Válvulas NOS - vale a pena?

Autor Mensagem
    Lord Sigis
    Veterano
    # jul/09

Caras, fico me perguntando até que ponto vale à pena.
    Duvido que alguém perceba a diferença.
    Conversei certa vez com o Marcelo da MGMusic sobre a possibilidade de encomendar um amp pra mim e ele me veio com essa opção.
    Ninguém me convence que antigamente se conseguia fazer válvulas melhores que hoje em dia.
    Tudo bem alguns fabricantes são uma merda, mas temos aí as JJ Electronics que são válvulas muito boas, excelentes... e não acredito que as JJ sejam inferiores a qualquer dessas NOS.

MMI
    Veterano
    # jul/09
    · votar

Lord Sigis

Olha, cara, antigamente o mercado de válvulas tinha muitas fábricas concorrendo, o que não acontece hoje. Imagine que todos os rádios e televisões (entre outros equipamentos) tinham válvulas. É claro que daí saíam excelentes válvulas e outras nem tanto. Mas o mundo era abarrotado de válvulas. Então, conseguiam sim fazer ótimas válvulas, talvez melhores que as de hoje.
    Existem hoje válvulas de boa durabilidade. Mas fora durabilidade, o que faz uma válvula ser melhor que outra? Se distorce mais cedo ou mais tarde, se é mais grave ou mais aguda... Tudo isso pode ser vantagem ou desvantagem. Eu mesmo tenho um rack Mesa Boogie. Já fiquei uns dias com 5 12AX7 JJ no pré e achei ruim, para mim nunca mais e ainda sobrei com elas na gaveta. Daí dizer que JJ é ruim é outra história. Só não encaixou na minha expectativa, com meu equipamento. O que fiz foi testar válvulas uma a uma e de várias marcas e modelos. Assim, fiquei com uma combinação de válvulas totalmente customizada, que dificilmente você vai encontrar uma igual e que me agrada totalmente, mas pode não agradar a outra pessoa. A única NOS que entrou foi uma General Electric 12AT7 para os sons mais limpos.
    Então concordo com você que em relação a uma JJ ou Svetlana, é complicado dizer que uma Mullard NOS seja muito melhor. É diferente, com certeza, mas depende do que se espera. Tem também umas válvulas com tratamento criogênico, que são muito boas (dizem, ainda vou comprar para experimentar).
    Como dizem, "se conselho fosse bom não se dava, se vendia", mas vou arriscar um. Se você puder, quando encomendar seu amplificador, vá lá quando estiver pronto com sua guitarra. Aí você testa as válvulas e vê se quer a NOS, a JJ, a Svetlana, a Sovtek,a Tung-Sol, a Groove Tubes, a Electro-Harmonix... Com certeza, elas são diferentes entre si. E você pode lapidar seu som ao seu gosto, a brincadeira é boa...

Guguminator
    Veterano
    # jul/09
    · votar

MMI

Taí uma dúvida que eu tenho: Qual a utilidade da válvula passar por tratamento criogênico?

MMI
    Veterano
    # jul/09
    · votar

Guguminator

Boa pergunta, mas conheço quem já testou e achou legal. Já li uma matéria a respeito numa revista também, com elogios. Sei lá, ainda quero testar para ver. Alguns dizem ser besteira, em fóruns na net.

FAQ de válvulas criogênicas

NeoRamza
    Veterano
    # mar/18
    · votar

Alguém sabe onde comprar NOS com segurança? Eu andei vendo alguns anúncios no MercadoLivre mas não me parece de confiança. Podem muito bem ser falsificações, válvulas atuais remarcadas para parecer antigas.

luckneto
    Membro Novato
    # mar/18 · Editado por: luckneto
    · votar

Já comprei bastante coisa na thetubestore e na vivatubes, mas os melhores negócios fiz através do ebay mesmo. Tem vários vendedores com boa reputação. Só fique atento para comprar válvulas testadas e com bons resultados.

Detalhe interessante que quase nunca fui taxado nessas compras...

Edit:

A vivatubes volta e meia faz liquidação. Da para se cadastrar para receber as notícias por email. Recentemente adquiri algumas nos mullard 12ax7 I61 por US$ 58 cada. O comum é encontrá-las com preços acima de US$ 100. Então se ficar esperto, consegue preços bons.

NeoRamza
    Veterano
    # mar/18
    · votar

luckneto
    Legal, valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Válvulas NOS - vale a pena?