Autor |
Mensagem |
Lynard Veterano |
# set/03
Galera, a maioria do pessoal aqui que tem banda, já deve ter tocado em algum show com um palco grande cujo o retorno é muito ruim, ou seja, não a retorno, eu por ex: abrimos o show do oficina sábado passado dia 20, e eu estava todo contente que o som seria bom e não sei la mais oque, só que o lance é o seguinte, os caras do oficina tinham retorno no ouvido tipo um ponto ou fone, e quando nós fomos tocar nos complicamos legal, eu não ouvia nem o chimbal da batera, isto é, eu só ouvia a minha guitarra, eu gostaria de saber se ésta idéia que eu tenho é boa, tipo comprar ou mandar alguém que entenda de eletrônica fazer um transmissor fm de baixa potência, e colocá-lo na saida da mesa, e comprarmos uns radinhos de fone pequenos como se fossem um receptor e sintonizarmos eles para nos ouvirmos individualmente melhor, porque vocês sabem, é um horror o preço de um ponto ou um retorno de ouvido profissional. Oque vocês acham, se está idéia não for boa falem, e se alguém souber de algum outro lance diga que será bem vindo, valeu.
|
mazza Veterano |
# set/03
· votar
com um transmissor de baixa potência, vc corre o risco de pegar muita interferência, basta ver o número de celulares na platéia, já toquei com microfone sem fio para a voz, que na hora do show (+ ou - umas 1.300 pessoas)deu zica por causa desses aparelhos, a interferência é muito grande... então, naum dá pra confiar..como retorno, ainda acho melhor o sistema de caixa de retorno no palco, com uma mesa de som decente e um bom técnico de som, infelizmente naum tenho uma idéia melhor, se alguém tiver, também tenho interesse em saber...
|
maggie Veterana |
# set/03
· votar
Lynard
É verdade o que o mazza falou, dá uma chiadeira muito grande! Outra opção seriam aqueles transmissores que vêm com algumas TVs, o som vai direto pro fone.
Mas infelizmente o retorno é o mais confiável mesmo.
|
MKazan Veterano |
# set/03
· votar
Lynard
se o palco não for muito grande vcs podem montar ou pedir para alguém que manje de eletronica, vários mini-amps para fones de ouvido (um para cada integrante da banda).
na saída da mesa, vcs colocam (pede pro cara fazer tb) um divisor para que o sinal seja dividido entre cada um dos mini-amps.
aí vcs compram fones de ouvido desses de walkman e fazem uma extensão (facinho de fazer).
se o palco não for muito grande, já quebra um galho.
tem o inconveniente dos fios, mas vc pode, por exemplo, trançar com os cabos da sua guitarra para fazer menos "bolo" no palco.
|
Willian Camacho Lopes Veterano |
# ago/05
· votar
gente se liga no misterio, preciso um monitor de ouvido ou um retorno de ouvido como é mais conhecido, pra usar na igreja, então não precisa ser um "shure ou um outro "profissional", pode ser um semi profissional, so pra quer um galho mesmo, quero um 3 B - Bom, Bonito, e Barato, alguem tem alguma dica? e falem o preço tb, se não for pedir de mais.
se tiverem uma segestão mandem-me um e-mail- willianlopes75@hotmail.com
deste ja valeu... obrigado.... tchau.....ate +...bay..... fuii.... to indo..... agora eu vou.... então fui.....ate +.... fui......
|
Michael Vlcek Veterano |
# ago/05
· votar
foi! aleluia.
;-)
|
DANIEL_TUBES Veterano |
# ago/05
· votar
Tira o escorpião do bolso ...hahaha
Uma solução seria o sistema Power Play, mas o custo dos fones é um poquinho elevado, a vantagem é garantido e não corre o risco de interferencias externa. Mas enfim é melhor do que quebrar a cabeça com ideias que não vão dar certo.
Falow.....
|
JG Master Veterano |
# out/07
· votar
Pessoal, parece que o tópico não é acessado faz algum tempo, mas gostaria de pedir uma ajuda a vocês. Queria que explicassem, se possível, diferenças, semelhanças, vantagens e desvantagens de retorno de caixa no palco e o ponto no ouvido. Como não sou nada entendido no assunto, inclusive os nomes técnicos de cada tipo de retorno e valores de alguns bons modelos. No meu caso específico, sou tecladista e tem ficado cada vez mais difícil depender dos lugares onde toco com minha banda de pop/rock. Se já é difícil depender das caixas de retorno no palco (quando elas existem), quando entra a distorção nas guitarras então, fica impossível ouvir qualquer coisa! Por isso gostaria de saber mais, principalmente, sobre as vantagens e custos de um retorno "in ear", acho que é assim que chamam. Enfim, se puderem me dar uma força na compreensão desse ponto, o problema é esse aí. Grande abraço e valeu desde já!
|
williart Veterano |
# dez/10
· votar
Para quem canta, é , melhor um retorno auricular ou caixa convencional?
|
kiki Moderador |
# dez/10
· votar
williart eu acho que retorno de caixa deve ser melhor, sei la. eu ja vi show que todo mundo usava fone menos o vocal, que tinha caixas no pe do palco.
pro pessoal do som, auricular é bem mais pratico por que nao vaza som, menos microfonia, etc.
eu usei só uma vez retorno de fone pra tocar (baixo, e um pouco de backing) e achei bem estranho. tem que estar acostumado.
|
Marcosrcf Veterano |
# dez/10
· votar
williart kiki Fiz uns 2 shows com fone (aqueles que cobra a orelha) e achei uma droga, esquenta pra caramba e não tava legal. (Nunca tive a oportunidade de tocar com retorno inEar (deve ser bem melhor).
|
carlos adolphs Veterano
|
# dez/10
· votar
williart kiki Marcosrcf Buenas, pessoal!Olhem, nos shows que sonorizo, o pessoal do Rock só quer as caixas de chão, devido ao timbre, já o pessoal sertanejo, quer o in-ear, e os pagodeiros, os Koss Porta-pro.Na real, se vc tiver um conjunto de monitores bons, não precisa dos fones.O que pega, principalmente em pagode, é que o músico só pensa em se ouvir(seu instrumento), pouco se preocupando com o resto da banda.Daí os fones facilitam o trabalho do mesa.Os fones ajudam também em palcos pequenos onde há problema de espaço.O grande problema dos fones e in-ears é que se não corretamente ajustados, são piores em termos de dB (muito fortes) do que as caixas, pois a concentração da pressão diretamente no tímpano equivale a altíssimos SPL, o que ocasiona a rápida perda, irreparável, da audição do músico.Moral: o cara logo, logo, vai ficar surdo.
|
Elvenfoot Veterano |
# dez/10
· votar
Já que ressucitaram este tópico pela segunda vez. Vou perguntar.
Qual é a mágica para os retornos de chão não darem microfonia?
|
kiki Moderador |
# mar/12
· votar
Elvenfoot Qual é a mágica para os retornos de chão não darem microfonia? com algum atraso:
primeiro - posicionamento. sempre colocar as caixas de maneira que nao vaze som pros microfones. quanto mais microfones no palco, mais chance de vazar! quanto mais retornos tambem!
segundo - equalização. por segurança, as vezes são reduzidas algumas frequencias muito agudas e muito graves que não chegam a atrapalhar a banda e evitam microfonia.
carlos adolphs po, só li sua resposta pra mim agora!!! valeu de qualquer forma.
se voce ou alguem souber responder: esse negócio de dois retornos nas laterais do palco é uma boa? to pensando em algo assim:
2 retornos de pé pros 2 vocais (na frente do palco) e dois laterais pra banda toda (bateria, baixo, teclado e 2 guitarras). será que rola ou é muita gente pra pouco retorno?
|
kiki Moderador |
# mar/12
· votar
ou, opção numero 2:
vozes e teclado só nas caixas laterais no palco (sem retorno no pé). guitarras e baixo em linha na mesa mas com amplis no palco como retorno.
|
carlos adolphs Veterano
|
# mar/12
· votar
kiki Boas!Bem, como vc falou, muita gente para pouco retorno.O que vc chamou de retorno lateral, Side-Fill é o nome técnico, é altamente necessário em bandas com muitos componentes(seu caso).Geralmente são compostos de caixas com 2X15"+ Driver TI, instaladas na lateral e voltadas em ângulo na direção da banda(para dentro), a cerca de 50cm de altura( a sua orelha deve ficar entre os woofers e a corneta do driver TI).Sua função é fornecer um mix geral da banda, como se fosse a caixa de frente do PA, para que todos tenham o som geral, sem precisar colocar muito desse mix nos retornos individuais(acaba embolando os retornos).Assim os retornos individuais podem ser reforçados no instrumento a que se destinam.Além dos Side-Fill, vc vai precisar de um para os vocais( se o vocal toca algum instrumento,guitarra ou teclado, pode ser colocado o retorno de vocal junto com o instrumento no individual), uma para cada guitarra e principalmente um para a bateria, composto de sub-woofer+caixa de médios e agudos(um sub+caixa two -way).Os retornos de chão devem ser angulados para cima e o da batera fica na vertical, com o sub embaixo e a caixa two-way em cima dele, voltado para o batera de maneira que se ele usa microfone para ajudar nos vocais, o microfone fique de costas para as caixas.Se o batera não usa vocal, vc escolhe a posição em que não atrapalhe o batera, na esquerda ou na direita.Como vc vê, vai precisar de uma mesa com diversos auxiliares: 2 para os Side, 1 para o batera, 2 para as guitarras, 1 para o teclado, 1 para o baixo e 2 para os vocais.Seriam um total de 9 auxiliares.Isso em condição ideal.Não tendo tudo isso, pode fazer o seguinte:1 para o Side(fica mono, não mais em estéreo), 2 para os vocais, e 1 para o batera, as guitarras, baixo e teclado ficam com seus cubos como retorno e todos em linha para a mesa(por causa do PA e do Side), via Direct Box.Assim vc precisará só de 4 auxiliares.Nessa última situação o Side Fill é altamente necessário.Não utilize retornos com altofalantes menores que 12", senão não rendem.Abcs.
|
kiki Moderador |
# mar/12
· votar
carlos adolphs valeu mestre! sempre boas respostas!
Isso em condição ideal.Não tendo tudo isso (...) pois é, vai ser mais a segunda opção...
1 para o Side(fica mono, não mais em estéreo), 2 para os vocais, e 1 para o batera, as guitarras, baixo e teclado ficam com seus cubos como retorno e todos em linha para a mesa(por causa do PA e do Side), via Direct Box.Assim vc precisará só de 4 auxiliares.Nessa última situação o Side Fill é altamente necessário.Não utilize retornos com altofalantes menores que 12", senão não rendem.Abcs. acho que vai ser por aí mesmo... ainda vou conversar com o cara do som, mas acho que não vai ter muito mais equip que isso mesmo.
valeu!
|
BrN07 Membro Novato |
# jun/18
· votar
Boa noite galera , eu toco e canto na minha igreja , lá tem todos equipamentos mesa,caixas e etc ... menos a caixa de retorno então quanto tocamos e cantamos lá na frente ,quase não da pra ouvir o som ,queria saber de vocês que tem mais experiência qual a caixa de retorno mais indicada nesse caso ? minha igreja tem mais ou menos uns 15-20 metros de comprimento e uns 8 de largura ... é meio pequena ,mas toda fechada no blindex e tal a única saida é a porta principal isso quando não está fechada por causa do Ar , creio que isso também afeta a sonoridade também por isso a informação ...
desde já agradeço de coração ,Deus abençõe !
|
Nycolas Veterano |
# jun/18
· votar
BrN07 Se tiverem oportunidade, usem fones de ouvido ao invés de caixas de monitor. Como sua igreja tem medidas "médias" e somente 1 saída para o som, utilizar mais caixas dentro do ambiente, possivelmente em volumes desproporcionais, vai fazer o som ficar muito embolado.
Vale a pena comprar um Powerplay (8 ou 4 canais - dependendo da necessidade), os cabos de fone e fones de ouvido. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-920127841-kit-retorno-de-palco -8-pro-hamp-8-8-fones-arc-shp20-_JM Esse Kit, por exemplo, resolve muitos problemas...
|
BrN07 Membro Novato |
# jun/18 · Editado por: BrN07
· votar
Nycolas ,entendi , realmente são excelentes principalmente pra quem está no instrumental , mas a maior prioridade seria quem tem está cantando sabe , solista e segunda voz principalmente ... estive vendo aquelas caixas que ficam no chão elas são meio que 45 graus sabe ? será que compensa ?
|