Lap Top, Guitar Rig, placa de audio e Amplificador - ao vivo

Autor Mensagem
gwallner
Veterano
# abr/09 · Editado por: gwallner


Falae galera!!!

Alguém por acaso já fez essa ligação?
Utilizar o Guitar Rig (ou outro programa parecido) com sinal de saída via interface de audio para um ampli de guitarra a fim de tocar ao vivo em um show ou ensaiar? Qual ampli utilizou?
O que achou?
Ou ligou direto na mesa de som para sair nos speakers?

Abraço.

ogaitnas
Veterano
# abr/09
· votar


já usei notebook no return do ampli que eu tinha, o resultado ficou perfeito.

é só vc ter um note confiável que não há prob.

erico.ascencao
Veterano
# abr/09
· votar


gwallner
Este tipo de aplicação com notebook pede um notebook só para isso. Assim você pode limpar todos os processos do Windows que sejam desnecesários, e deixar funfando só o GR e os drivers da placa de som.

Thyagw
Veterano
# abr/09
· votar


erico.ascencao
Eu outro dia pensei em comprar um daqueles "netbooks", notebooks baratos e colocar uma boa placa de som
Por algum motivo desisti...

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


gwallner
Já pensei nisso mas, pra investir num Notebook etc., percebi que fica mais profissional e em conta, comprar uma GT-10 da vida ou mesmo um set de pedais.
Abs

gwallner
Veterano
# abr/09
· votar


erico.ascencao

Tô sabendo.... eu utilizo meu laptop para gravações e tô aqui pensando em utilizar o guitar rig ao vivo também, alem de meu controlador MIDI com alguns synths.

Vou fazer uma pedaleira com um teclado de computador, deixar somente algumas teclas e linkalas aos efeitos do Guitar Rig...rsrs

Valeu!!

gwallner
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia

Eu quería um cab Marshall 4x12 com um cabeçote valvulado e pedais boss..rsrsrsr..... claro!!

Mas como a pedaleira que eu tinha, quando eu vivia fora do Brasil, eu vendi e eu tocáva baixo e não guitarra na banda.....e agora a grana tá meio curta, eu pretendo usar o Guitar Rig.

Só estou pensando se ligo em um cubo ou na mesa direto, já que o Guitar Rig é um simulador de amps.

Abraço.

Thyagw
Veterano
# abr/09
· votar


gwallner
Nunca consegui linkar teclas do teclado ao Guitar Rig
Deixo sempre o mouse encima e piso nele (mouse de bolinha de 5 mangos...footswitch midi maior custo-beneficio...)

gwallner
Veterano
# abr/09
· votar


Thyagw
Mas esses netbooks creio que não prestam muito para programas de audio.... não devem etr uma performance tão boa. Posso estar enganado.

gwallner
Veterano
# abr/09 · Editado por: gwallner
· votar


Thyagw

Custo x benefício é isso o que o cara faz neste video eheheh!
Esse video mostra como linkar as teclas aos efeitos:






ogner
Veterano
# abr/09
· votar


gwallner

Cara, meio fora da suas duvidas, mas vc já usou o Amplitube 2?

Eu saí do GR e passei pro Amplitube, consigui timbres bem mais "reais"...

Voltando, já usei no Loop do meu peavey só usando modulaçoes e funcionou muito bem....O negocio é fazer ao vivo e ter a praticidade.

O ruim do Amplitube é nao ter esse esquema do teclado-pedaleira. hehe.

gwallner
Veterano
# abr/09
· votar


ogner

O Amplitube 2 tem vários timbres mais interessantes... eu uso ele e o Guitar Rig nas minhas gravações.
Eu estou procurando algum meio de linkar teclas aos efeitos do Amplitube assim como no Guitar Rig.

Vamos ver.

ogaitnas
Veterano
# abr/09
· votar


se vc olhar o forum da native-instruments, tem muita gente que usa assim, direto na pa, ou em amplis de teclado, qq caixa de som que tenha resposta bem neutra, os netbooks, eu já usei um msi wind com 1gb de ram e o guitar rig rodou tranquilo nele, com patches grandes, tipo 4 amps + cabs + efeitos, ele utilizou uns 55-65% de cpu o que ainda é safe, se chegar/passar de 70% aí já pode dar probs.. mas isso é um set ignorante para timbres exóticos, para o comum de 1-2 amplis, mais efeitos, não passava de 40% de cpu. Sò não vá querer rodar o sonar com 30 vsts carregados em netbook.

Para ter idéia no meu note, sempron 2600+ com 1,2gb de ram o guitar rig usa 30% de cpu, então só 10% de diferença para um carinha bem mais leve de carregar, 1kg contra 3kg hehe

ogaitnas
Veterano
# abr/09
· votar


gwallner

vc precisa do xgear para ter controle midi sobre o amplitube.

gwallner
Veterano
# abr/09 · Editado por: gwallner
· votar


ogaitnas

Legal cara, valeu pela dica.... eu estáva em dúvida se um netbook aguentaría mesmo.
Mas será que um netbook aceita qualquer interface de audio plugada nele? Tenho uma Edirol UA-4FX e ela é minha entrada pra guitarra e também saída do sinal já com o Guitar Rig para um amp ou mesa.
Eu tenho um Laptop Dual Core 1.7Ghz com 2Gb de memória.... faço minhas gravações no sonar e meus milhões de VST e VSTi...rsrs.
Controlador MIDI eu tenho um teclado CME-UF5 (muito grande), daría até pra controlar os efeitos de qualquer um dos dois (GR ou Amplitube), mas na mão.
Mas ainda tô com idéia de pegar um teclado de computador véio e depená-lo para utilizar no chão com o GR.... não sei se com o Amplitube daría certo... ainda não vi como se linka as teclas aos seus efeitos e trocas de amps.
Sería fazer com o teclado do computador a mesma coisa que uma StompIO-1 mais ou menos.

O AmpliTube X-GEAR é legal pra colocar todos amplitubes dentro dele também.... vou tentar pegar.

Abraço.

erico.ascencao
Veterano
# abr/09
· votar


gwallner
Vou fazer uma pedaleira com um teclado de computador, deixar somente algumas teclas e linkalas aos efeitos do Guitar Rig...rsrs
Tem um cara que eu conheço que fez isso. Saca só: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=965481022744385653&pid =1235496554212&aid=1235471320$pid=1235496554212 .

gwallner
Veterano
# abr/09
· votar


erico.ascencao

Vou abrir esse site em casa, aki no trabalho eles bloquearam o "Yogurt".
Não é o mesmo video que postei acima?

Valeu!!

ogaitnas
Veterano
# abr/09
· votar


gwallner

ela é usb ou firewire ? se for usb com certeza funciona, se for firewire aí não rola pq não existe netbook com porta firewire.

TrashMan
Veterano
# abr/09
· votar


erico.ascencao
Membro# Enviado: 7/abr/09 16:56
Citar Votar Denunciar

gwallner
Vou fazer uma pedaleira com um teclado de computador, deixar somente algumas teclas e linkalas aos efeitos do Guitar Rig...rsrs
Tem um cara que eu conheço que fez isso. Saca só: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=965481022744385653&pid =1235496554212&aid=1235471320$pid=1235496554212 .


Cara nao consegui entrar no link,aparece este alerta la....As configurações de privacidade do usuário impedem a visualização do conteúdo nesta página.

gwallner
Veterano
# abr/09
· votar


ogaitnas

usb

nyurig3
Veterano
# abr/09
· votar


ogner
Eu saí do GR e passei pro Amplitube, consigui timbres bem mais "reais"...
tem certeza man? nao consegui tirar um Hi gain no amplitube nao...

gwallner
Veterano
# abr/09
· votar


Amplitube tem algumas coisas interessantes.... mas eu sempre acabo utilizando bem mais o Guitar Rig.
Aquele Ultrasonic é muito bom !!!

erico.ascencao
Veterano
# abr/09
· votar


TrashMan
Pede pra ser amigo dele...

Trocando em miúdos, o cara pegou um teclado pra transformar em pedaleira. Arrancou as teclas inúteis e deixou so as que funcionam como "pedal".

ogaitnas
Veterano
# abr/09
· votar


gwallner

usb é tranquilo, funciona sem prob com em qq outro pc.

Sobre timbres, para hi-gain, pegue o amplitube metal, ele tem amplis mais pesados mesmo, eu acho o amplitube 2, hendrix e fender melhor para os crunch e timbres de hard rock nada tão pesado, nmho o legal é usar vários programas conforme vc quer timbre x ou y, e não ficar nessa de qual é melhor.

gwallner
Veterano
# abr/09 · Editado por: gwallner
· votar


ogaitnas
Exato, eu faço isso nas minhas gravações. Tenho o Amplitube Metal também para algumas tracks mais pesadas que faço de vez enquando. Às vezes adiciono os dois em uma track e utilizo os efeitos de um com amp do outro....
Geralmente tenho de 4 tracks de guitarras pra cima em minhas músicas como esta http://www.4shared.com/file/93064903/e9a78b01/4_original_sample.html


Aí tem Guitar Rig nas três tracks de bases e Guitar Combos (no solo) em uma quarta track.
Mas para ao vivo prefiro ficar em um dos dois, Amplitube ou Guitar Rig. Até o Guitar Combos eu acho legal.

Em algumas músicas eu gosto de utilizar dois Ultrasonics do GR com split para dois canais, com o Psy Delay e Reverb no final e Compressor na entrada, com algum noise reduction.

O Ultrasonic (Bogner Überschall ) tem um som muito bom.... gosto demais!

Abraço.

ogaitnas
Veterano
# abr/09
· votar


gwallner

Tem um bom set, ao vivo realmente é melhor ficar com um só para evitar sustos.

E curiosamente o ultrasonic tb é o ampli que mais curto no gr3, junto com o citrus que acho que tem o som bluesão muito massa.

gwallner
Veterano
# abr/09
· votar


ogaitnas

O citrus é o "Vintage Orange/Matamp Overdrive OD120", muito bom também, curto bastante!
Na verdade quería um desse de verdade ehehehhe!

ogaitnas
Veterano
# abr/09
· votar


gwallner

bem legal a gravação :D

gwallner
Veterano
# abr/09
· votar


ogaitnas
Valeus!

alkinder
Veterano
# fev/11
· votar


gwallner
gwallner
gwallner
gwallner tenho uma placa Edirol UA 4FX com posso configurar com o guita rig para não sair o som da guitarra limpa com os efeitos ?obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Lap Top, Guitar Rig, placa de audio e Amplificador - ao vivo