Duvida de clone do rectifier

Autor Mensagem
puNK_pAuL
Veterano
# fev/08


Ae galera,

eu vou encomendar um amp com as seguintes caracteristicas:

-canal high gain baseado no high gain do mesa boogie rectifier.
-canal clean
-18w
-4 12ax7 no pré
-2 el84 no power
- falante 12" Eminence GB12

eu gostaria de saber se alguem me indica a trocar algo
eu toco numa banda de hardcore e gostaria de um amp simples, sem saida pra headphones, saida para caixas, loop, etc.

obrigado

lemingue
Veterano
# fev/08
· votar


Acho que um loop em série seria uma boa. Se quiser um dia colocar efeitos/rack é o melhor lugar para pô-los. Distorção acho que será a do amp mesmo né...

Sprakudenu
Veterano
# fev/08
· votar


puNK_pAuL
Será que não seria melhor um pouco mais de potência?

18w prá uma banda de hardcore... sei lá, parece que vai faltar se quiser fazer um show.
Mas pode ser que fique bom, só experimentando mesmo.

Boa sorte, abs.

puNK_pAuL
Veterano
# fev/08
· votar


lemingue
será que fica bom com um eq no loop?
Sprakudenu
eu só utilizaria ele em ensaios com o baixista e com o segundo guitarrista.

emaniox
Veterano
# fev/08
· votar


pega dois falantes de 12, isso vai te dar mais volume e talvez mais graves.

No loop vc pode colocar um chorus, fica muito bom com distorção.

Peça tambem uma saida do preamplificador caso nao peça o loop, pq assim vc pode usar o pré com alguma outra potencia, caso precise de mais potencia.

lemingue
Veterano
# fev/08
· votar


puNK_pAuL
será que fica bom com um eq no loop?
Fica.

puNK_pAuL
Veterano
# fev/08
· votar


emaniox
dois falantes encareceria muito =\

wiskeria
Veterano
# fev/08
· votar


Se vc quiser qualquer aparelho mesmo handmade ao estilo mesa vai sair bem caro, pois tem um esquema complexo de se montar.
18W vc praticamente não terá som limpo e sim crunch, para isso é preciso que o amp tenha cerca de 30W.
EL84 é uma valvula bem diferente das que o mesa usa 5881 ou 6l6, então não espere um som idêntico ao mesa.
A principio é isso...

puNK_pAuL
Veterano
# fev/08 · Editado por: puNK_pAuL
· votar


wiskeria
mais o som vai mudar muito sem as valvulas el84 em vez de 6l6?
mais em vez de colocar 6l6 teria que colocar 6v6 certo?
qual seria a diferença no timbre?

puNK_pAuL
Veterano
# fev/08
· votar


alguem?

puNK_pAuL
Veterano
# mar/08
· votar


alguem?

t_uriel
Veterano
# mar/08
· votar


Cara.. se vc vai pegar um amp tipo "Mesa Boogie Rectifier", deixar ele em 18 watts é muito pouco. Vai faltar... talvez valha fazer um com 30, 50 watts e talvez algum mecanismo de atenuar a potência pra poder usar em volumes mais baixos.

Calanzares
Veterano
# mar/08
· votar


Vai fazer o amp faz direito porra.

18W e 1x12?

Pelamordedeus.

monty
Veterano
# mar/08
· votar


puNK_pAuL
mais o som vai mudar muito sem as valvulas el84 em vez de 6l6?
mais em vez de colocar 6l6 teria que colocar 6v6 certo?
qual seria a diferença no timbre?


Se quiser um timbre mais na linha do rectifier vai precisar usar 6L6, mesmo. Um par delas dá 40-50W. Vai sair mais caro, pq as 6L6 são mais caras que as EL84 e o transformador tb é razoavelmente mais caro.

Pra usar 6V6 o transformador vai ser provavelmente o mesmo das EL84, mas vai cair no mesmo problema do timbre.

Olha, no fim das contas, talvez com EL84/6V6, apesar de mais barato o timbre fique mais ao seu gosto, quem sabe? É difícil dizer sem ter o amp pronto. O que tem que decidir mesmo é se a pouca potência vai te servir.

Boa sorte.

puNK_pAuL
Veterano
# mar/08
· votar


monty
Calanzares
eu quero algo nao muito potente mesmo, só pra tocar em casa.

wiskeria
Veterano
# mar/08
· votar


Pense assim, se vc quer um clone de mesa com baixa potência vc vai gastar no mínimo 2.000 reais.
O mesmo clone de mesa com 50W vai sair 2.400 reais.
Preço só de exemplo, pois acredito que clone de mesa seja mais caro que isso.
O caro é o amplificador hi-gain em sí, o esquema de pré amplificação é complicado e mais caro por isso, se vc fizer com mais potência aumenta pouco do valor final.
Faça com duas 6l6 e seja feliz em qualquer volume.
Eu particularmente não curto amps hi-gain, prefiro amps vintage.
Existe a opção da 56inc que faz o pré do mesa valvulado em formato de pedal e vc espeta em qualquer amplificador, isso custa uns 800 reais eu creio, se te interessar procure no google por 56inc.

puNK_pAuL
Veterano
# mar/08
· votar


wiskeria
eu ja vi esse 56inc ai ;D
o problema é que eu tenho só 1500 para gastar em um amp =\
com 6v6 ou el84 vai ficar MUITO diferente o timbre do que com 6l6 (além da potência)?

zaqueu_grunge
Veterano
# mar/08
· votar


puNK_pAuL
A diferença vai ficar marcante quando usada em altos volumes...
Como o seu amp tem baixa potência, vai precisar usar ele em volumes altos.
Ou seja, vai ter bastante diferença sim.. Não vai deixar de soar moderno, mas vai ter diferença. Mas talvez seja interessante, um Rectifier "marshallizado".

Talvez seja viagem minha, mas acho que vai soar como o Mesa Stilleto.

Sprakudenu
Veterano
# mar/08
· votar


puNK_pAuL
O fato é: não será um "clone" de Mesa.

Clone seria construir o amp com as mesmas especificações do original.

Como vc vai mudar algumas coisas, o timbre não será o mesmo. Vc terá um amp baseado em rectifier, e o resultado só vendo o produto final. O resto é especulação.

Abs.

puNK_pAuL
Veterano
# mar/08
· votar


zaqueu_grunge
Sprakudenu
vlw... mais o que eu gostaria de saber, é o que iria mudar no timbre

abraços

lemingue
Veterano
# mar/08
· votar


puNK_pAuL

Olha... esse lance de querer amp pequeno (potência), ainda mais clone de rectifier, com a desculpa de que o som não fica bom com volume baixo e etc... acho uma furada. Uso um de 100 bem baixinho e já fica muito bom. Melhor que qualquer SS, híbrido, pedalzinho, simulador e etc.

Se quer som de mesa/boogie tem que ser 6L6 mesmo, ou seja, mais que 18W.

Pega um amp de 30-50W que tu tem um amp pra fazer qualquer coisa. Um de 50 de preferência e um bom falante de 12" pelo menos.

Se quer um ampzinho com som "próximo" de um Mesa, com pouca grana, note, se o motivo for grana, pode até fazer esse que tu queres, mas acho que não vale a pena. Com essas coisas, pelo menos por enquanto, não tem milagre não. Cada uma tem o seu preço.

Falou...

Sprakudenu
Veterano
# mar/08
· votar


puNK_pAuL
vlw... mais o que eu gostaria de saber, é o que iria mudar no timbre

Sprakudenu
e o resultado só vendo o produto final. O resto é especulação.

Dificil de dizer como soará um circuito rectifier com 2xEL84 de saída.

A Leadvox fazia (não sei se faz ainda) um ampli hi-gain em formato combo 1x12 de 30w se não me engado e era nessa faixa de preço que vc citou. Chamava-se Little Tank.

Abs.

puNK_pAuL
Veterano
# mar/08
· votar


mais uma dúvida, será que eu preciso de um controle de presence, levando em conta que eu vou usar um eq no loop?

lemingue
Veterano
# mar/08
· votar


puNK_pAuL
mais uma dúvida, será que eu preciso de um controle de presence, levando em conta que eu vou usar um eq no loop?
Precisar não precisa, mas que é bom é.

puNK_pAuL
Veterano
# mar/08
· votar


lemingue
mais as frequencias abrangidas (nao se se se escreve assim auheauae) no knob de presence nao vao ter no equalizer?

lemingue
Veterano
# mar/08
· votar


puNK_pAuL
mais as frequencias abrangidas (nao se se se escreve assim auheauae) no knob de presence nao vao ter no equalizer?

Nem sempre, além disso, é muito mais fácil mudar o timbre só girando um botão.

Além de possuir muitas frequências, esse equalizador ainda dever ter um controle do Q (é uma sigla em inglês), básicamente é o quanto do som vai ser afetado em determinada frequência.

Dos amps que já tive, os que mais gostei eram os que tinham um controle de frequência (contour, presence ou como quiser chamar). Simplificam muito as coisas e, se quiser, pode dispensar o uso de equalizadores extras (isso quando seu amp já tem o "bass, middle e treble").

Caique_Vita
Veterano
# mar/08
· votar


Gente, não vejo tanto problema em pegar um ampli de 18w valvulado, provavelmente vai tirar ótimos timbres de crunch.
Se for tocar em alguma casa de show o bar que seja grande os caras q microfonem o ampli...

puNK_pAuL
Veterano
# abr/08 · Editado por: puNK_pAuL
· votar


então ficaria mais parecido com o timbre dos rectifier com um par de 6l6 na saida?
to em duvida entre 6l6 e el84 =\
qual seria a diferença no timbre?

puNK_pAuL
Veterano
# abr/08
· votar


ninguem?

Fábio Goll
Veterano
# abr/08
· votar


puNK_pAuL
então ficaria mais parecido com o timbre dos rectifier com um par de 6l6 na saida?
to em duvida entre 6l6 e el84 =\
qual seria a diferença no timbre?


Mas é obvio que vai ficar mais parecido, os originais vem com 6l6.

A diferença: bom eu nunca tive amp com el, mas basicamente as 6l6 são mais cristalinas e tem mais punch do que as el.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida de clone do rectifier