Cignus SA-2ab e Ciclotron DBS-720-alguém pode ajudar?

    Autor Mensagem
    henriqueeletro
    Veterano
    # mai/07


    Por favor estou com esse cignus e ciclotron com o mesmo defeito....
    Eles funcionam mas o volume está muito baixo mesmo com volume no máximo. Alguém pode ajudar-me...
    Obrigado...

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    henriqueeletro
    O seu relato é muito vago.Primeiro, dois amplis com o mesmo defeito?Coincidência, não?Volume baixo?Ligado como?Com o que?Que caixas?Com mesa ou com pré?Direto?Faça uma descrição detalhada de como ligou, tanto na entrada como na saida.Senão não dá pra ajudar...Fica tipo "estou com dor de cabeça, o que pode ser?"[]'s

    henriqueeletro
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    carlos adolphs o amplificador cignus eu coloco um microfone
    convencional e ligo uma caixa de 6 ohms (dessas de aparelho de som) só
    para teste. As tensões da fonte estão normais. Troquei o ci TL 071 dos dois canais. Fiz isso porque os transistores de saída não possuem VBE (tensão
    de base emissor de 0,6v). Eles não estão atuando.
    Possuo zero volt nas saídas, portanto sem dc nas caixas...
    É por aí....dá para ter um começo?
    Obrigado...

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    henriqueeletro
    Começa, sim, pois em primeiro lugar esses amplis(os dois)Não tem sensibilidade para vc colocar um microfone diretamente.Por isso o som baixo.Na realidade eles devem estar bons.Há necessidade de colocar um mixer, mesa de som ou pré amplificador que forneça no mínimo 0,77V(0,55V para o Cignus) de saída.O seu microfone deve dar no máximo 30 milivolts ( 0,003V).Portanto, está faltando o pré.São powers de PA(sómente a etapa de saida de um sistema).[]'s

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    henriqueeletro
    Uma caixa de 6 ohms? Dá uma olhada no manual do Cygnus e veja o que fala a respeito. Cuidado pra não estragar essas potências, usa uma mesa ou mixer.
    Valeu.

    henriqueeletro
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Carlos Adolphs, injetei um sinal de pré de um rádio cd, desses portáteis, que sai lá do phone de ouvido e funcionou. Tenho uma dúvida ainda: porque os transistores de saída em Vbe apenas acusa 0,19 volts? A tensão de 0,77(0,55v para o Cignus) que você fala é a que vem do pré? Ela que é a responsável para o ci TL 071 atuar? No painel do Cignus tem dois leds (um ao lado do outro) que marcam 0DB e outros dois que marcam +6 logo acima. Eles atuarão somente com volume no máximo? As caixas necessitam ser acima de 8 omhs? Em relação a Vbe, penso que, se não estiver em 0,6v, não está em funcionamento adequado, como em todos os transistores.
    Obrigado...

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    henriqueeletro
    Pode não ser como vc está pensando.Se os transistores de saida forem Hexfet isso já não vale(os 0,6V).As voltagens que citei são para excitar os amplis à pleno.O led 0 dB acenderá quando esse nível estiver presente na entrada e o volume no máximo, o +6dB será aceso quando esse nivel for excedido, atingindo o "clipping"(durante o funcionamento é normal o acendimento dele devido aos picos, de maneira intermitente, só não pode ficar fixo, sob pena de danificar o estágio final).As saídas são de 4 ohms ou seja, vc pode conectar uma caixa de 4 ohms ou duas caixas de 8 ohms em cada.Não se preocupe com a Vbe, pois conforme o circuito pode ocorrer o mascaramento da medido, sendo necessário colocar todo um aparato de ligações e resistores de carga corretos para que a medida seja perfeita.Ainda mais que se trata de alimentação simétrica.O TL071 não é o responsável direto por ela e sim o transistor de compensação de temperatura.Melhor deixar quieto.Se o som está normal agora, está tudo OK![]'s

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    henriqueeletro
    Pelo que me lembro do painel do Cygnus tem mais led's, e o último só atua quando ele estiver no pico. Quanto as caixas lembro que só podem ser usadas com uma só impedância, não lembro se 8 ou 4 ohms.
    Abraço.

    henriqueeletro
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Carlos Adolphs, agradeço pelas dicas. Usei uma mesa e testei o Cignus e o Ciclotron e deu tudo ok. Entreguei para o cliente e pedi para usá-las e caso aconteça alguma coisa que retornem. O "clipping" então, pode-se dizer, que é um aviso que existe uma corrente em excesso no aparelho podendo causar danos na saída? Fato curioso (ao menos para mim) que não tenho prática com potência é que os aparelhos de som convencionais são bem diferentes (funcionamento) dessas potências. Eis aí minha dificuldade. Vou ter que procurar algum curso para fazer sobre o mesmo.
    Em tempo, se precisar de alguma ajuda estarei a disposição. A propósito você é de que cidade? Trabalha com consertos?
    Até...

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    henriqueeletro
    Até, Henrique!Sou de Canoas-RS, até conserto umas "cozitas", mas na realidade tenho um estúdio e uma equipe de PA.[]'s

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    henriqueeletro
    O clipping é excesso de sinal na entrada, fazendo o ampli ceifar o sinal de saída, que pode entrar em uma área destrutiva de funcionamento.[]'s

    henriqueeletro
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    luiz_sjrp, obrigado pelas dicas, consegui resolver a situação, com ajuda também do colega carlos adolphs. Se precisar de alguma ajuda estarei a disposição.
    Até...Você é de onde? Trabalha com consertos?...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cignus SA-2ab e Ciclotron DBS-720-alguém pode ajudar?