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lh993 Veterano |
# dez/08
estou pra comprar um Marshall Mg100DFX (eu gosto do timbre dele). Além dele, vi o MG250DFX, e estou com uma duvida:
- O fato de eles terem a mesma potencia , mas o MG250 ter dois falentes de 12 ao invés de 1 do MG100, faz com que o MG100 tenha um volume maximo inferior, ou o que implica no volume é a potencia?
sou grato a quem puder esclarecer essa duvida, pois vou ver esse amp dia 27/12
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RafaelF Veterano |
# dez/08
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lh993
A sensação de volume depende basicamente da potência e do tipo do alto-falante. Como os dois são da mesma linha, os alto-falantes devem ser similares.
O que você provavelmente poderá sentir é um som mais "cheio" com maior "preenchimento", talvez uma sensação de ganho maior em algumas frequência graves e médio-graves, mas a sensação de volume, uma vez que as potências são iguais e os alto-falantes similares, será a mesma.
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FelipeMassa Veterano |
# dez/08
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Segundo a teoria, a potência vai definir o máximo de volume. Então se ambos tem a mesma potência, os dois terão a mesma capacidade de volume, mas o que tem 2 falantes de 12 terá muito mais volume.
Segundo o site www.amptone.com Para obter a metade do volume, precisa dividir a potência por 10.
1 W de potência equivale ao volume de 25% de um cabeçote de 100W valvulado.
10 W de potência equivale ao volume de 50% de um cabeçote de 100W valvulado.
Olha, para testar isso precisa ter um atenuador de potência e um medidor de decibeis.
abs
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DotCom Veterano |
# dez/08
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FelipeMassa e por que precisa ser cabeçote e valvulado pra fazer o teste?
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FelipeMassa Veterano |
# dez/08
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e por que precisa ser cabeçote e valvulado pra fazer o teste?
Até onde eu seu Atenuador de potencia é só para valvulados, não sei explicar tecnicamente. Acho que o Pedrone sabe explicar.
Na teoria, potencia é potencia, mas não sei dizer porque só usam carga fantasma e atenuador só em valvulados.
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lh993 Veterano |
# dez/08
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vlw ae pela ajuda, mas só uns esclarecimentos: FelipeMassa, o MG250 aparece como 50w + 50w, isso é apenas o modo como a potência está distribuida? A diferença de volume (tanto na sensação como em decibéis) será grande devido a essa diferença do numero de falantes?
(desculpe se minhas perguntas tiverem respostas óbvias) grato
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FelipeMassa Veterano |
# dez/08
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A diferença de volume (tanto na sensação como em decibéis) será grande devido a essa diferença do numero de falantes?
Opa, com certeza terá mais volume com 2 falantes, mais pressão sonora. Porque vc quer comprar esse ampli? tem o Laney LC30 que é valvulado e se vc microfonar faz até show.
abs
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RafaelF Veterano |
# dez/08
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FelipeMassa lh993
Ela não terá mais volume, nem mais pressão sonora, ao menos de forma sensivel. A potência é a mesma, 100W, o que vai acontecer é que cada um dos falantes vai lidar com metade da potência, 50W+50W. Ou seja, no final, você aumenta o número de falantes, mas diminui a potência em cada um, o que acaba dando no mesmo.
A conversão de potência elétrica em potência acústica e dessa em pressão de ar não é linear, por isso a pressão realmente não será a mesma, mas a diferença não será suficiente para você sentir. O que você pode sentir é mudança no "timbre".
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FelipeMassa Veterano |
# dez/08
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RafaelF
Isso serve só para esse ampli ne?
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DotCom Veterano |
# dez/08
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lh993 com dois falantes você pode sentir uma pequena mudança no timbre, pela anulação de fase de algumas frequências, e por ter mais área movimentando o ar, pode ter uma sensação de mais volume.
FelipeMassa eu falei aquilo pra te deixar com um nó na cabeça mesmo... atenuador só é usado em valvulados porque nos "all tube" a distorção das válvulas de power é por vezes desejável, e resulta também em uma compressão no som, aumentando o punch.
no transistorizado não faz muito sentido forçar os transistores ao limite, já que a distorção deles é feia.
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RafaelF Veterano |
# dez/08
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FelipeMassa
Não meu velho. Isso, se for a mesma situação (mesmo modelo de alto falantes, mesma potência, etc) com as devidas ressalvas, vale para qualquer conjunto amplificador-falante do mundo.
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lh993 Veterano |
# dez/08
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vlw pela ajuda, vou testar os dois na loja e ver por mim mesmo a diferença... só aproveitando, antes de fazer uma escolha errada, vcs acham esse amp bom para tocar desde blues , tipo ZZ Top´, Elvis Presley até Guns and Roses? Que outras opçoes há por esse preço? (quero um amp que de pra tocar quase de tudo)
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FelipeMassa Veterano |
# dez/08
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lh993
vlw pela ajuda, vou testar os dois na loja e ver por mim mesmo a diferença... só aproveitando, antes de fazer uma escolha errada, vcs acham esse amp bom para tocar desde blues , tipo ZZ Top´, Elvis Presley até Guns and Roses? Que outras opçoes há por esse preço? (quero um amp que de pra tocar quase de tudo)
não conheço esse ampli, mas não se iluda com a marca Marshall, o som o Guns precisa de um JCM 800 .. e custa uma fábula.. dê uma olhada no www.tubeamp.com.br e www.pedrone.com.br lá tem cabeçotes e cubos do JCM 800, acho que poderia ser uma opção boa.
RafaelF,
Você está dizendo se eu pegar um cabeçote de 100w valvulado e ligar numa caixa com 1 falante de 75W celestion ou em uma caixa 2x12 com 2 celestion de 75W fica o mesmo volume (com o volume do ampli igual)?
Num sei se entendi direito..
abs
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FelipeMassa Veterano |
# dez/08
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lh993
Posso te dar uma dica? experimente um cubo da bugera, só para ver se vc gosta. Tem preços bem atraentes e são all tube.
abs
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FelipeMassa Veterano |
# dez/08
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ACho que copiaram um esquema e fabricaram em série na china, se o timbre te agradar, acho que é oque vale a pena
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lh993 Veterano |
# dez/08 · Editado por: lh993
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o pessoal chinga pacas essse amp no fórum, mas no estudio q eu pratico, tem um desses e o timbre dele eu acho ótimo, além do mais tem os efeitos... mas quero ter certeza de que vou fazer uma boa opção por uns 2000 reais pro meu estilo de blues rock, hard rock... vi um Peavey ValveKing e um Marshall AVT50X por essa faixa de preço, mas fico meio assim em ver valvulados nessa faixa de preço, pq também não posso ter muitos gastos com valvulas e esses custos de amp valvulados, acho q eh um medo irracional, mas acho q um amp Solid State ja serve bem as minhas necessidades. Que outras opções há nesse preço? preciso de um amp versátil, por isso estava vendo o Marshall.
PS: Vou ver o da Bugera, se o timbre me agrada, vou da ruma olhada em uns videos e se me agradar eu vejo na loja, vlw pela dica.
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RafaelF Veterano |
# dez/08 · Editado por: RafaelF
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FelipeMassa
Não. =]
O que eu disse foi que se você ligar um amp de 100w em um falante celestion modelo X de 100w terá o mesmo volume que se você ligar um amp de 100w em dois falantes celestion modelo X de 100 w.
Apesar de você ter dois falantes que suportam até 100w, cada um vai receber metade da potência, 50w.
No caso em que você apresentou, na primeira situação, o volume máximo que você vai ter vai ser o equivalente a 75w, pois mais que isso ira queimar o falante. No segundo caso, você poderá ter até 150 w, já que cada falante suporta 75 w, então o amp poderá funcionar no talo, gerando o volume equivalente a 100w.
O volume de 100 w será maior que o de 75w, obviamente.
Blz? =]
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FelipeMassa Veterano |
# dez/08
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RafaelF
blz! entendi!
abs
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nichendrix Veterano
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# abr/12
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Desencavando, porque alguém pode achar interessante:
http://proguitarshop.com/andyscorner/appropriate-wattage http://www.gcaudio.com/resources/howtos/voltageloudness.html
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Alex guitar man Veterano |
# abr/12
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uma coisa é certa:
Meu nitrous drive 15W tem mais volume que o carro do meu vizinho com 700W.... Ele quis me matar quando cobri o som dele :D
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Bog Veterano
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# abr/12
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Alex guitar man Meu nitrous drive 15W tem mais volume que o carro do meu vizinho com 700W
Hhaha, devem ser 700w PMPO (potência medida para otários) =P
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nichendrix Veterano
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# abr/12
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Bog Hhaha, devem ser 700w PMPO (potência medida para otários) =P
Tem uma coisa que eu nunca entendi, nos catalogos da fender dos anos 60 e 70, mostravam os amps com duas potências, a nominal e uma segunda potência com som distorcido, que era em torno de 2.2x a potência nominal, pra mim isso era uma medida de potência PMPO, mas uma vez acho que foi o carlosadolphs ou foi o izzychili que falou que não era PMPO. Até hoje quero entender o que era essa potência.
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Alex guitar man Veterano |
# abr/12
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700w PMPO (potência medida para otários)
Sempre vai ser PMPO ou musical, eu tenho um radio de 100W pmpo que é 6W RMS...
nichendrix
Meu nitrous drive tem 15W, em consumo geral (led de liga desliga, circuito, transformador) da 30W, então a meteoro poderia por 30W (pmpo)
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nichendrix Veterano
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# abr/12
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Alex guitar man Meu nitrous drive tem 15W, em consumo geral (led de liga desliga, circuito, transformador) da 30W, então a meteoro poderia por 30W (pmpo)
Mas Potência PMPO até onde eu lembre não tem a ver com consumo de energia do amp não.
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Alex guitar man Veterano |
# abr/12
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nichendrix
"usa-se também apreciar os valores intantâneos máximos (ou de pico): são os valores PMPO. Valores PMPO (Peak Music Power Output) refletem apenas valores instantâneos de potência, havidos em intervalos de tempo mínimos e não contínuos numa dada saída de áudio. Embora um valor PMPO inegavelmente seja uma figura de mérito útil na apreciação das carcterísticas de saída por canal de áudio, contudo não representa, por si só, toda a "capacidade de potência" dessa saída. Até porque cada equipamento tem características eletrônicas (e, assim, sonoras) próprias, não havendo uma relação definida, linear, muito menos única, entre o valor PMPO e o valor médio (ou entre o valor PMPO e o valor RMS, como é comum — conquanto equivocado e errôneo, pelo já exposto — se apresentar). Com efeito, entre os equipamentos de tecnologia atual, acham-se razões PMPO / RMS (entenda-se corretamente PMPO / Pméd) entre 5 e 20. Um valor médio aceitável para essa razão, quando não se dispõe de informação do fabricante, é 10. Fabricantes de sistemas de áudio utilizam esse termo (PMPO) com especial ênfase por razões bastante óbvias: querem indicar um aparelho de potência (contínua ou firme) mais elevada, o que tem um apelo ou significado mercadológico (ou de marketing) muito expressivo, incrementando maior colocação no mercado notadamente junto ao público consumidor leigo. Entre especialistas, tal termo é conhecido com o seu real significado e, portanto, apresenta a conveiente utitidade despida de apelos secundários. Sob o aspecto normativo, é importante esclarecer que ainda não é uma medida padronizada e é muito utilizada para fins de marketing, com o intuito de divulgar potências exageradamente altas, pois expressam uma potência que o aparelho pode fornecer em intervalos de tempo muito curtos. Por vezes, tão curto que é impossível distinguir o som reproduzido, que mais se assemelha a um estalo. Desse modo, a potência PMPO não representa a capacidade do aparelho em funcionamento normal. Seu uso não é recomendado, preferindo-se o valor de potência médio, impropriamente dito RMS."
texto original
Achei legal a definição, eu não sabia, é bem util :)
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Bog Veterano
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# abr/12
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nichendrix nos catalogos da fender dos anos 60 e 70, mostravam os amps com duas potências, a nominal e uma segunda potência com som distorcido
Posso estar enganado, mas que eu saiba, a potência RMS é medida no limite do headroom do amp. Quando o amp satura, ele realmente passa deste valor.
Alex guitar man
Eu na verdade só sei medir RMS no mundo discreto/digital. É a média (mean) da raíz (root) da soma das amostras elevadas ao quadrado (square). Não sei exatamente como se mede isso no mundo analógico. =S
De toda forma, o PMPO é um truque sujo, porque você não pega todas as amostras, apenas os picos. O resultado é um valor bem maior, mas que não diz muito sobre a potência real do negócio...
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nichendrix Veterano
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# abr/12
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Bog Posso estar enganado, mas que eu saiba, a potência RMS é medida no limite do headroom do amp. Quando o amp satura, ele realmente passa deste valor.
Pois eu também sei que é assim, na época até perguntei pra negada aqui do fórum que mexe com amps, mas todos disseram que a potência é a que está dentro do headroom e que não existe outro valor quando ela está fora. Até porque eu perguntei justamente porque no caso desse catálogo, era sempre 2,2x a potência RMS.
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Alex guitar man Veterano |
# abr/12
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limite do headroom
Acho que o amplificador de guitarra valvulado ou transistor é o unico que "pode" trabalhar fora de seu headroom
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nichendrix Veterano
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# abr/12
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Alex guitar man Acho que o amplificador de guitarra valvulado ou transistor é o unico que "pode" trabalhar fora de seu headroom
Na verdade não, já vi isso acontecer até em amplificador de sinal para transmissão de recepção de sinal de rádio e tv, embora seja bem mais raro.
Em amplificadores de audio em geral é muito comum, só que em geral amplificador de guitarra é feito pra distorcer, então é intencional no projeto, enquanto na maior parte dos projetos pra outros tipo de aplicações, distorção é o diabo a ser evitado.
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Alex guitar man Veterano |
# abr/12
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distorção é o diabo a ser evitado
Amplificador de guitarra distorcendo = ual, legal
Amplificador violão/cavaquinho ou voz = que feio
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A distorção do SS (volume no máximo) é feia, e é estalada :S
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