O que vem a ser um retificador?

    Autor Mensagem
    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jul/07


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Retificador

    Não entendi porra nenhuma, alguem me explica o que é, e pra que funciona?
    Eu achav que Rectifier era modelo de amplificador da Mesa Boogie e só. Acho que eu tava redondamente errado.

    lukeswall
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ó
    tem dois tipos básicos de corrente elétrica, direta (DC) e alternada (AC). a alternada é a da tomada, a direta é a da pilha. um retificador faz a corrente alternada ficar direta.

    o rectifier da mesa/boogie tem esse nome por ter opção de retificação por válvula ou por transístor. pra mim, isso não dá uma diferença justificável, já que pra mim som de rock (que é o que eu quero) é o som do plexi, e o plexi tem retificação por transístores, assim como a imensa maioria dos amplificadores valvulados.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    e o plexi tem retificação por transístores, assim como a imensa maioria dos amplificadores valvulados.

    Ah, então isso não é uma coisa ruim?

    Legal!

    lukeswall
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    a diferença real de se usar uma válvula pra retificação só aparece quando você faz o amplificador trabalhar próximo de sua potência máxima. quando se faz isso, acontece o que se chama de "sag", que é uma variação para "baixo" na voltagem do amplificador. isso causa um efeito parecido com a compressão, mudando a dinâmica de resposta do amplificador. esse efeito acontece porque a válvula perde eficiência quando o sinal é muito forte, o que não acontece com os transístores. esse efeito de "sagging" também acontece em amplificadores com retificadores transistorizados, mas de uma forma diferente e que eu não conheço muito bem. não que eu conheça nada de amplificadores muito be, claro, só sou curioso. :)

    pra conferir o som de um amplificador com válvula no retificador, é só ir atrás de gravações com o rectifier (claro que às vezes eles vão usar os transístores, já que há a opção, mas nunca se sabe) e com o AC30, da Vox.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original