Dúvidas sobre preamps e drive

    Autor Mensagem
    nato_guitar
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: nato_guitar


    Galera... toco já faz um tempo mas agora estou com dúvidas a respeito de amps e pedais de drive, que confesso são de principiante... Fiz buscas mas não consegui tirar a minha dúvida..

    A questão é: sempre usei pedais de drive ligados no input de um amp transistor.. as vezes dois pedais em sequencia pra dar mais "força". Meu amp é pré valvulado mas nao gosto da distorção dele, uso só o canal limpo.
    Li a respeito de preamps e simuladores de preamps.. comprei uma GT10 e ela simula vários...

    Bem, necessariamente tem que ter pré amp valvulado ou um simulador pra usar drives? os pedais só de drive (como OD-1 da boss) são feitos pra usar antes dos pré amps pra dar boost, ou pra usar sozinhos em canais limpos, "simulando" o valvulado?

    antes eu usava drive direto no clean e conseguia bons timbres.. hoje com a gt10 o som fica magro, muito brilhante... o que me "forçou" a ver a questão dos preamps...

    nato_guitar
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: nato_guitar
    · votar


    Completando...

    Eu penso que, um pedal de drive serve no canal limpo tambem, ja que ele tem a função de saturar o sinal gerando a distorção... a diferença é q num valvulado o drive é melhor, pelo sistema das valvulas e tals...

    Isso tá correto?

    DotCom
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    nato_guitar
    Bem, necessariamente tem que ter pré amp valvulado ou um simulador pra usar drives?
    Não.

    hoje com a gt10 o som fica magro, muito brilhante... o que me "forçou" a ver a questão dos preamps...
    Tá faltando regular a pedaleira... ela é beeem complexa, tente começar do básico: desliga todos os efeitos/simulações/equalizações extras.
    a partir daí, liga só a simulação de pré, escolhe o que você preferir e começa a regular ele. depois vai pra equalização, depois pra simulação de caixas...

    Eu penso que, um pedal de drive serve no canal limpo tambem, ja que ele tem a função de saturar o sinal gerando a distorção... a diferença é q num valvulado o drive é melhor, pelo sistema das valvulas e tals...

    Isso tá correto?

    100%. pedais de drive servem tanto para "empurrar" (saturar) o pré de amplificadores, como gerar a distorção por si próprios. cabe a você decidir o que vai ficar melhor pro seu som.

    nato_guitar
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    DotCom

    Valeu, acabei de responder no outro tópico rsrs

    então.. quis dizer q o som não fica bom usando apenas os overdrives da gt10, e não os preamps... como eu era acostumado a usar apenas pedais de drives, tinha ignorado os preamps...

    Minha dedução estava certa.. mas é que eu nunca tinha me questionado sobre isso.. aliás, são quase 10 anos de guitarra, e não sabia sobre, por exemplo, diferença entre pré e power... rs

    Sempre fui preguiçoso... mas agora to entendendo mais... ja tirei muita duvida só lendo os foruns..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre preamps e drive