Dúvida! Valvecaster como preamp

    Autor Mensagem
    Rikrdo
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Rikrdo


    Boa Noite!
    Gostaria de saber dos entendidos em valvulados se consigo extrair o máximo de uma potencia valvulada 50W com duas 6L6 utilizando como preamp um Valvecaster que possui somente uma 12AU7 priorizando o som limpo. Qual a voltagem máxima segura que eu posso utilizar nesse preamp pra conseguir o maximo de headroom?
    Se uma valvula somente não der conta de excitar o power completamente resolveria montar dois valvecasters em série?

    O dito cujo:
    http://www.beavisaudio.com/Projects/ValveCaster/

    Obrigado pela atenção!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Rikrdo
    Não, o circuito do caster não tem condições de excitar um power de 50W a não ser que o mesmo tenha uma válvula a mais de pré além da inversora.O nível dele é de pedal mesmo.O problema do caster é a voltagem de alimentação, muito baixa.A 12AU7 dá um ganho de 20 mas com carga de 220K e no mínimo 250Volts na placa.A série 12**7 tem a característica de distorcer com baixas voltagens, o que é bom para um pedal boost/overdrive, porém a voltagem e corrente(ganho em potencia, necessário para excitar) cai proporcionalmente.Colocar dois em série não adianta.

    Rikrdo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    carlos adolphs
    Obrigado pelo esclarecimento.
    Abraço!

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Rikrdo

    Sem querer atrapalhar seu tópico mas já atrapalhando...

    carlos adolphs

    Mais uma pra vc mestre seguinte montei o pré do JCM pra um amigo aqui que queria usá-lo com seu ampli transistorizado só que estou com dois problemas um dos problemas é justamente ao contrário do do Rikrdo estou com um volume muitíssimo alto pro input de qquer amplificador de guitarra isso já era esperado pq afinal de contas é um pré em cima de outro.... gostaria de saber como rebaixar esse ganho a "níveis de input" sem perder muito do timbre MARSHALL. Me sugeriram colocar resistor pra matar um pouco desse volume...seria por ai o caminho?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    Uga buga ! Primeiro, vc montou todos os estágios de pré do JCM ou só o primeiro?Se todos, com tone stack e tudo,Substitua o potenciometro de volume, na saída do tone stack de 1 M por um de 10K, colocando um resistor de 1M entre a saída do tone stack e o terminal top do potenciômetro.Senão, vc terá um pré AG(absurde gain).

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Sim mestre montei como manda o figurino ops quer dizer esquema. haha. só não entendi oque vem a ser terminal top do potênciometro. AHhaha gostei dessa do absurde gain.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    Top = onde entra o sinal
    Cursor = o contato móvel do centro
    Bottom = terminal ligado no terra(ground/common)

    Rikrdo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    Sem problemas man...
    Se for pra enriquecer o tópico ta valendo...
    Poste ae o esquema/ layout que vc montou.
    Abraço!

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Filipe Reis
    · votar


    é o esquema do pré do JCM cara n tem mistério. Mas pega ai o link:

    http://mhuss.com/MyJCM/JCM800_2204.gif



    Monte só a parte do pré hein!

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    carlos adolphs

    Mestre sua sugestão sobre a substituição do potênciômetro deu muito certo. Mas apenas pra entrada high... hehe, é certo que a entrada low como o próprio nome já diz tem o volume mais baixo mesmo mas acho que está baixo demais. Tem solução?

    E outra pergunta é em relação aos ruídos que estou tendo com esse pré aqui. Esse pré tá montado numa caixa "tipo" pedal e tá tudo na mesma caixa até o trafo vc acha que esse transformador tá atrapalhando muito quanto a essa questão? Porque mesmo zerando o pot de volume o ruido continua lá . Quando estou tocando ele não me encomoda mas quando paro... haja ouvidos! queria pelo menos diminuí-lo.

    Abraços do aprendiz.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    O segredo do lance do potenciômetro é vc encontrar a relação que mais condiz com seu uso, usa-se muito também o resistor de 220K com potenciômetro de 22K.
    Quanto aos ruidos, seria legal vc postar uma foto para a gente ver a disposição de montagem.Com certeza, se o trafo não é blindado, ele será o grande bandido da história.Para blindá-lo seria necessário fazer uma caixinha de mu-metal(esse é o nome do material) em torno dele.Todos os terras do circuito devem ser soldados no mesmo ponto e esse ao chassis.Se o enrolamento do filamento não tem o tap central, será necessário ligar dois resistores de 100 ohms - 5W em série e colocar uma ponta em um lado do enrolamento e a outra no outro lado e o centro da ligação dos resistores no terra do chassis.
    Um abraço!

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ok quanto ao potenciômetro eu vou testar aqui novamente.

    Vou providenciar uma foto da montagem (mas não espere nada bonito hehe) De fato o trafo não é blindado e meu enrolamento pro filamento é de 12v e sem center tap mas está muito bem filtrado e retificado por um capacitor de 4700uF e diodos 1n4007 e depois ainda tem um regulador de tensão LM 7812. E sobre esse mu metal ai? tem alguma dica de onde posso encontrar esse matarial? Já vi também um tipo de blindagem diferente com uma "cinta" de cobre passando pelo lado de fora de todo bobinado só que nunca entendi como aquilo não pega fogo ! Desculpe por tantas perguntas de vez . Abração.

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Filipe Reis
    · votar


    Ah! em tempo quase esqueço de postar o esquema/layout que estou seguindo:

    http://usuarios.multimania.es/darkstats/pre_jcm800_por_gak_2.pdf

    Levando em consideração que estou usando um só transformador e não dois como estão sugerindo.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis

    Aquela cinta de cobre que passa por fora da bobina de certos trafos, além de só poder ser inserida durante o processo de fabricação, propicia uma blindagem parcial que é mais adequada para equipamentos de audio tipo hi-fi, mas, não para amps de guitarra.

    Quando ao ruído mesmo com o pot de volume a zero pode estar sendo causado por falta de aterramento da rede elétrica!!
    Por exemplo, os meus amps valvulados, se eu ligar numa tomada simples de 2 pinos, dá esse ruído.
    Para isso eles tem um 3º pino central que tem que ser ligado ao terra do chassi e daí a um terra externo confiável, tipo, aqui, eu uso o terra da Net, e o ruído some!!

    Quanto ao mu-metal, só o Carlos adolphs pra te dar uma resposta!!

    PS: Chapeado legal esse que vc mostrou hein!!
    Tá ficando bonita assim a sua montagem??

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    Muito bonito o layout!Procure na sua cidade nas lojas de eletrônica os trafos que são totalmente blindados, com canecas e laterais de um metal amarelo, muito usados em aparelhos importados.Esse é o mu-metal.Na falta deles vê se consegue uma latinha de azeite de oliva usada, das pequenas, esmerilhe a borda de um dos lados e retire a tampa com cuidado.Coloca os trafos lá dentro, com um pouco de cola de silicone, coloque a tampa de volta e solde com estanho, após limpar a área com desegraxante.Nesta solda acrescente um fio para ligar no terra geral.quebra o galho.
    http://www.mumetal.com/mumetal_specifications.html
    Não pode ser a cinta de cobre, pois ela é uma blindagem eletrostática, vc precisa de blindagem magnética.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    De fato o trafo não é blindado e meu enrolamento pro filamento é de 12v e sem center tap mas está muito bem filtrado e retificado por um capacitor de 4700uF e diodos 1n4007 e depois ainda tem um regulador de tensão LM 7812
    Filipe, o fato de retificar a voltagem dos filamentos não exime vc de colocar os resistores, pois o efeito deles é desviar para o terra as contra-correntes interferentes que aparecem no trafo.O ruido que vc evita com a retificação são as fugas filamento/catodo, e que se a válvula é de qualidade, não existem e torna o retificador desnecessário.

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Filipe Reis
    · votar


    Ramsay
    Realmente eu não to ligando ele a aterramento nenhum... pode ser que seja isso também. hehe minha montagem estava bonita mas depois de tanto soldar/desoldar. Está funcional porém não está a 8ª maravilha do mundo.

    carlos adolphs

    Ok! A necessidade e a mãe do improviso hehe. E e sobre o layout mestre li na internet que certos pinos da válvulas como grade e catodo precisam ser ligados com fios blindados e no laytou não tem como fazer isso a não ser que eu corte o filamento e ligue com o fio blindado certo?

    Ramsay
    Veterano
    # mar/10
    · votar



    li na internet que certos pinos da válvulas como grade e catodo precisam ser ligados com fios blindados e no laytou não tem como fazer isso a não ser que eu corte o filamento e ligue com o fio blindado certo?


    Filipe Reis

    Deixa eu me intrometer de novo aqui!!
    No seu caso não, porque os soquetes das válvulas, são soldados diretamente na placa de circuito impresso e daí que vc só precisa de cabo blindado para ligação dos jacks de entrada e no pot de Pre-amp volume, caso ele não seja soldado diretamente na placa.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    No seu caso não precisa fio blindado no filamento, pois vc está alimentando com DC.As conecções que precisam o Ramsay
    citou.Não esqueça de trançar todos os fios por onde passa AC, para que os campos se anulem.

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Filipe Reis
    · votar


    Deixa eu me intrometer de novo aqui!!

    Intromissão nenhuma... pode opinar o quanto quizer! Abraços ai. To na luta aqui.

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    No seu caso não precisa fio blindado no filamento, pois vc está alimentando com DC.As conecções que precisam o Ramsay
    citou.Não esqueça de trançar todos os fios por onde passa AC, para que os campos se anulem.




    Desculpe mas acho que não me fiz entender bem. Quando escrevi sobre cortar o filamento e ligar com fio blindado estava me referindo sobre o filamento da placa ou trilha, eu é que tenho essa mania de chamar trilha de circuito impresso de filamento.

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    carlos adolphs
    Ramsay

    Até que enfim o problema "mostrou a cara!" o famoso loop de terra... Não porque cargas d'água resolvi retirar a fonte (que montei separada do circuito) e quando liguei novamente sumiu grande parte dos ruídos! Fui verificando oque poderia ser e constatei que o terra da fonte não está podendo entrar em contato com a caixa de metal. Agora está beeeeeeeemmmm melhor do que antes mais ainda tem um ruído que acredito que com aterramento + a dica dos resistores de 100R resolvam... se não resolverem podem deixar que eu volto heheh sou chato mesmo. Abraços.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    Se vc afastou a fonte e os barulhos diminuiram, além do loop de terra vc tem indução.Mas vale o escrito, todos os terras tem que ir para o mesmo ponto.Na escuta...

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Filipe Reis
    · votar


    Ainda to encucado com o ruído do pré... tá bem menos que antes isso é fato ! Tentei até os resistores de 100R no enrolamento de 12 v, mas eles lá e nada dá no mesmo...

    será que um filtro EMI resolveria algo pra mim?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    Ruido entrando em pré pode ser N coisas.O filtro EMI só resolve para interferências de rede, que acredito, não seja seu caso.Para ter uma idéia, só com a foto da montagem.

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ok vou ver se consigo arrumar uma câmera digital pra tirar umas fotos. Sobre o trafo de força.... Acha que pro enrolamento de alta tensão 50mA são o bastante?

    Ramsay
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis

    Eu torno a frisar, em amplificadores valvulados, que são de alta impedância, o aterramento é fundamental!!

    Eu tenho um Peavey Bandit 112, solid state que tem uma tomada com 3 pinos, mas o ligo numa tomada de 2 pinos com um adaptador porque ele tem na traseira uma chave em forma de tecla, de 3 posições, nas quais uma das 3 reduz o ruído práticamente a zero!!

    Agora, nos valvulados, sem o 3º pino aterrado, o ruído é enorme!!
    Quando eu comprei o meu 1º valvulado e liguei numa tomada de 2 pinos com adaptador, fiquei tão decepcionado com o alto ruído, que pensei que o amp estivesse com defeito e ia levá-lo na loja , pra trocar por outro igual ou receber o dinheiro de volta!!

    Mas, providenciei um aterramento confiável para o pino central, e quanta diferença!! foi da agua pro vinho!!

    Cara, a diferença de ruído em valvulados aterrados ou não é enorme!! pague pra ver!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida! Valvecaster como preamp