MKazan Veterano |
# set/03
· votar
Daron
bom, com o passar dos anos, novas tecnologias foram aparecendo e assim novos tipos de amps foram surgindo.
o primeiro a ser inventado foi o valvulado. Ele utiliza válvulas termo-iônicas tanto nos estágios de pré amplificação quanto no estágio de potência.
as válvulas são muito caras, por isso esse tipo de amp sempre foi caro. costumam ter um clean legal. mas hoje em dia, sua principal utilização por guitarristas é no regime de saturação.
O que é saturação?
Saturação é a tradução de "OverDrive". Overdrive é quando vc joga em um componente de amplificação mais sinal do que ele consegue amplificar. Quando isso acontece, ele começa a distorcer. Chamamos isso de Saturação ou Overdrive.
A saturação da válvula apresenta um som agradável ao ouvido, muitos a chamam de "distorção limpa", pois quando fazemos acordes o som não sai embolado.
Mas, como ja foi dito, as válvulas são caras. Para substituir as vávulas, foi inventado o transistor.
O transistor é menor, mais leve, mais barato e mais confiável que a válvula. Porém, a distorção gerada por transistores não é tão agradável nem tão limpa quanto a da válvula. Mas, como é uma tecnologia muito mais barata, é mais acessível a maioria dos músicos.
Existem também os amplificadores Híbridos.
Por que Híbridos?
Porque eles misturam as duas tecnologias: Estáto sólido (transistores) e Válvulas.
A maioria dos Híbridos possui o estágio de pré-amp valvulado e o estágio de potência transistorisado. Mas o contrário também é possível.
|