Compatibilidade entre Valvulados de Baixo e Guitarra(?)

    Autor Mensagem
    goiano
    Veterano
    # set/06


    Muitos aqui desse fórum recomendam o uso de um valvulado de 50W para tocar guitarra em shows e tudo mais. Qual seria a potência de um valvulado para o Baixo compatível com os 50w do ampli pra guitarra, já que o amplificador paro o Baixo deve ter potência maior?

    LukeBR
    Veterano
    # set/06
    · votar


    goiano
    Aih vc me pegou...naum sabia dessa historia de diferenca de potencia...
    Mais enfim...isso de potencia par apresentacao eh meio lenda...
    Jah consegui ensaiar com o timbre bem porco, em uma sala fexada com uma bateria ocupando 3/4 da sala...com um fender de 20w.....

    nhax
    Veterano
    # set/06
    · votar


    goiano
    Cara anos ei de responde.
    Mais a potencia do baixo é maior que a da guitarra Pois sempre vejo na loja que eu frequento Amps de guita de 25w a uns 75w . E ja de baixo é de 100w a 400w!

    Deve ser por causa que o baixo"marca" o tempo. nao sei explica direito

    danielcastelli
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Se o ampli for um valvulado de 50w, pode botar ai um de baixo de uns 100~120W pelo menos.

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/06
    · votar


    goiano
    O danielcastellitem razão, e o fato que manda nisso é que o ouvido humano tem uma queda de +/- 3 decibéis por oitava á partir dos 120 Hz.Isso quer dizer que à cada 6 dB perdidos vc precisa o dobro da potência para sentir a mesma intensidade sonora.Então se vc tem 50 w em 120Hz, vai precisar de 75W em 60 Hz e 100W em 30 Hz, para manter a mesma sensação de volume.Como o baixo atua entre os 25Hz até cerca de 1200 hz, a potência tem que ser maior, principalmente quando vc usa as cordas mais graves.Um abraço!

    goiano
    Veterano
    # set/06
    · votar


    carlos adolphs

    Suas explicações técnicas foram de grande valia, obrigado mesmo.

    Eu até já havia percebido isso antes, dependendo da frequência o ouvido tem menor sensibilidade, daí a necessidade de maior potência sonora.

    A questão é que estou prestes a montar um valvulado de 15w(guitarra) e futuramente um valvulado para o baixo. Todos já sabem que um equipamento desses não é barato e fazer um que não atenda às minhas necessidades é um prejuízo "considerável", ou fazer um que supere minhas expectativas sai muito mais caro!

    Qual potência em watts deve ter o amplificador valvulado de baixo (Cubo) para ter um bom desempenho durante um ensaio com uma bateria e um amplificador valvulado de guitarra de 15W?

    Tem esquema dele? Qual alto falante usar? Como deve ser a caixa para um melhor aproveitamento da potência (medidas, espessura da madeira, bafle)?

    Agradeço a vocês (LukeBR, nhax, danielcastelli e carlos adolphs) que se interessaram em me ajudar.

    ymen
    Veterano
    # out/06
    · votar


    O melhor custo beneficio para vc seria um giannini thundersound, de 50W.
    Sinceramente para baixo o mínimo aconselhável seria 50W, que com um ampli de guitarra de 15W combina bem. Além de que este ampli de 50W para baixo ia funcionar muito bem com guitarra tbém.
    O bom destes thundersound é que vc pode achar um preço legal e dar um tapa sem morrer com muiiito $$$$. Só deve procurar bem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compatibilidade entre Valvulados de Baixo e Guitarra(?)