Utilização de Ampli no palco.

    Autor Mensagem
    Fábio Goll
    Veterano
    # mai/08


    Pessoal, estou passando por um dilema no mínimo interessante.

    Eu pego meu equipamento em casa, timbro ele no quarto do PC, o som fica excelente.

    Eu já timbro com o volume próximo ao utilizado "ao vivo", pra tentar simular o timbre em volumes altos.

    Mas, quando chego na igreja, puts, fica totalmente diferente, conforme eu vou aumentando o volume, os agudos vão aumentando, fica insuportável, e eu testei com 2 pedais de drive,
    e até as simulações de ampli do meu amplificador e todos ficam bem agudos.

    Ontem consegui controlar um pouco deixando o agudo do ampli em 9hrs, e que em casa eu uso em 13/14 hrs. Mas não é a mesma coisa.

    Algumas considerações/dúvidas:

    - Na igreja tem suporte pros amplis que os deixam inclinados, o que deixa o "tiro" do meu ampli bem no meu ouvido, é certo utilizar assim? O falante em direção a cabeça?

    - Uma caixa de retorno fica com o "tiro" em direção ao fundo do meu ampli, o que na minha opinião está influenciando no meu timbre.
    Nesse retorno só sai o vocal, violão e teclado.
    Será que adiantaria fechar o meu combo 1x12 com madeira?? (closed-back).

    - Os amplis são todos microfonados (guitarras) ou ligados em linha (baixo, teclado, violão) e servem apenas para retorno de palco e ficam voltados para a batera para não "vazar" para o PA.

    Desculpem o texto longo...

    shoyoninja
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bixo a acústica de uma igreja é COMPLETAMENTE diferente da acústica do seu quarto.

    A inclinação do ampli tem um certo efeito sim, pois as frequências agudas são direcionais. Se você apontar diretamente para seu ouvido, teoricamente elas aumentariam de volume.

    Fechar o seu combo alteraria ainda mais o timbre dele, principalmente os graves/médio-graves. Não faça isso não. Pode sim ter alguma influência o retorno apontado para seu ampli, mas não deve ser grande.

    A acústica faz toda a diferença, e não há meios de você obter o mesmo som que tem no seu quarto na igreja sem alterar a equalização e talvez até alguns efeitos como delay, reverb e chorus.

    Aliás, uma das razões de existir equalização, entre muitas outras, é a de compensar diferenças acústicas de locais diferentes.

    O que você pode fazer é ir um dia na igreja só para fazer isso, sem ninguém lá, e ir timbrando e percebendo as diferenças.

    Fábio Goll
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    shoyoninja
    Bixo a acústica de uma igreja é COMPLETAMENTE diferente da acústica do seu quarto.

    Não tenho dúvidas disso, só quero tentar "amenizar" essa diferença, quero chegar no timbre que tiro em casa.

    Final de semana eu vou tentar sair um pouco do tiro do falante e criar uma configuração só para a igreja pra ver como fica.

    No início eu achei que era questão de volume, mas depois q eu comecei a timbrar em volumes altos em casa, percebi que era a acústica mesmo.

    Obrigado.

    Cristovo83
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Já aconteceu isso comigo também, rola uma frustação tremenda... Faça como nosso amigo shoyoninja disse: O que você pode fazer é ir um dia na igreja só para fazer isso, sem ninguém lá, e ir timbrando e percebendo as diferenças.Mais não se esqueça de passar com a banda. No conjunto todo que você vai perceber as nuances pra uma melhor equalização.( Igreja cheia, posicionamento do amp, etc...)

    DotCom
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    - Na igreja tem suporte pros amplis que os deixam inclinados, o que deixa o "tiro" do meu ampli bem no meu ouvido, é certo utilizar assim? O falante em direção a cabeça?

    o shoyoninja esplicou bem. os agudos são muito direcionais.
    se você timbra em casa com o ampli reto, mantenha ele assim no palco. ou então, passe a timbrar com ele inclinado.

    Zeraus
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Fábio Goll
    É por essas e outras que a passagem de som tornou-se uma prática comum entre aqueles que fazem apresentações de música.

    Diino
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    sempre mande seu roadie (aeuiaeohiuaehe) passar de som antes do show, 1 dia antes, 1 hora sei la.
    e garanta q ninguem vai mexer na equalização enquanto vc estiver fora.
    o som nunca fica igual. um quarto fechado tem caracteristicas diferente de uma igreja q tem caracteristicas diferentes de um lugar aberto...

    um lugar aberto perde bastante os graves
    um quarto fechado da ênfase aos graves.

    o bom de tocar em igreja é q nao precisa usar reverb...
    :P
    aehoiuheaoiueahoiuaehae

    Fábio Goll
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Diino

    rsrsrs

    A gente passa o som...

    90% dos meus problemas citados se resolveram tirando os ouvidos do tiro do falante do ampli... =)

    Liro_Points
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fábio Goll
    não tem como vc timbrar ele no mesmo volume e lugar em que vc toca???
    é a melhor solução...

    gucrispim
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Axo q a melhor solução é coloca-lo direto e reto no chão! os graves vão la pro alto!

    georginho_gallagher
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fábio Goll

    90% dos meus problemas citados se resolveram tirando os ouvidos do tiro do falante do ampli... =)

    acho q agora só falta encher a igreja de tapetes, hehe

    Fábio Goll
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Liro_Points
    não tem como vc timbrar ele no mesmo volume e lugar em que vc toca???
    é a melhor solução...


    O volume é o mesmo, a acustica do local é que muda o som...e muito...

    Exemplo (quando o cara abre a porta):




    gucrispim
    Axo q a melhor solução é coloca-lo direto e reto no chão! os graves vão la pro alto!

    Pode ser também, mas pra microfonar é mais chato...rsrs
    Como eu não fico mais no "tiro" do falante, não faz muito diferença, acredito eu. Em casa eu não uso no chão também.

    georginho_gallagher
    acho q agora só falta encher a igreja de tapetes, hehe

    O som fica bom...pra quem está na frente do pa...não pra gente atrás...rsrsrs

    FelipeMassa
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Ja experimentou usar uma 4x12 com vintage 30 ? vai ter uma quantidade de graves de sobra. Liga seu ampli numa dessas, acho que vale mais a pena do que investir em potência de ampli.

    BubaLaux
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Tudo muda... se no teu quarto tiver roupeiro, moveis de madeira, carpete, cortina, livros etc... isso vai matar os agudos e abafar seu som. Se vc passar o som no local vazio , depois que o lugar encher o som já vai estar diferente, pois o clima do lugar muda... a umidade do ar das pessoas respirando num pub cheio de fumaça... o legal é justamente isso vc nunca conseguirá tirar o mesmo som.. hehe... acertar o timbre é uma arte...

    Seria legal vc conseguir um pedal Equalizer. Daí vc aumenta as frequências médias e graves que faltam e corta melhor os agudos

    Blackus
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    tenta colar um pedaço de papel ou mesmo alguma fita na tela na frente da bolinha do falante, acho que tampa um pouco dos agudos mais "pontudos"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Utilização de Ampli no palco.