Valvulados com Capacitores eletrolicos polarizados?

    Autor Mensagem
    High Street
    Veterano
    # mar/10


    Olá pessoal,

    Estou começando a construir um valvulado de 15w baseado no AC-15... o Problema?
    Só encontrei capacitores eletroliticos polarizados... se tomar cuidado com as polaridades há alguma problema? só há mudança de timbre ou o circuito não irá funcionar?

    bruno_hen
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    se tomar cuidado com as polaridades há alguma problema

    acho que não

    só há mudança de timbre ou o circuito não irá funcionar?

    funcionar vai, acredito que não vai interferir no som.

    Qual é tipo de capacitor que ele pede????

    Mas vamos ver se alguem mais entendido explica melhor isso.

    emaniox
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: emaniox
    · votar


    se inverter a colocação do captador eletrolitico ele pode explodir e parar de funcionar.
    eu ja fiz isso. O cheiro nao é agradavel. Antes de acontecer o capacitor emitiu um zumbido bem agudo.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    High Street
    Para uso nos valvulados, vc vai ter que usar eletrolíticos polarizados.Os não polarizados(bi-polares são só para crossovers passívos).Os eletrolíticos são necessários na fonte e nos desacoplamentos de catodo.Os demais capacitores serão de poliéster e são usados para acoplamento entre estágios e tone stacks.Em todos os casos, cuidado com a voltagem de trabalho deles, que por segurança deve ser o dobro da voltagem presente no local de uso.
    Um abraço!

    Felipe90
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Só vai ter aqueles capacitores monstros!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Felipe90
    Creio que não.Atualmente os capacitores eletrolíticos para voltagens acima de 450 V, fabricados pela EPCOS, são de pequeno tamanho e não muito maiores que os dos amplis transistorizados.

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Mestre Adolphs como é bom ver o sr. postando por aqui novamente!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filipe Reis
    Ehehe!Tô na área, se derrubar , é penalty!!!!

    tatus
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: tatus
    · votar


    Sou novo nessa de montar valvulados e não queria criar mais um tópico, se alguém puder ajudar.
    Em virtude do preço de capacitores de alta tensão para a fonte gostaria de saber qual a melhor opção para a associação dos mesmos, em paralelo ou em série? Pelo que sei a associação em série se dá da mesma forma que a associação em paralelo dos resistores, e vice versa. Salvo engano as tensões na associação em série são a soma das tensões dos capacitores, o desejado, seria essa a melhor opção para áudio.
    Leio muita coisa sobre amplis hi fi mas como quero usar esse método para amplis de guitarra fico meio na dúvida no que aplicar. Fico mais confuso ainda quando na utilização de quase toda a potência do ampli se vou perder um pouco da compressão das válvulas. Fiz um teste com umas válvulas de TV antiga e coloquei uns capacitores de valores bem abaixo do que vejo por ai e quando atacava muito as cordas da guitarra o volume diminuía, conforme o sustain se prolongava o volume dava um up; dá-se um desconto pela inexperiência, o circuito pode (deve com certeza) ter sido mal projetado.
    Grato.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    tatus
    Buenas!Ok, capacitores em série somam as voltagens e dividem o valor ( A x B/ A+B).Capacitores em paralelo somam os valores e mantém a voltagem.O princípio dos HI-FI são os mesmos aplicados em ampli de guitarras.O efeito que vc obteve no seu teste com capacitores baixos significa que sua fonte não estava suportando a corrente solicitada pelo power, quando vc ataca as cordas, a corrente sobe muito e sem os capacitores maiores para segurar a onda, a voltagem diminue.A medida que a intensidade do sinal vai diminuindo, a voltagem vai voltando ao normal e o volume sobe.Isso em amplis de guitarra é desejável até certo ponto, mas se faz com retificadores a válvula, mantendo-se os capacitores da fonte em valores normais.Com isso, ao solicitar uma corrente maior, a resistência interna do diodo a válvula aumenta um pouco, causando uma leve queda de voltagem, porém com tempo de recuperação mais rápido, causando um efeito de compressão natural em vez deste tão pronunciado como vc obteve.
    Um abraço!

    tatus
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Valeu Carlos, vc deveria evoluir de Veterano para Mestre aqui no fórum, de tanto que ajuda, abraço!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    tatus
    Sem stress!Todos somos mestres, ou porque perguntamos ou porque respondemos.Sem as perguntas, ninguém teria o que responder nem compartilhar o conhecimento.Saber perguntar é uma arte.
    Um abraço!

    tatus
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: tatus
    · votar


    Então Carlos, não tenho vergonha de perguntar não, mas também estudo bastante, as vezes conclusões óbvias eu não enxergo por não ter ainda familiaridade com algumas regras básicas de eletrônica, tenho formação em ciências humanas o que dificulta, então leio alguma coisa e: "nossa, como não pensei nisso antes", e outras coisas se encaixam de uma vez só.
    As vezes dou um "up" em tópicos que acho importante para iniciantes porque sou um, e entendo as dificuldade dos que estão passando pelo que já passei e ainda passo, a intenção é enriquecer o máximo os tópicos para ajudar os futuros aventureiros.
    Digo mestre porque tem tanta gente com conhecimento que não ajuda, pior, tira sarro, acho justo dar crédito para quem ajuda com propriedade.
    Agora vou dar mais uma estudada sobre resistores e tentar descobrir se é possível colocar uns em paralelo com os capacitores eletrolíticos da fonte para quando o capacitor estiver descarregado o resistor deixar passar alguma coisa para a queda não ser tão grande e assim simular um sag. Lí qualquer coisa a respeito disso já, mas a matemática é outra coisa. E já to falando isso porque se ficar com alguma dúvida vou perguntar, denovo, hehehe
    Abraço!

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    tatus
    É isso aí, ou vc pensa que nasci sabendo?A única vantagem que tenho é ter nascido na época das válvulas, mas tomei muita pedrada até aprender alguma coisa.As vezes pensamos que sabemos algo e descobrimos que aprendemos errado e temos que mudar conceitos.Assim caminha a humanidade.Para simular Sag vc tem que colocar resistências em série com o eletrolitico.Em paralelo vai apenas drenar a carga residual quando desligar.Uma coisa legal pra simular é ligar o filamento de uma lâmpada de carro, destas de colocar na seta, em série com a saida do retificador.Quanto mais corrente vc solicitar, mais o filamento vai aquecer e ao aquecer , ele aumenta a resistência, limitando a corrente, a potência cai levemente e o ciclo se repete e vc tem seu Sag artificial.
    Um abraço!

    tatus
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    kkkkkk, Carlos, vc não é uma mão na roda, é um macaco hidráulico! (Com todo respeito mestre)
    Tinha esquecido desse detalhe do resistor em paralelo com o primeiro capacitor da fonte, ou seja, em paralelo nunca que ia dar certo mesmo mas foi a única lógica que consegui alcançar até então; e agora estou entendendo o porque do resistor ser colocado em série. Quando a corrente esta muito alta o resistor não faz chover, mas quando a corrente esta baixa a atuação dele aparece. Vou procurar uma lâmpada dessas que aguente a tensão e a corrente e fazer um teste, eu lembrei onde lí isso e foi no site da tubeamps, na parte teórica, ele até escreve lá que se alguém quiser detalhamento do sistema ele passa na boa. (http://www.tubeamps.com.br/sag.htm). Vou fazer uns testes aqui e te conto das "cabeçadas", hehehe
    Valeeeuu,
    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valvulados com Capacitores eletrolicos polarizados?