Autor |
Mensagem |
hardrock Veterano |
# jul/08
Alguém sabe o que é damping?
Meu bandit (modelo novo) vem com uma chave de dumping, em que há 3 opções: loose, medium, tight.
Quem puder ajudar eu agradeço.
|
Minow Veterano |
# jul/08 · Editado por: Minow
· votar
Damp é úmido em inglês. Isso é um parâmetro do reverb, ligue o reverb e fuçe pra entender o que ele faz! Não sei te explicar por aqui não, e não sei como funcionam as três opções só testando na mão pra entender o que cada uma faz.
Edit* Opa, acho que falei besteira. Não tem nada a ver com o damping do reverb. =)
|
makumbator Moderador
|
# jul/08
· votar
http://en.wikipedia.org/wiki/Damping_factor
|
makumbator Moderador
|
# jul/08
· votar
Minow
Além do termo usado no reverb, sei que há também esse termo relativo a amplificação, por isso ele deveria ler no manual para ver a que se refere.
|
hardrock Veterano |
# jul/08
· votar
makumbator
O manual não faz qualquer referência específica. transcrição:
"damping This 3 positions switch offers damping level adjustment; loose, medium an tight"
|
makumbator Moderador
|
# jul/08
· votar
hardrock
Mas se essa chave estiver perto da seção de reverb do ampli, então pode ser o que oMinow citou. Caso contrário, está dentro da definição do link. Mas quando vc muda as posições ocorre alguma mudança sonora?
|
hardrock Veterano |
# jul/08
· votar
Sim, muda... eu prefiro a chave no loose. Tenho a impressão que o som fica mais limpo/definido, principalmente com o canal lead ligado.
A diferença eu sinto, mas não sei definir.
E gostaria de entender o q significa
|
hardrock Veterano |
# jul/08
· votar
não fica perto do reverb... fica na parte de trás do amp.
|
AugustoPedrone Veterano |
# jul/08
· votar
Damping = amortecimento
Na prática é o quanto de realimentação é aplicado no estágio de power do amp.
Isso se traduz, entre outras características, em graves "frouxos", "médios" e "justos", como as três posições da chave.
Perceberá as diferenças em altos volumes, nas notas graves.
O controle "depth" em alguns amps tem a mesma funcção, na região grave. Pode ser que essa chave "damping" atue nos médios e agudos tb, tem que ver no projeto.
Abraços.
|
# jul/08 · Editado por: AugustoPedrone
· votar
foi duplicado, e apaguei essa.
|
Fernando de almeida Veterano |
# fev/09 · Editado por: Fernando de almeida
· votar
hardrock Minow makumbator AugustoPedrone
Caras, além da belissima explicação do Pedrone, para somar, vou deixar minha contribuição (foi o que eu entendi da explicação de um site - que eu não me lembro agora qual, assim que eu lembrar eu posto) ....
Imaginem um falante normal ... 1 - Agora imaginem se vc colocasse um travesseiro macio no falante (no papelão, na parte traseira)???? Seu som daria uma abafada, vc notaria diferenç no timbre ... 2 - Agora imaginem se vc colocasse uma massa de pão numa textura mais dura que o travesseiro no falante (no papelão, na parte traseira)???? Seu som abafaria mais ainda, vc notaria mais diferença no timbre ... 3 - Agora imaginem se vc colocasse um material (em massa) mais duro que a massa de pão anterior no falante (no papelão, na parte traseira)???? Seu som abafaria mais ainda (quase não teria movimento do falante), vc notaria muuuuuuuuuuuutia diferença no timbre ...
Concordo que nos itens acima eu exagerei nos exemplos mas loose, medium an tight fariam esses papéis (simulando eletronicamente. é lógico) no ampli ...
O damping tem a ver com a vibração (movimentação) do falante - inclusive para quem conhece de CANTO, tem um esquema de damping que tem a ver com a vibração das PPVV (pregas vocais).
Em amplis, costuma-se ter o parametro FDD (Frequency Dependent Damping) - "Amortecimento Dependente da Freqüência" - seria tipo amortecimento das vibrações do falante (que provamenmente ocorra em volumes alto, como o Pedrone disse) ....
Enfim, o damping muda o timbre, é só mexer lá e ver como vc acha melhor ....
|
Luiz_RibeiroSP Veterano |
# mar/13
· votar
Ressuscitando Na prática é o quanto de realimentação é aplicado no estágio de power do amp.
Isso significa que quanto maior a realimentação,mais distorção vai ser gerada?
|
# mar/13 · Editado por: Fernando de almeida
· votar
Luiz_RibeiroSP # Há 16 horas citar · votar · denunciar Isso significa que quanto maior a realimentação,mais distorção vai ser gerada?
Sim, mas isso é mais praticado no estágio de pré amplificação ...
No estágio de potência (power), uma realimentação, resultando em mais saída, pode ferrar com os falantes ... Na melhor das situações, provavelmente, vc teria uma distorção daquelas que ouvimos quando os falantes estão rajando antes mesmo de saturar a válvula/transistor de saída...
Na prática, os amplis que têm essa realimentação, a quantidade de sinal que é mandado pela realimentação é limitado para não rajar ou até mesmo ferrar o falante ...
|
# mar/13
· votar
Cuidado com os conceitos.
Uma realimentação POSITIVA ocorre quando o sinal realimentado está em fase com a saída...Exemplo...microfonia (microfone perto da caixa), apito de captador, etc. A realimentação POSITIVA tem pouca utilidade no nosso caso - ela é usada para osciladores por exemplo.
A realimentação NEGATIVA é quando o sinal realimentado está fora de fase com o sinal original, e é usada em grande parte dos amplificadores de áudio no intuito de melhor controlar o falante (damping) e melhorar suas características de resposta em frequencias, ruído e menor distorção quando limpo.
|
# mar/13
· votar
Fernando de almeida AugustoPedrone Valeu pelas respostas, pelas explicações entendi que o damping é controlado por uma realimentação negativa e caso o sinal de saída atinja um certo valor, a realimentação soma a entrada um sinal negativo para que a amplitude de saída não ultrapasse este um limite. vou pesquisar mais a respeito porque fiquei interessado no amp bugera 333 que possui uma chave com esta função.
|
# mar/13
· votar
AugustoPedrone
grande Pedrone .... Sempre polindo as respostas para termo um melhor entendimento ... Valew ...
mas só dando um desvirtuada rápida, e como vai a construção do meu Lemarc? E aquele lance das fotos que te pedi, já conseguiu tirar alguma????
ABR Fernando
|
# mar/13
· votar
Fernando de almeida
Te mandarei as fotos pelo email, na medida da construção.
Esse tópico sobre o "Damping" é bem interessante, acho legal se a discussão ficar focada no assunto, pois assim mantém o interesse do pessoal no tema que é muito importante.
|
# mar/13
· votar
mas porque existe uma chave para regular a atuação deste recurso? para ser ajustado caso mude de falante? imaginei este circuito parecido com um circuito comparador com amp-op.
|
# mar/13
· votar
Luiz_RibeiroSP
Sim, basicamente é um ajuste feito para casar a caixa com o amp, assim como o presence faz com os agudos.
Presence e depth (ou damping) fazem o casamento das características da caixa com o amp. É um EQ de power !
E sim, ele funciona como um amp-op, na válvula inversora (um amp -op valvulado).
|