Dúvida com cabeçote e caixa!

Autor Mensagem
    Lego Riquinho
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Lego Riquinho

To afim de pegar um cabeçote e caixa pra baixo pra montar um set "definitivo", e como eu esto com dúvida em relação potência caixa e amp, resolvi pedir ajuda.

Estou de olho no Peavey Tour 450 ( http://www.peavey.com/products/browse.cfm/action/detail/item/116556/To ur(TM)%20450.cfm ) e na caixa pensei em pegar a ( http://www.peavey.com/products/browse.cfm/action/detail/item/116528/T VX%20410%20EX(TM)%208%20ohm.cfm ).

Mas o cabeçote possui 450 watts em 4 ohms, no site da peavey fala que ele não trabalha com menos (apesar de já ver anunciado que em 8 ohms trabalha com 300 watts), e a caixa possui 350 watss rms continuos e 700 watts rms em program (que eu não sei o que significa esse tal de program), e só trabalha em 8 ohms.

Eu queria saber se poderia utilizar esse cabeçote nessa caixa, ou precisaria procurar outra caixa, e se alguém tiver alguma sugestão de caixa agradeceria.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar

Lego Riquinho
    Esse é o problema da maioría dos "conjuntos" de cabeçote e caixa.
    Geralmente os cabeçotes trabalham com uma impedância mínima de 4 ohms (que não pode ser ultrapassada, se vc ligar caixas com 2 ohms, ele queimará), no qual ele fornecerá uma potência X.
    Porém, a grande maioria das caixas (4X10 ou 1X15), trabalham com a impedância de 8 ohms. Quando ligadas ao cabeçote, a potência fornecida cairá em até 50% (quanto menor a resitência [ohms], maior a potência), o que obriga vc a comprar outro jôgo de caixas (igualmente de 8 ohms), daí sim, com 2 caixas de 8 ohms (que estarão ligadas em paralelo), o amp fornecerá os X WRMS, posto que a impedância cairá para 4 ohms (com as 2 caixas). Ora, o problema é exatamente esse, vc é obrigado a comprar 2 caixas (de 8 ohms) e não 1 só com 4 ohms, que fica mais barato e fácil de carregar (dificilmente vc precisa utilizar 2 caixas).
    Agora: Há algum problema em ligar apenas 1 caixa de 8 ohms num cabeçote que pode trabalhar com 4?
    Não, não há. Só que a potência cairá em até 50%.
    Assim, se vc comprar esse cabeçote e essa caixa, ele fornecerá 300WRMS (já que a caixa é de 8 ohms). Porém, como a caixa suporta 350WRMS, ela trabalhará "no limite"; o ideal seria ela suportar uma potência maior, para trabalhar com folga.
    Abç

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvida com cabeçote e caixa!