Amplis Valvulados / Solid State

    Autor Mensagem
    Korlaw
    Veterano
    # mar/10


    Pessoal é o siguinte:estou pensando em comprar um ampli novo di até 2500 ,e intao comecei a fazer minhas pesquisas ja tem 1 mês aproximadamente ,meu ponto di partida foi ler muito sobre os amplis valvulados e seu "timbre unico e sua qualidade inigualavel" pois procuro um som bem especifico,basicamente o som mais proximo possivel do timbre do metallica "dentro das minhas condições" , e tbm li sobre o tipo de cuidados que se tem qui ter com eles i tal "que tem mi preocupado um pouco rs "....

    Enfim... explicando minha situação : eu tenho um cubinho roland 20x ,que a principio mi serviu perfeitamente até entao , uso ele conectado no lugar ondi seria as caixinhas de som do meu pc,para ouvi musicas,e para tocar "claro", tenho duas guitas,uma Yamaha que nao sei informar o modelo, e uma Ltd Kh 202 ,tenho uma pedaleira rp-5 digitech que aposentei pelo polemico Mt-2 rsr .

    O meu som tanto limpo quanto com distorção dificilmente mi agrada ,pois muitas vezes percebo ele ,comprimido ,sem definição,e chiado quando esta a uma altura consideravel,ou mesmo baixa.

    sem mais blablabla ai estao minhas duvidas :
    1° um pedal de distorção satura os transistors do ampli solid stage do mesmo jeito que a distorção propria dele ??

    2° no meu caso que uso u som do pc no ampli podi saturar seus transsistors com o tempo ou altura do som ??

    3°adquirindo um valvulado vou realmente ter dores de cabeça com manutenções caras ?? e ter sempre que ficar me preocupando em deixar ele ligado 30 minutos ou uma hora antes de tocar, ou até mais ????

    4° caso eu resolve adquirir um solid stage vou continuar tendo problemas com timbre e saturação ??"digo isso pq ja percebi qui pareci ter alguns SS superiores a valvulados "

    5° alguem poderia me recomendar alguns amplis ??


    Obs: ja vi td qui foi topico aqui referente a esse tipo di assunto e inclusive de outros lugares mais nao incontrei respostas claras para minhas duvidas por isso criei esse , entao me desculpem se esse parecer apenas mais '1' ....

    Obrigado pela atenção ;)

    wiskeria
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    só uma coisa vc pode ter certeza, experimentar os amps disponíveis para escolher um! Não podemos saber o que é melhor pra vc, mas vc pode...
    Tente escrever direito tb, vc tem um problema em trocar a letra e por i.
    Recomendações de amps o fórum esta cheio para vc pesquisar.

    Korlaw
    Veterano
    # mar/10
    · votar



    só uma coisa vc pode ter certeza, experimentar os amps disponíveis para escolher um! Não podemos saber o que é melhor pra vc, mas vc pode...


    Compreendo ,porém nao tenho experiencia o suficiente nesse assunto para fazer um julgamento otimo ainda ,por isso priciso de opiniões mais diretas e expecificas para que eu possa ter um direcionamento melhor no meu caminho antes de começar a testalos, é muitos facil ter ilusões nesse tipo de situação ,ja cometi alguns erros com relação a compra de equip no passado e nao quero repetir ..

    Recomendações de amps o fórum esta cheio para vc pesquisar.
    eu sei ,ja pesquisei muito, porem gostaria de opiniões para o meu caso se for possivel ^^

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Korlaw
    1) Essa pergunta não faz sentido. Um pedal atua sobre o amplificador como um todo, se for valvulado, o resultado será diferente, pois a engenharia é outra.
    2) mais uma pergunta sem sentido, até porque, se se tem um (bom) amp, pra que usar caixas de PC que geralment não valem nada?
    3) Sim, valvulados exigem certos cuidados, mas nada muito exagerado ou "misterioso"
    4) SS superiores à valvulados!!! Nunca ouvi falar disso. Talvez um valvulado muito ruim ou bichado. Você tem problemas com "clipping" pois seu amp é pequeno e (relativamente) barato, e vc está exigindo dele o que ele não pode oferecer.
    5) Compre um amp adequado para seu uso e seu espaço físico e adeque seu som à ele. Não adianta querer imitar o som do Metallica, isso é impossível, principalmente com um ampzinho desses. Se vc tem banda e ensaia comumente ou toca em algum lugar, compre um amp de 50/65WRMS e falante de 12pol. que são adequados para a maioría das aplicações. Exemplo: Laney LV100 e FEnder FM65R.
    Abç

    bruno_hen
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: bruno_hen
    · votar


    Essa história de valvulado dar dor de cabeça é em partes mentira, desde que se tenha cuidados basicos tipo: ligar sempre em uma boa tomada (de preferencia em um estabilizador), não derruba-lo no chão, pois pode danificar as valvulas, trocar as valvulas quando as mesmas estão "gastas", etc.

    Amplificadores legais valvulados: Peavey Valveking 112, Laney LC30 ou LC50.

    Tem tambem os HandMades: Pedrone, Lifesound, Alien, TubeAmps, Acedo, Max, Etc....

    Korlaw
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    1) Essa pergunta não faz sentido. Um pedal atua sobre o amplificador como um todo, se for valvulado, o resultado será diferente, pois a engenharia é outra.

    hmm entendi , desculpa talvez eu tenha me expresado errado ,fiz o topico no trampo as presas ..fiz essa pergunta pq notei que a distorção do meu Mt-2 as vezes esta incrivel e outras vezes nem tanto,pois fica chiada e meiu esquisita =S, isso sem mudar a regulagem,pareci qui ele é di lua intendi rsr , basicamente tenho a impressão que ocorre o mesmo que se eu tivesse usando a dist do meu ampli por algum tempo ..

    2) mais uma pergunta sem sentido, até porque, se se tem um (bom) amp, pra que usar caixas de PC que geralment não valem nada?

    eu nao disse que uso as caixas do pc.. quiz dizer que no lugar das caixinhas de som do pc eu uso o proprio ampli ,"sem caixinha"

    Vlw pelas dicas ;)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    bruno_hen
    de preferencia em um estabilizador
    Só se for um Furman ou um projetado para aguentar a carga de um valvulado. Estabilizadores comuns são apenas fontes de chiados para amplificadores, não servem para nada.
    Abç

    Korlaw
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    bruno_hen
    Entendi , sabe me dizer de quanto em quanto tempo tem que se troca as valvulas e quanto sai mais ou menos??

    vlw pelas dicas de ampli , vc comento desse Peavey Valveking 112 e lembrei que recentemente ouvi falarem bem dele... inclusive esses dias estive por umas lojas , e vi um Meteoro reactor drive mv 500 ,"que me pareceu ser bom apesar deu nao botar nehuma fé em meteoros até entao" intao dei uma pesquisada nele e tals,e até encontrei aqui no forum um topico que diz que talvez esse meteoro saiu para competir com o valveking , me pareceu interesante !! ^^

    A respeito dos laneys ..., fora os marshall sao os principais que estou de olho .

    vlw

    Bog
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Bog
    · votar


    Korlaw
    1° um pedal de distorção satura os transistors do ampli solid stage do mesmo jeito que a distorção propria dele ??

    A resposta é: sim e não.

    Não porque transistores saturados não produzem distorção no sentido "bom", produzem hard clipping, que é distorção no sentido "ruim" da palavra. Por isso, você não quer transistores saturados.

    Sim porque eu acho que entendi a tua pergunta, e existem amps transistorados que produzem o drive através de circuitos dedicados semelhantes àqueles encontrados em pedais de distorção.

    Não novamente porque existem zilhões de tipos de pedais de drive, e na maior parte dos casos você não vai encontrar em um amp transistorado a mesma distorção que encontra em um pedal específico - principamente se for um pedal BOM. Por exemplo, no Roland Cube é tudo produzido via software - sim o Cube é digital.

    2° no meu caso que uso u som do pc no ampli podi saturar seus transsistors com o tempo ou altura do som ??

    Não use o amp de guitarra no PC, a não ser que ele tenha sido feito para isso. Alguns poucos amps têm entrada aux, e podem ser usados assim, mas mesmo esses ficam com o som meia-boca, visto que os falantes de amps de guitarra não são projetados para produzir frequências muito agudas - aliás, é exatamente o contrário. Na maior parte dos casos, inventar de ligar o PC no input do amp resulta em algo completamente diferente da música original.

    Se você quer ligar o PC no amp, o que você quer não é um amp de guitarra.

    3°adquirindo um valvulado vou realmente ter dores de cabeça com manutenções caras ?? e ter sempre que ficar me preocupando em deixar ele ligado 30 minutos ou uma hora antes de tocar, ou até mais ????

    30 minutos?! Uma hora?!?!? Lenda.

    Você precisa ter sim mais cuidados, mas não é nada lá muito esotérico.

    4° caso eu resolve adquirir um solid stage vou continuar tendo problemas com timbre e saturação ??"digo isso pq ja percebi qui pareci ter alguns SS superiores a valvulados "

    Acredito se você estiver falando de som clean. Do contrário:
    1. Eram valvulados muito ruins; ou
    2. Os amps estavam com o volume tão baixo que você nem podia notar a diferença; ou
    3. Você ouviu uma gravação no Youtube.

    bruno_hen
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: bruno_hen
    · votar


    Entendi , sabe me dizer de quanto em quanto tempo tem que se troca as valvulas e quanto sai mais ou menos?

    Olha eu tive um Laney LC 30 +/- uns 4 anos e nunca precisei trocar as valvulas dele, ai acho que é uma questão de uso mesmo, quanto mais uso mais rapido a troca.

    Bertola
    Só se for um Furman ou um projetado para aguentar a carga de um valvulado. Estabilizadores comuns são apenas fontes de chiados para amplificadores, não servem para nada.
    Abç


    Então, isso no LC30 que eu tinha não acontecia, acho que varia de ampli p/ ampli, mas isso que vc falo tem fundamento sim.

    bruno_hen
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Em relação ao Meteoro, eu pegaria ele se não tivesse mesmo (mesmo de verdade), condição de pegar outro ampli, nunca toquei num Reactor Drive apenas vi um teste na guitarplayer, mais eu não arriscaria não, eu tive duas alegrias com o Demolidor que eu tinha: 1° quando eu comprei e 2° quando eu vendi. Ele com 3 meses de uso começou dar problema no controle de volume, dai eu fiquei meio assim com os amplificadores da Meteoro. Eu te recomendo de verdade um Laney LC30, um puta ampli, vendi ele por motivos $$$ e penso em futuramente pegar outro.

    Korlaw
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Bog

    kara esse papo di sim e nao mi deixou um pouco confuso mais acho que entendi rsr


    Não use o amp de guitarra no PC, a não ser que ele tenha sido feito para isso. Alguns poucos amps têm entrada aux, e podem ser usados assim, mas mesmo esses ficam com o som meia-boca, visto que os falantes de amps de guitarra não são projetados para produzir frequências muito agudas - aliás, é exatamente o contrário. Na maior parte dos casos, inventar de ligar o PC no input do amp resulta em algo completamente diferente da música original.

    conecto meu ampli pela entrada qui seria os fones de ouvido nao no input , pois toco junto com a musica rolando do pc no ampli , e tenho que dizer que o som nao fica ruim de maneira nehuma , alias é uma parada bem divertida e com qualidade,"dentro das condições que consigo com meu roland 20x claro" e é o mesmo esquema que pretendo com fazer com um novo ampli

    Korlaw
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    bruno_hen
    entendi , eu tenho o pé atrais com essa marca tbm , sempre procuro primeiro algo que esteja em destaque ..,, mais infim,hj eu tive a oportunidade de testar o ampli em questao ,e francamente fiquei imprecionado , testei com uma guitarrinha furreca ,e mesmo assim ele mostrou ter um som bem agradavel e potente ,minha primeira impressão foi otima , vou dar uma olhada em outras opições "laneys" e "marsharlls"

    Korlaw
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    se alguem conhece o Meteoro reactor drive mv 500 e puder dar alguma opinião seria legal ;)

    Bog
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Bog
    · votar


    Korlaw
    kara esse papo di sim e nao mi deixou um pouco confuso mais acho que entendi rsr

    É simples: você falou em saturar os transistores. Mas você não quer saturar transistores. Você quer uma distorção que preste. Existem alguns amps transistorados que produzem o drive não clipando os transistores, e sim com circuitos como aqueles que existem em pedais de distorção. O que não quer dizer que são circuitos idênticos a este ou aquele pedal específico.

    conecto meu ampli pela entrada qui seria os fones de ouvido

    Não entendi mais nada. Fone de ouvido não é entrada, é saída.

    Se você está falando que liga o PC no aux input do Cube, de forma a ter o som do PC saindo pelo falante do amp, eu já fiz isso, com um Cube30X e com um Micro Cube. Em ambos os casos, o som ficou longe de ser hi-fi. Se você gosta, ok, mas nem todo amp tem esse tipo de entrada.

    Se você está falando que liga a saída de fones do amp no PC de forma a ter o som do amp saindo pelas caixinhas de som do PC... aí eu cito o Bertola: se se tem um (bom) amp, pra que usar caixas de PC que geralment não valem nada? Novamente, nem todo amp tem esse tipo de saída.

    Ou seja, seja lá o jeito que você está ligando o amp no PC, não é qualquer amp que vai te deixar fazer o mesmo.

    E cara, na boa, escreva mais claramente. É difícil entender o que você está tendando dizer.

    jigo__
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Korlaw
    kra com 2500 vc pega um laney lc 50 ou até um vc 50...

    pega ainda bons hand mades por esse $$$$...

    tenho há 1 ano e meio um valvulado e nunca me deu trabalho algum, carrego ele no porta mala do carro sem nem tirar as valvulas, nunca deu nada... toque primeiro num valvulado e depois teste um SS, vc vai sentir a diferença, ainda mais se vc gosta de metallica vc vai ver o bixo pegar colocando a frente do drive do amp um pedal pra dar um ganho a mais...

    va testar amp's, assista no youtube videos, procure saber qto custa um clone dum mesa boogie dual, ou msm um clone do JCM 800, do Soldano... basicamente, pesquise p/ depois não se arrepender!!!!! a busca responde tdas essas suas duvidas!!!

    abçs

    moreno_jambo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    no Ml,tem um C.s.sold inteirao..



    abçs.

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Korlaw
    cara, tem um camarada ali em cima que ja falou... com esse preço, vai de handmade valvulado.... com certeza.

    abraços

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Estabilizadores comuns são apenas fontes de chiados para amplificadores, não servem para nada. (2)

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    MauricioBahia
    cara... andei dando uma lida nuns topicos sobre isso e pelo que entendi, o ideal é plugar direto na parede..............

    Korlaw
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Galera testei o Meteoro reactor drive que avia comentado e gostei muito ,achei ele otimo,e parece atender bem minhas necessidades ,acredito que até o fim da semana vou compralo ..

    vlw pela atenção de todos ;)

    rafael_cpu
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Bog
    É simples: você falou em saturar os transistores. Mas você não quer saturar transistores. Você quer uma distorção que preste. Existem alguns amps transistorados que produzem o drive não clipando os transistores, e sim com circuitos como aqueles que existem em pedais de distorção. O que não quer dizer que são circuitos idênticos a este ou aquele pedal específico.

    Como saber se um aplificador ss produz a distorção com circuitos como os existentes em pedais?

    Meu amplificador é um Crate FW120W/GTD212.

    Bog
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    rafael_cpu
    Como saber se um aplificador ss produz a distorção com circuitos como os existentes em pedais?

    É só ver se ele não é insuportável. =P

    Quer ouvir como soa? Abra uma música qualquer em um editor e aumente o volume para 400%. Ou pegue uma caixinha de PC dessas bem sem-vergonha e bote o volume no máximo. Este é o som de hard clipping (no caso das caixinhas de PC, é literalmente o som dos transistores clipando). O.o

    rafael_cpu
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Bog

    Entendi, o som é aquele característico e de fácil percepção de falantes distorcendo (carro, notebook, caixinhas de pc etc.).
    Não tenho pedal de drive, uso o drive do amplificador.

    Obrigado.
    T+

    Lucast
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Estabilizadores comuns são apenas fontes de chiados para amplificadores, não servem para nada. (3)
    Não entrando muito em detalhes, mas os componentes eletrônicos possuem fontes chaveadas próprias, e equipamentos de marcas que asseguram qualidade provavelmente possuem fontes fodásticas. Estabilizadores percebem "acidentes" na corrente elétrica muito depois do que uma fonte já sentiu e corrigiu esse problema (de maneira muito eficiente) e então, quando o estabilizador tenta "consertar" a corrente, ele envia um sinal elétrico em nível maior para compensar o que faltava na corrente no primeiro momento. Então, chega para o equipamento mais um sinal distorcido de corrente, gerando mais trabalho pra fonte. Resumindo, sem estabilizador o equipamento trata a corrente problemática 1 vez. Com estabilizador, 2 vezes. hahahhaa
    É assim com computadores e outros equipamentos. Acredito que talvez seja com os amps também. Se quer garantia de segurança, use um no-break BOM. Esses já são bem mais garantidos!

    Korlaw
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pessoal esse papo de estabilizador me fez pensar aqui ,, vo precisar comprar mesmo um pra mim agora que vou comprar o valvulado ?? qual é o mais indicado ??? poderia ser aqueles comuns que se usa em pc's e tals??

    Lucast
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Korlaw, justamente, esses de pc não ajudam não... Dá uma olhada aí se o próprio ampli não vem com uma fonte e pesquisa sobre ela. Não sei dizer se os amplis vêm com fontes chaveadas como as dos PCs...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Korlaw
    poderia ser aqueles comuns que se usa em pc's e tals??
    Como eu disse acima, não. Esses aí não servem pra nada e ainda atrapalham. Para um valvulado, ou vc não usa nada, ou usa um Furhman.
    Abç

    luiztx
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    agora me bateu uma dúvida, vc conhece alguma empresa nacional que faça equipamentos ao nivel dos fuhrman? tava vendo os preços e eh assombroso o preço dos fuhrman

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplis Valvulados / Solid State