and attenuate the volume down to a whisper, then in most cases power tubes will only go a few months...

Tubes sound great when they are really working hard but the harder you work them the faster they wear out. If you understand this and either use the attenuator sparingly or change your tubes regularly then your amp will not suffer damage.

Abraço

banhaz
Veterano
# nov/10
· votar

então, pelo texto parece que muita potencia causa sim desgaste (eu já sabia), mas que a combinação de muita potencia com muita atenuacao causa mais desgaste ainda!
era isso que eu queria dizer
tipo o stress they put tubes me parece ser que atenuacao alta significa forçar mais o trafo (mais do que no mesmo volume sem atenuacao)

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar

banhaz

sim cara mas é por causa disso aqui:

If in fact, a player chooses to run his amp cranked all the way on and attenuate the volume down to a whisper, then in most cases power tubes will only go a few months...

É o que eu te falei, amplis no máximo , independete de atenuacao ou nao , vao desgastar mais.

banhaz
Veterano
# nov/10
· votar

ok, não importa
não vou querer ficar entendo de um assunto que eu precisaria estudar o básico, pra depois entender essas consequencias das propriedades basicas do amp
vcs que entendem mais, já me deram as dicas, e eu vou acatar
agora eu vou ver o orçamento com o pedrone
se for menos de 300 pau eu compro agora
se nao, vai ter q esperar
o thd original custa 320 dolares, imagina
e eu ia juntar grana pra comprar isso, burro que sou
vlw aee!

Mavehrick
Veterano
# nov/10
· votar

Fala galera, esse é o meu primeiro posto aqui no forum!
Também encomendei o meu Le Marc II no início de agosto. Entre pra fila dos ansiosos que aguardam seu Amp Handmade.

banhaz

Cara, você que pegou o seu agora, pode me dizer em quanto tempo o seu chegou?

Para todos: É interessante entrar no site da Mesa e baixar o manual do Mark IV, já que o Le Marc II é baseado no mesmo. Com o manual dá pra tirar muitas dúvidas sobre ajustes do Le Marc.

banhaz
Veterano
# nov/10 · Editado por: banhaz
· votar

levou tipo uns 6 meses, mas na verdade foi menos de 5 - eu é que cancelei os falantes com ele, pra comprar dois celestion v30 dos eua e montar uma caixa 2x12 com os v30. como demorei pra juntar grana e o falante chegar, o amp ficou lá esperando...
depois eu descontei do valor final o preço que eu já tinha pago, e o pedrone me devolveu a parte.
mas chegou tudo certinho
câmbio desligo
EDIT
cara, eu já vi manual do mark iv, e apesar de ser clone eu sou muito mais o le marc 2
o le marc 2 é MUITO mais complexo, tem muito mais funções, tem dois loops e tem muito mais opcoes de equalizacao
o painel frontal da mark iv não é nada perto do da le marc 2 (sim eu sou viciado em botões, knobs e luzinhas!!!)
dá pra ter uma leve ideia, mas o manual da mark iv não salva ninguem de ter que passar semanas aprendendo a mexer no le marc 2
só de chaves seletoras no frontal eu contei 20
atrás deve ter mais 10.... é muito
knob eu nem conto pra não ficar tonto

Mavehrick
Veterano
# nov/10
· votar

É, então eu acho que o meu chega no prazo.

banhaz

Entrando na discussão dos ajustes de potência do Le Marc.
Se ajustarmos o amp pra trabalhar em "CLASS A", somente as duas EL's 34 irão trabalhar, sendo assim não teremos perda da qualidade do som já que não foi utilizado recurso nenhum para atenuação, apenas foi reduzida a quantidade de válvulas de potência. Neste caso, conforme o manual da mesa, o amp irá fornecer 50W de potência, sendo assim, não precisaríamos saturar 85W pra ouvir a distorção alucinante das válvulas de potência, mas sim 50W.

wiskeria
Veterano
# nov/10
· votar

atenuador simplesmente engana seus ouvidos, diminuido o volume original que sai do amp até as caixas...
o amp estará trabalhando forçado como se não tivesse atenuador, para o amp ele estará funcionando em altos volumes e consumindo valvulas.
Com atenuador vc consome mais valvulas do que sem, pq pode saurar o power e diminuir o volume.
Quem compra valvulado pra economizar valvulas que compre um transistor...

banhaz
Veterano
# nov/10
· votar

Quem compra valvulado pra economizar valvulas que compre um transistor...
né!
eu já to preparado pra repor válvulas,e não são nem caras assim, se conseguir dos eua...

Entrando na discussão dos ajustes de potência do Le Marc.
Se ajustarmos o amp pra trabalhar em "CLASS A", somente as duas EL's 34 irão trabalhar, sendo assim não teremos perda da qualidade do som já que não foi utilizado recurso nenhum para atenuação, apenas foi reduzida a quantidade de válvulas de potência. Neste caso, conforme o manual da mesa, o amp irá fornecer 50W de potência, sendo assim, não precisaríamos saturar 85W pra ouvir a distorção alucinante das válvulas de potência, mas sim 50W.

cara... perde timbre sim, garanto a você
em class AB vc tem as el34 e as 6l6 funcionando, e te digo: AS 6L6 FAZEM MUITA DIFERENÇA NO SOM!
principalmente nos graves e na ambientação, ainda mais com o reverb ligado.
pra ter o clássico grave definido, sem o "hum" de 60hz, bem do metal mesmo (ainda mais os progressivos), só ligando as 6l6 ou fazendo mágica com a equalização
o próprio pedrone já avisou que ia ter leve perda no timbre a cada chave (das 3) que vc desliga.
não é muito, e só dá pra perceber melhor quando vc tá no canal drive em alta distorção, mas tá lá
eu já testei elevar o volume só com a chave do meio( o class ab) ligada
deve ficar em uns 30 e poucos watts, não sei
até o máximo que eu aguentei de volume, eu vi logo a clara diferença
o ambiente fica saturado de som, os graves ecoando e batendo forte na minha caixa toráxica! não dá pra ter isso só com as el34, que produzem o clássico som abelhudo das jcm 800, que usam el34

Ramsay
Veterano
# nov/10
· votar

banhaz

É como o Wiskeria falou. O som que normalmente iria para o(s) alto-falante(s) é desviado e transformado em calor e dissipado pelos resistores do atenuador. (eu que o diga, com as 4 EL34 em 100W o meu atenuador esquenta legal, principalmente no verão, mas os resistores são superdimensionados e seguram numa boa e não precisam de ventoinha como o THD Hotplate).

Como vc não entende de eletrônica, o ideal é comprar um atenuador com o Pedrone.

Mas, eu gostaria que você nos informasse como é o som do Lemarc 2 com 8W a ponto de vc querer comprar um atenuador?
Como é o som a 8W, comprimido?, ruim?, metálico? fraco?
Informa pra gente...

banhaz
Veterano
# nov/10 · Editado por: banhaz
· votar

o som não é fraco
ele fica tipo comprimido, como você falou
não tem todo o espectro de frequencias como quando eu ligo a 6L6
mas dá pra distorcer do mesmo jeito, e conseguir o som abelhudo com definição
o problema são os graves definidos, tenho que aumentar muito o volume pra ficar igual a antes, e como eu não sei mexer ainda muito bem nos eq's, eu nem sempre acerto o som.
Mas sei lá, às vezes eu mexo umas coisas e consigo o mesmo som, então talvez seja mais meu problema. Eu só consigo manter o nível do som em 8w saturando mesmo - no talo
mas já aí fica MUITO alto (eu toco a menos de 1 metro do amp!!!)
então, a melhor alternativa me parece atenuar todos os 85 watts, certo? já que nem os 8W eu vou saturar sem abusar da paciência do vizinho, auhauha
e mais: eu vou poder desligar as 6L6 sempre que quiser e manter o timbre, já que vou saturar! assim posso ter o belo som de uma jcm800 sem me preocupar em mexer nas eq's e no volume...
e denovo: isso é só pq eu gosto de muita distorção, tipo pra tocar um slayer. Drive fraco, e os outros canais (crunch e clean) não muda nada, até pq o drive é tão baixo que eu desligo o eq separado do amp e ligo o loop 2, que vai pra pedaleira, e faço os eq em preset com ela, sem embolar. E com ela eu não tenho o problema de ter que ajeitar tudo toda hora - já vem em preset!
eu gosto de knobs, mas tudo em excesso cansa. Quero é tocar! com 85w e o volume bem baixo, eu só mexo na guitarra - controlo o tom e o drive com ela. Parece que eu to mexendo no amp, a resposta é perfeita - reduzindo o volume da guita, o volume do amp não cai, mas o drive sim. Dá pra tirar de chuck berry a kerry king só girando um knob, e isso me deixa muito feliz!
câmbio desligo!
EDIT
voces devem ta pensando: é nisso que dá jogar pérolas aos porcos...
tá, eu ainda sou um "porco", mas dá pra ver que eu me esforço! Um dia vou aprender a mexer direito com som e parar de encher o saco...
devem tá achando que eu fiz merda pegando um amp de 85w
eu não acho isso, penso que com um atenuador eu resolvo tudo e ainda posso ter um amp pra tocar em espaços grandes, sei lá
meu sonho é tocar pra um monte de gente! mas não vou seguir carreira nem nada, é mais hobby (o que torna o sonho bem impossível, mas beleza)
flw

Ramsay
Veterano
# nov/10 · Editado por: Ramsay
· votar

banhaz

Mesmo com um atenuador, com esse amp você jamais vai conseguir o som de um JCM 800, porque o circuito eletrônico é um tanto diferente!!
Se o seu Lemarc 2 usasse 4xEL34 o som seria mais próximo, mas, mesmo assim, longe de um JCM800.

O meu valvulado principal de 100W utiliza 4xEL34 e o som dele não lembra o JCM800.

Mas, estou estudando a possibilidade de pôr no meu, o diferencial que o JCM800 tem para os outros que é o pot de médios que fica junto ao estágio de potência, e que nenhum outro amp valvulado utiliza.

Quando eu fizer vou fazer como coisa alternativa, tipo com uma chave liga/desliga e se funcionar eu passo o Know-How para vocês, ok??

Se bem que sem o trafo de saída original do JCM800 a coisa nunca vai ficar igual, mas, próxima!!
Mas, pra isto vc teria que trocar as suas 4x6L6 por 4x El34.
Mas não troque agora, espere antes o estudo que vou fazer da possibilidade real de se fazer isto!!
Abç.

banhaz
Veterano
# nov/10
· votar

hmmmm
esse pot de medios, se você conseguisse escrever um esquema pra encaixá-lo e ainda ter uma chave liga desliga, cara vc ia virar deus aqui!
eu mesmo iria pedir pro pedrone instalar um troço desse no meu amp!
eu não usaria 4xel34, voce tá vendo meu pequeno problema com excesso de potencia!
uahauhauh
quando eu disse que consigo o som da jcm, eu não digo o som igualzinho né, at pq não dá...
mas essa sua ideia, genial! a possibilidade de ligar e desligar o sistema tornaria o amp ainda mais versátil
to ansioso pra ver esse estudo
câmbio desligo

Mavehrick
Veterano
# fev/11
· votar

banhaz

Cara, como você ajusta as chaves de trás pra ter um timbre próximo ao JCM 800. FULL/TWEED , S.CLASS/CLASS A e PENTOD/TRIOD?

Minha criança tá pra chegar esses dias ae \o/

Valeu!

banhaz
Veterano
# mar/11
· votar

Depende do tamanho do lugar onde vc tá e a sua posição em relacao ao amp
se tiver de cara pra ele vc recebe bem os agudos, entao eu recomendo desligar uma das chaves dos lados. A do meio eu deixo sempre desligada pra esse tipo de som(é o class a/ab), pq ai vc fica só com as EL34.
O melhor é ir mexendo, até pq tem outras coisas que influenciam...

robson araujo
Veterano
# ago/11
· votar

eu comprei um desses em janeiro e até hoje náo consegui um drive a lá metallica, mesmo com o ganho do canal lead no talo e o drive a 80%. já fucei na equalizacáo em V, em M etc.. mais nada...alguma dica aí? eu uso os chaveamentos de potencia tudo pra baixo. já testei outros chaveamentos e acho q a potencia nao cai de 85 pra 8 watts nao. mudar muda, mas nem tanto...acho que vou ter q comprar um pedal de drive p dar um boost e melhorar o sustain. de inicio pensei q fosse minha guitarra, entao comprei uma jem dbk japan e melhorou pouca coisa.

robson araujo
Veterano
# ago/11
· votar

será que sáo os falantes? comprei uns celestion v30 made in england USADOS, me pareceram esteticamente novos, mas como nunca tinha tido amp valvulado, nao sei ...

banhaz
Veterano
# out/11
· votar

cara, eu tava pensando em usar pedal pra tirar esses sons mas logo fui avisado que eu não tava sabendo mexer no amp
levei uns 5 meses pra aprender a tirar som direito, então vai tentando aí...NUNCA USE PEDAL DE BOOST COM UM AMP DESSES!
hahah é sério, vai embolar o som!
a potência vai de 85 até 8 sim, eu garanto...
e eu também uso celestions v30, os melhores pra tirar um thrash antigão tipo metallica e megadeth
equalização não é tudo
o pedrone me ensinou a desligar o eq master e ir mexendo no eq de cada canal de acordo com o tipo de som (e ir alterando o drive e o gain adequadamente) pra somente depois dar o toque final com o eq
dica: ligue a terceira chave de potencia )da esquerda para a direita, a que transforma em pentodo
outra dica: aumente o volume ao invés do eq se quiser dar um boost em alguma faixa do equalizador...aí então dê uma reduzida nas outras
fica mais natural, e você satura mais as válvulas
pra tirar qualquer som que eu quero levou tipo uns 8 meses (também era iniciante em valvulado)
você tem que conhecer como cada uma das mil chaves e knobs respondem e também como elas respondem conjuntamente com as outras
pra você ter uma ideia, eu já usei vários pedais boss, line6 uber metal, e pedaleiras tipo zoom g9
vendi tudo, hoje só preciso do amp e de programas de computador para adicionar efeitos
o amp tem que ser usado puro, qualquer coisa digital ou analógica de baixa potência embola junto com a quantidade massiva de energia desse amp, o que é bom: você é estimulado a mexer no amp, ao invés de se acomodar com o timbre fácil de tirar (mas sem tanta qualidade) dos pedaizinhos

igor.schecter
Veterano
# out/11
· votar

banhaz
puta verdade...no maximo um wah wah ligado ali pra fazer uma graça no solo mais o amp puro é pura pancada heavy na veia! o som é pezadão. esses negocio de pedal :S é bobeira porque dependendo do amp nem precisa. é só firula

banhaz
Veterano
# dez/11
· votar

ae galera...muito tempo que não posto aqui
só queria dizer uma coisa: não precisa comprar nada, nem atenuador
agora que aprendi a mexer no amp bem, conhecendo como a palma da mão, dá pra colocar volume baixo e o som ficar muito bom, mas tem que saber mexer!
desisti de comprar microfone, percebi que não usaria ele mesmo, só pra gravar esses sons aí....o que não vale muito a pena
mas já tem muito video do amp no youtube agora, nem precisa, haha

Gallactico
Veterano
# dez/11
· votar

ae galera...muito tempo que não posto aquisó queria dizer uma coisa: não precisa comprar nada, nem atenuadoragora que aprendi a mexer no amp bem, conhecendo como a palma da mão, dá pra colocar volume baixo e o som ficar muito bom, mas tem que saber mexer!desisti de comprar microfone, percebi que não usaria ele mesmo, só pra gravar esses sons aí....o que não vale muito a penamas já tem muito video do amp no youtube agora, nem precisa, haha

nem um boosterzinho ? sinto falta de um sustein pra fazer solo mas tb comprei um ñ tem nem um mes to meio por fora se incomoda se eu te pedir umas dicas? e pq eu so sinto diferença no medio quando ta todos outros controles(treble, bass) no zero? da essa moral ai, um abraço!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Pedrone (hand made) lemarc II