Dúvidas finais sobre valvulados

    Autor Mensagem
    Zuricow
    Veterano
    # dez/08


    Fala Galera,

    Tenho diversas duvidas sobre amps valvulados. Num futuro não muito distante pretendo obter o meu. Para isso quero saber sobre coisas que eu ouço nesse forum e em sites.

    - Sobre o loop de efeitos: A maior parte desses amps o têm? Em que lugar do Amp eu procuro essas entradas? Pergunto isso pois ja olhei difersos amps e não vejo no painel nada além dos jacks dos canais.

    - Por que alguns amps quando possuei mais de um canal, possuem diferentes jacks para cada? É possivel mudar de canal sem desplugar a guita e plugar de novo (nesses casos)?
    Sinceramente acho um contracenso esses canais estarem tao separados assim, sem que possam ser selecionados.

    - O que diabos eh um Rectifier, pois achei em amps da mesa ou da fender? Qual eh a vantagem de tê-los, ou ter mais de um?

    - Gostaria de obter explicaçoes sobre o Funcionamento dos Amps. Sei que existe o Pre-amp, e o amp mas não sei mais do que isso, inclusive, qual dos dois é capaz de distorcer o som do amp?

    - E por último, gostaria que me dessem dicas sobre características uteis que devo procurar em um amp valvulado.

    Agradeço desde ja, e peço desculpas se minhas dúvidas são triviais.

    emaniox
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    -Loop de efeitos: depende do amp, nao tem como saber, mas é bom ter se vc for saturar o pre (o que é normal) mas quiser usar efeitos apos a distorçao

    -muitos jacks: Isso tem a ver com a impedancia de entrada e com o caminho do sinal no preamp. Há amps com varios canais num unico jack

    -REctifier é retificador, é a parte do circuito que transforma a eletricidade da tomada em eletricidade que o amp pode usar (tensão DC). o DUal rectifier nada mais é do que um amp que tem dois tipos de retificadores, um a base de diodos semicondutores e outro a base de valvulas retificadoras. Estas promovem o efeito de sag, mas fornecem potencia menor.

    -O amp tem duas partes basicamente, o preamp e o power amp. O preamp prepara o sinal para o power amp. As vezes ele distorce o sinal, como é o caso dos amps Hi gain. O power amp é a parte de potencia, que tem força pra gerar o som no falante. Entre os dois pode ter o loop de efeitos, que é um "gato" que puxa o sinal do preamp e passa pelos efeitos antes de manda-lo pro power amp.

    -Características uteis: Potencia apropriada, loop de efeitos, controle de tonalidade, seletor de impedancia de saida, dois canais (um limpo e um sujo), controles por footswitch.

    Eu tenho um amp valvulado de uns 5W e outro de 2W, e ambos são mais do que suficientes pra tocar na minha casa. Olhe os meus videos no youtube.

    Flw.

    Zuricow
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    emaniox
    -REctifier é retificador, é a parte do circuito que transforma a eletricidade da tomada em eletricidade que o amp pode usar (tensão DC). o DUal rectifier nada mais é do que um amp que tem dois tipos de retificadores, um a base de diodos semicondutores e outro a base de valvulas retificadoras. Estas promovem o efeito de sag, mas fornecem potencia menor.

    Entendi + ou menos, mas qual é exatamente a vantagem? E o que é efeito sag?

    fernando0877
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: fernando0877
    · votar


    Zuricow
    - Sobre o loop de efeitos: Se vc pesquisar verá que vários amps não tem loop, fenders, marshalls... amps conceituados. E se vc pesquisar verá que a maioria dos grandes guitarristas não usam loop. Estranho né?!?! Um handmaker me disse que para colocar um loop tem que fazer um circuitinho com CI (digital) e que acabava por prejudicar o som.. se não fosse isso a marshal colocaria loop no JCM800. Em suma deixo no ar. Pois meu valvulado não tem loop.

    - É possivel mudar de canal sem desplugar a guita e plugar de novo (nesses casos)? dá pra pegar um pedal a/b. Se vc for mandar montar um amp, dá pra fazer uma entrada só e mudar o canal com footswitch ou chave seletora.

    - Sobre funcionamento do pré-amp e power-amp, pesquisa aqui no fórum tem bastante coisa pra ler...

    - Dicas pra achar seu valvulado... dica 1: faça uma lista dos guitarristas e sons de guitas que vc mais curte e pesquise qual o equipamentos deles. Provavelmente vc descobrirá que tipo de amp vc busca. Dica 2 (importantíssimo) pesquise sobre a potência que vc vai querer: amps muito potentes (100W) vc só consegue saturar as válvulas "dignamente" em volumes absurdos... amps pouco pontentes (15W) vc fica com pouca possibilidade de som limpo (pra mim o ideal fica entre 25W e 45W). Dica 3: antes de comprar ou encomendar um valvulado pergunte a um técnico especializado em amps sobre o custo de conserto, por exemplo me disseram que os laneys são os que mais chegam pro conserto (em alguns casos até sem conserto) e os rectifers se estragar vais gastar uma nota preta...

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    El Cabongo
    se não fosse isso a marshal colocaria loop no JCM800

    Amigo, o JCM 800 possui loop sim senhor. Basta ver no site. O original de 19** é que não tinha. Os atuais (há um bom tempo já) possuem loop em série.

    Abraço.

    Stibiun
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    "- Sobre o loop de efeitos: A maior parte desses amps o têm?"

    Sim cara, a maioria dos amp "modernos" tem. Antigamente era uma bosta mesmo, mas hj em dia qualquer um que se preze tem loop. D boa, c vc tiver querendo usar o pré do amp pra distorção, c num tiver loop nem vai. O q diabos vc vai fazer com Delay Chorus e afins??

    "- Por que alguns amps quando possuei mais de um canal, possuem diferentes jacks para cada?"

    Antigamente era pq os circuitos de pré eram muito diferentes... hj em dia vc coloca um switch e pronto! Os puristas continuam utilizando canais diferentes... Hoje em dia na maioria dos casos é apenas para sinal de entrada da guitarra, de alta ou baixa impedância (Entradas diferentes para guitarras com captadores ativos ou para captadores mais vintage).

    "- O que diabos eh um Rectifier, pois achei em amps da mesa ou da fender?"

    O Brother EMANIOX já falou tudo que tem pra falar.... num amp, o processo de retificação é composto de um transformador (Uma caixinha grande com um bando de fio enrolado em um imã) isso reduz a voltagem AC de 110 para a voltagem que o AMP/Válvulas usam. Mas a voltagem ainda está AC (Ela fica variando de positivo pra negativo, imagina uma senóide (http://www.cea.inpe.br/~alex/FisicadaMusica/senoide.gif ). Ai vc tem q converter isso pra DC (só positivo ou só negativo http://www.rosseletronica.com/fotos/diodoretificado.png ), ai vc "Corta" a onda e retifica o sinal (bota as ondas q estavam pra baixo pra cima ou as que estavam pra cima pra baixo, ou até mesmo joga o negativo pra um lado e o positivo pra outro lado do circuito, de acordo com o que vc quer fazer. Esse processo hoje em dia nos equipamentos modernos (incluindo a fonte de 9V q vc usa nos seus pedais) utiliza uns 4 diodos. Antigamente se usava válvulas. Não sei de verdade qual é a diferença efetiva de som, mas os "puristas" dizem q a utilização de válvulas nesse processo faz uma puta diferença. Eu nunca escutei diferença... (devo ser meio tapado...)

    "- Gostaria de obter explicaçoes sobre o Funcionamento dos Amps."

    Moleza! Vc o liga na tomada e pluga a guitarra! Auehuaheuaheuahuha sacanagem...

    No pré, vc pega a micro voltagem que sai dos seus captadores e transforma em uma voltagem mais usável. Nesse processo vc pode ou não modificar a onda que sai da sua guitarra (tipo aquela imagem q eu botei ali em cima) e distorcer a onda, criando a nossa querida e amada distorção : ) (Efetivamente, em determinados pontos aonde tem uma curva na onda, vc coloca uma reta no lugar por exemplo). Devido a isso, uma serie dos nossos queridos harmônicos são gerados. O processo de pré Tb é aonde vc tem os controles de grave, médio agudo.

    Feito isso, vc agora já saiu do seu micro volts e já tem um sinal de homem, distorcido e cheio de harmônicos! Querendo, vc sai desse estagio para o loop do amp e adiciona os efeitos que vc quiser (Delay, Chorus, Flanger, etc).

    Voltando (ou não) do loop, vc vai para o circuito de Power do Amp. Aqui vc pega o seu sinal que já era de Homem e transforma em sinal de MACHO mesmo! Brincadeiras a parte, aki é aonde vc pega o sinal que saiu do estagio de pré e amplifica até ter potência suficiente pra alimentar as caixas falantes. AQUI É O GRANDE LANCE DAS VALVULAS!! As válvulas de potencia são as que criam o som maravilhoso dos amplificadores valvulados! Tem gente que gosta de frita-las, tem gente q gosta de deixá-las mais frias, mas isso é gosto...

    "- E por último, gostaria que me dessem dicas sobre características úteis que devo procurar em um amp valvulado."

    Bem... A resposta mais fácil pra isso é: Vc deve procurar um que tem o som que vc procura!!!

    1 – Verifique qual a finalidade do amp (Tocar em casa, tocar em estúdio, em casas noturnas, em shows) para verificar qual a potencia vc procura num amp.

    2 – Veja qual estagio de pré lhe agrada mais, ou seja, qual tipo de limpo / distorção que vc procura (A limpeza dos fenders e sua distorção Texas característica. O Rasgado inglês do marshal. O Peso dos Mesas), e veja o que vc tem no mercado que seja do seu agrado ($$).

    3 – Veja qual formato lhe agrada mais (Combo ou Head+Caixa). Existe uma serie de nuances aqui...



    No mais, uma dica: Hoje em dia temos dos sabores muito distintos e também mais usados nos Powers. "6L6" e "EL34" (modelos de válvulas)

    6L6 = Fender, Mesa. É o som chamado de "californiano". Descrever é um pouco tendencioso e impreciso na maioria das vezes, mas imagine: 'Mais limpo e mais cheio"

    EL34: Marshals! Esse é o som característico inglês. Descrever Tb é complicado... Mas imagine quente e rasgado.

    No mais, veja o que o seu guitar hero usa e se inspire dentro das suas capacidades ($$)

    Stibiun
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Achei um site legal q fala sobre o lance de Diodos vs Valulas na retificação e o Sag

    http://studentweb.eku.edu/justin_holton/sag.html

    Zuricow
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    emaniox
    Stibiun
    Deram um show amigos, realmente matou um bocado das minhas duvidas. Vou pesquisar mais sobre esses termos técnicos, disso tudo so entendo o basico que eprendi no ensinop médio. Mas achei interessante.

    Agora, poderiam me explicar melhor aquilo que o El Cabongo falou sobre os loops de efeitos? É verdade que para existirem é necessário um circuito digital? Isso não representaria uma perda de qualidade?

    Brigadão galera, to adorando o topico.

    Stibiun
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Stibiun
    · votar


    Zuricow

    CI não significa digital, é só circuito integrado. Chip tambem não é digital, é só um apelido pra uma superficie de silicio.

    Deixa eu tentar elaborar...

    Bem, CI = Circuito Integrado. Isso quer dizer que em um unico encapsulamento eles colocam uma porrada de diodo, transistores e resistores. Isso diminui o tamanho dos circuitos e o custo dos componentes. (mas sim, CIs podem ser digitais)

    Nesse caso, o cara pode usar um CI apenas para uma serie de controles, como por exemplo controlar o caminho do sinal.

    Agora se tem perda, com certeza deve ter perda. Não apenas pelo CI, pelo próprio loop, jacks, cabos, pedais, etc.

    Independente disso, c vc for usar a dist do seu pré, vc vai abrir mão de Delay, Chorus, Flanger, Reverb por uma perda quase imperceptivel? Vc perde mais sinal passando por um delay do que por apenas ter um circuito de loop no AMP :)

    Agora, se um handmaker falou isso pro cara... well... sei lá. Eu não sou handmaker de PN, mas não jogo meus efeitos fora por nada nesse mundo :)

    Agora, se for pra comparar com amps famosos, veja o Triple Rect, Cavin Legacy, os próprios JCM e muitos outros. Todos tem loop. :)

    MAAASSS tudo isso tb envolve gosto... se o seu lance for ter um limpo tipo fender pra tacar um Fuzzface na frente, vc num vai precisar de loop :)

    Espero ter ajudado.

    emaniox
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    loop de efeitos:

    Tem digital e tem com valvula. Eu fiz um amp com um loop com valvula. Mesmo que fosse transistorizado, nao tem problema, desde que seja bem projetado.

    O loop de efeitos faz duas coisas:
    1-Prepara o sinal do preamp para sair do amplificador em direção ao loop.
    2-Preprara o sinal que vem do loop para o amplificador de potencia

    Se o loop for transparente ele nao distorce o sinal e nem o colore, o que é bom. Transistorizados fazem isso muito bem. EU fiz valvulado por experiencia. Alem disso posso saturar o loop de efeitos se eu quiser ainda mais ganho, mas o loop n foi projetado pra isso.

    Sag-Quando vc toca muito forte, com volume alto, o amp parece que esta miando (igual a um gato). Sei lá, nao tem outra forma de explicar. Não é la grande coisa.

    Flw.

    Zuricow
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Stibiun
    emaniox
    Mais uma vez, estão de parabéns, estou entendendo tudo. Brigadão.

    Sag-Quando vc toca muito forte, com volume alto, o amp parece que esta miando (igual a um gato). Sei lá, nao tem outra forma de explicar. Não é la grande coisa.
    Li na definição daquele link que o Stibiun que sag era que o timbre do amp fica mais suave, smoth, aveludao... sei lah! Enfim é o de menos.

    Agora galera, pra acabar. Quero um amp que me dê um som bem aveludado, gosto de timbres mais pra cleans e drives do que pra distorções porradas, sei que o timbre tem muito mais a ver com a guita, mas quero algo com definição, dinâmica, com um clean muito bom, mas que sustente e dê um overdrive muito bom (uma dist tb vai bem). Enfim, estou entre o Fender, o Mesa ou o Vox.

    Sei que o Fender, vai pela clareza e dinâmica, mas não sei se suas saturações são boas.
    Sei que o Vox tem um clean maravilhoso, mas não sei também sobre suas distorções.
    Sei que o Mesa têm um clean bom tabém, e drives e distorções destacáveis, inclusive acho que é um amp mais complexo, com todos aqueles controles e talz.

    Sei que a decisão eh pessoal, mas se souberem poderiam dar uma ajuda dizendo outras características ou complementando o que eu citei? Obrigado.

    nyurig3
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Zuricow
    Quero um amp que me dê um som bem aveludado, gosto de timbres mais pra cleans e drives do que pra distorções porradas
    peavey e laney, principalmente os peaveys, tem drive legal e clean legal

    guitarclub
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    El Cabongo
    se não fosse isso a marshal colocaria loop no JCM800
    tem JCM 800 com loop de efeitos sim.
    que eu me lembre o 2205 e o 2210 tem (e os 2203, 2204 e 2555 que eu me lembre não)


    Zuricow
    Agora galera, pra acabar. Quero um amp que me dê um som bem aveludado, gosto de timbres mais pra cleans e drives do que pra distorções porradas, sei que o timbre tem muito mais a ver com a guita, mas quero algo com definição, dinâmica, com um clean muito bom, mas que sustente e dê um overdrive muito bom (uma dist tb vai bem). Enfim, estou entre o Fender, o Mesa ou o Vox.
    eu [muito infelizmente] nunca toquei em nenhum desses amps, mas, baseando-me em opinião de um pessoal que conhece aqui do forum, youtube, etc, diria que acho que o Mesa (se for um Rectifier, e não os Mark, pois não os conheço) não lhe daria o que vc quer....
    ele tem um som bem moderno, parece até meio que "digital". o clean é bem limpo... mas não tem aqueeeela clareza, aquela pureza, manja? fica um som meio.... sei lá. olhe aqui pra vc ter uma idéia: http://www.youtube.com/watch?v=eUuQRopRzHk

    um Fender valvulado tenho certeza que vai te dar um som (principalmente o som limpo) bem aveludado e cristalino, mas acho que já nao fica legal com drives (a não ser drive de pouco ganho. escute Stevie Ray Vaughan! ele usava amps Fender [dois Bassman e dois outrs que não lembro] com dois tube screamers [não sei o porque de 2 TS, mas sei que ele usava], que são pedais de drive bem suaves e cristalinos). o negocio de amp Fender é clean, até um pouco de drive. drive com mais ganho/distorçao já acho que nao ia ficar muito legal....

    Vox eu não conheço, desculpe!

    e Marshall... acho que seria uma boa opção pra vc! escute algumas músicas do Guns N' Roses (a versão deles de Knockin' on Heavens Door, por exemplo), pois Slash usa amps Marshall tanto pra clean quanto pra drive. a Knockin on Heavens Door mostra legal os dois tipos de som... (aqui, ó: http://www.youtube.com/watch?v=eRr8g9YtU6U . a qualidade do video tá bem ruim, mas acho que já dá pra ter uma noção... depois vc procura um video com qualidade melhor, de preferencia "ao vivo"). Marshall tem um clean bem legal (menos cristalino que um Fender, mas ainda gosto bastante dos cleans de Marshall), e, pra mim, falou em drive, falou em Marshall valvulado. :P

    abraços!!

    ogner
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Stibiun
    emaniox

    Tá sinistro mesmo. Muito boas as explicaçoes, sem firulas e bem claras....

    Valeu...

    wiskeria
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: wiskeria
    · votar


    loop é pra quem usa muitos pedais, efeitos, etc...
    Antigamente não existia isso e se tinha os melhores timbres da história, na grande maioria com amps de 1 canal só.
    Menos as vezes quer dizer mais, os valvulados ja tem o som perfeito e nem sempre merecem ficar misturados com efeitos externos em demasia, principalmente digitais.
    Vc acaba poluindo o som puro das valvulas e pode ficar quase igual a um amp transistor.
    Fender e vox são vintage, dão overdrives para classic rock, blues, etc.
    Amps para som pesado são os hi-gain tipo mesa e cia que custam os olhos da cara.
    Marshall só são realmente bons os modelos reedição dos antigos.

    Stibiun
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Stibiun
    · votar


    Zuricow

    Só testando e ouvindo cada um mesmo... Minha dica é: Seja chato mesmo! Entre nas lojas e peça pra testar. Não tenha medo de ser cara de pau!

    As lojas de musicas faturam absurdos aki no brasil... use-as e gaste seu dinheiro com certeza após ter testado tudo.

    Agora, eu não iria pela marca... tente o som primeiro. Afinal, vc não quer um adesivo bonito e caro na sua casa, vc quer o SOM. Tente o http://guitargeek.com/ um otimo site com os sets de varios caras famosos e consagrados... Infelizmente não é atualizado a tempos....

    Achou o set de um cara q vc gosta? Blz! Entenda como e pq ele soa desta forma.

    "hm... Vaughan usava Fenders Vibro-verbs e super reverbs com 2 Ts-808 na frente... Legal, fenders usam 6L6 no power e 12AT7 no pré..."

    Com isso vc descobre qual é exatamente a sonoridade de cada um dos caras q vc gosta de escutar/tocar e começa a entender o que significa cada um dos componentes nos projetos.

    Depois, encontre similaridades com projetos dentro da sua realidade ($) e saia batendo perna de loja em loja com sua guitarra nas costas... é um exercício legal! Vc perde umas calorias e ainda deixa uns atendentes putos! Auheuaheuhauehau

    wiskeria

    Pesado seu comentário sobre "ficar quase igual a um amp transistor" auehuaheuaheuaehu, não tanto!

    Concordo que isso é de acordo com o que cada um procura, do que cada um gosta.

    Obviamente, se o brother ali em cima estiver por acaso procurando um som vintage, pegar um Bassman 59 e tacar um G-Force na bunda é punivel com a morte! Auehuaehuaheuaheae

    Agora, se por exemplo ele ta procurando um Queen, ele vai acabar pegando um AC30 e tacando um harmonizer e um delay sim!

    Zuricow

    A sim, já que ninguém falou do Vox (acho q naum...) lembre se de Beatles e Queen :)

    Por sinal cara... o que vc toca ou procura tocar?

    Zuricow
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Stibiun
    Cara, sou fã de rock 60/70: Pink floyd, Led Zeppeling, Queen, ERIC CLAPTON, SRV, Dire Straits, Supertramp, Creedence Clearwater Revival, Genesis,Yes, Deep Purple, The Who, Beatles, Rolling Stones, Jethro Tull....
    Provavelmente esqueci + gente por ai.... Muito Rock Progressivo, Classic Rock, e alguns PoP Rock

    Sinceramente, gosto muito de um rock e de Blues com um Dirve Leve, bem Smoth. Por isso gostaria de um valvulado que me dê uma goa saturação de drive, com som bom, e bonito, e dinãmido.
    Contudo, apesar de preferir mais um clean e um drive, não gostaria de abrir mão de uma distorção mais forte, pra fazer uns power chords raramente, mas nada de pesadão, não gosto daqueles timbre muito copiados, tipo o do Steve Vai, nem daquelas distorções monstruosas. Sacou?

    Na sua opinião o que vc me indicaria de amp? Pode falar, sei que vout estar depois, mas tendo dicas sei ao menos por onde começar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas finais sobre valvulados