Caixa com 2x12 Novik

    Autor Mensagem
    HYBRID PRS
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: HYBRID PRS


    vou montar uma caixa para breve colocar um amplificador cabeça de tomate... mas não entendo nada de eletronica, preciso entender??? ja peguei esquemas de como fazer a caixa, mas com o que vou ligar a caixa no amplificador???

    obs: é uma boa esse amplificador???

    marcioguita
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Por Que Novik?

    HYBRID PRS
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: HYBRID PRS
    · votar


    por que achei um dos alto falante mais barato...

    dúvidas:

    1) os alto falantes tem que ter alguma ligação para ligar o amplificador, o plug P10, que ligação, placa sei la, o que colocar ali atraz da caixa???

    2) vou comprar 2 alto falantes da Novik de 8 ohm de impedância, quer dizer que vai somar 16ohm ou é 8ohm mesmo???

    3) aonde comprar cantoneiras, aquele ferro que voce coloca dos 2 lados para transporte e tela para proteger os falantes???

    Sprakudenu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    HYBRID PRS

    1) Os alto falantes ligam-se ao amplificador por meio de cabo paralelo 2x1,5 com jacks P10 nas pontas. Dentro da caixa, vc pode ligar os falantes no jack fêmea de saída ou direto no cabo com uma ponta P10 para o ampli.

    Em geral a ligação fica: falantes-jack da caixa-cabo-jack do ampli.
    Mas também pode ser: falantes-cabo-jack do ampli.

    2) A impedância que vai para o ampli é a RESULTANTE da ligação entre os falantes da caixa:

    Dois falantes de 8ohms em série (positivo de um ligado ao negativo do outro) = 16ohms resultantes.

    Dois falantes de 8ohms em paralelo (positivo com positivo e negativo com negativo) = 4ohms resultantes

    3) As cantoneiras vc acha no MercadoLivre (estilo Fender). O tecido ortofônico também, mas em opções limitadas.

    Abs.

    tomarock
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    cara.... nao compra esses falantes nao !! nao muito muito fracos! nao aguentam de jeito nenhum.... eh melhor fazer a caixa 2x12 e comprar soh um alto falante melhorzinho... dai mais pra frente, pega outro. o foda que melhorzinho ja eh uma boa grana... mas eh oq recomendo!
    tive uma pessima experiencia com esse falante quando fui montar uma caixa pro meu head... acabei no fim das contas optando por uma caixa 2x12 da meteoro pela facilitaçao de pagamento... e eh um produto que atende às minhas necessidades.
    flw, e boa sorte

    HYBRID PRS
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: HYBRID PRS
    · votar


    legal a opinião de voces, mas não entendi a parte da impedância... por que de um jeito soma e de outro diminui, pode me explicar melhor???

    lembrando: não sei nada...

    mais uma dúvida... toco mais onde eu moro (apartamento) do que ensaio, com 2x12 da para tocar em volumes baixos ou só da pra quebra vidro??? se só sair som legal em volume muito alto ja vou desistindo...

    em relação ao Novik ser ruim, ai ja complica pra mim, pois ja encarece mais, daqui a pouco o que eu vou gastar pego um Peavey Bandit...

    Sprakudenu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    tomarock
    Cara, eu fiz a mesma coisa que você. Comprei a caixa Meteoro pq parcelava em 6x no cheque.

    Depois que terminei de pagar, juntei mais uma graninha, vendi os falantes dela (que não são tão ruins como o pessoal fala) e peguei um par de Eminence 125.
    Deu uma melhorada substancial tanto no volume quanto na qualidade da distorção. Recomendo mesmo.
    Com o valor da venda do par de falantes Meteoro deu prá pagar metade do par de Eminence, então, no final das contas, não investi tanto.

    Abs.

    tomarock
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Sprakudenu
    eh ... eu penso tbm em fazer isso mais pra frente...
    o negocio eh que agora , no momento, nao sinto nenhuma necessidade de fazer isso.
    a caixa eh resistente e eu gosto do somzao e do grave que os falantes tem. To muito satisfeito... mais pra frente.. mas bem mais pra frente msm eu pego uns eminence ow celestion e faço oq vc falou...
    quanto vc vendeu o par de falantes ???

    Sprakudenu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    tomarock
    Gravão a caixa tem mesmo (ainda que um pouco frouxo), mas o que me incomodava era a distorção muito "granulada" de médios e agudos que os falantes geravam. Eu tinha que regular o amp (Giannini TS3) pelas limitações do falante, por isso procurei os Eminence e esse modelo que escolhi lida muito bem justamente com as freqüência que me desagradavam no Meteoro.
    Mas não são esse lixo que o pessoal costuma afirmar. Não é o falante custom shop, mas é melhor que muito oversound ou staner da vida.

    Vendi por 180 o par (no desespero, pq já tinha pago os Eminence. Com paciência acho que consegue um pouco mais.)

    Abs.

    HYBRID PRS
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: HYBRID PRS
    · votar


    repetindo... toco mais onde eu moro (apartamento) do que ensaio, com 2x12 da para tocar em volumes baixos ou só da pra quebra vidro??? se só sair som legal em volume muito alto ja vou desistindo...

    isso é o cabo paralelo de ligar na caixa???
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-70048742-cabo-de-caixa-paralelo -2-x-250mm-cristal-_JM

    bom vou tentar ve se alguem me ajuda... estou vendo esse Novik de 75W, como vou pegar 2 vai ser 150W certo??? (ou estou errado), eles são de 8ohm, como vou ligar no ampli que aceita 4 e 8ohm???

    http://www.casacenter.com.br/site/detalhes_produto.php?cod_sec=7&cod_c at=46&cod_pro=150

    Slowhand-
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Slowhand-
    · votar


    O que te falaram aí em cima está errado. É justamente o contrário do que foi exposto.

    Então tá, editei.

    Só espero que você tenha certeza do que tá falando hehe

    HYBRID PRS
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    a ta, mais alguem concorda???

    Sprakudenu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    HYBRID PRS
    Com dois falantes de 75w vc terá um caixa de 150w SIM! O que te falaram aí em cima está errado. É justamente o contrário do que foi exposto.

    O cabo é esse mesmo, só que está vendendo sem os plugues P10.

    Esses falantes vc vai ligar os dois positivos juntos e soldar no tip (perninha) do jack fêmea da caixa. Depois vai ligar os dois negativos e vai soldar no ring (anel) do mesmo jack. Depois é só pegar o cabo (já com os jacks P10 machos soldados) e plugar na saída 4ohms do ampli.

    A sensibilidade desses falantes é baixa (93db), vc pode usar essa 2x12 prá volumes domésticos sim.

    Abs.

    HYBRID PRS
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    cara valeu, ta salvando minha vida rs...

    wiskeria
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Tem um detalhe, aqui o pessoal fala dos falantes novik, mas não são estes novos, são os antigos que eram usados nos amplificadores valvulados que eram fabricados aqui no Brasil.
    Estes novik antigos são da linha instrumentos musicais e são bons, vc pode encontrar eles usados e mais baratos que estes neo novik que não são para uso de guitarras e provavelmente não terão um som bom.
    Para achar estes novik antigos procure em lojas que fazem reparos em auto falantes e pessoas que trabalham com sonorização, vc pode achar um bom par nesta busca e com resultados melhores que os falantes da meteoro.

    HYBRID PRS
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    valeu...

    HYBRID PRS
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    alguem sabe a média que fica para um marceneiro fazer uma caixa??? (só a parte da madeira)

    Badoe
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    HYBRID PRS
    E ai irmão. Entra em contato com o Lucas, ele faz caixas.
    lukharp@hotmail.com

    HYBRID PRS
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: HYBRID PRS
    · votar


    ja mandei fazer, quando pegar ela posto resultados...

    queria saber outra coisa... tem muitos alto falantes sendo vendidos por ai de vários tipos, como vou saber se fica ou não bom para guitarra???

    Sprakudenu
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    HYBRID PRS
    Cara, prá vc ter uma noção, um alto-falante bom de guitarra é aquele que destaca bem (sem distorcer) as freqüências do instrumento.

    Geralmente esses alto-falantes nacionais genéricos "prá instrumentos musicais" vão te dar graves frouxos, médios apagados e agudos distorcidos. Se for de som automotivo, pior ainda.

    Veja se encontra algum par Meteoro (que eu ainda acho que se saem razoavelmente, mas com pouca qualidade de agudos) ou Novik antigos (década de 70).

    Um par de Eminence (excelentes, made in USA) sai por 370 reais, com frete.
    Abs.

    HYBRID PRS
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    a loja www.casacenter.com.br é confiável??? alguem ja compro lá???

    HYBRID PRS
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: HYBRID PRS
    · votar


    bom vamos ver se eu entendi... ja estou com a caixa aqui (só a madeira por enquanto), então eu preciso só de um jack femea??? é que eu vi uma com 2 jacks femea atraz, como vou pegar 2 alto falantes de 8ohm pra virar 4ohm eu vou soldar os fios dos 2 alto falantes positivo em 1 perninha desse jack só???

    HYBRID PRS
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    bom estou com os falantes aqui, mas eles não tem fio nenhum, só tem 2 peças para soldar algum fio ali... qual fio é esse???

    marcioguita
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Qualquer projeto deve-se pensar em maxima transferencia de energia . Só casando a impedancia da caixa com a saída do ampli vc consegue isso. caso contrario o sistema irá transformar energia sonora em calor se for 8 coloca dois de 4 em serie se for 4 coloca 2 alto-falantes em paralelo.

    HYBRID PRS
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    e quanto ao cabo que especifiquei, qual cabo que eu coloco nos falantes???

    boleterodectba
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pelo q vejo que vc nunca viu a ligação de um auto falante...
    Na boa mande um técnico ligar isso para vc senão vc vai acabar fazendo besteira e pode estragar o amp ou falantes, se vc ligar errado o falante tocará ao contrário, se vc não respeitar a impedãncia certa entre caixa e amp poderá estragar o amp.
    Pesquise um pouco de eletrônica básica pelo google que pode ajudar para futuros projetos, mas leve isto para quem entende ligar para vc.
    Gambiarra custa caro se vc fizer errado.

    HYBRID PRS
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: HYBRID PRS
    · votar


    to pensando em pedir um conhecido para ligar os fios para mim, mas preciso saber qual fio que vai ali soldado nos falantes para eu comprar... alguem sabe???

    HYBRID PRS
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cabo paralelo serve para ligar falantes??? preciso de 4 cabos para ligar 2 alto falantes em um jack femea???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa com 2x12 Novik