Tópico definitivo:Tecnologia Musical

    Autor Mensagem
    alexdiffer
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: alexdiffer


    Criei esse topico e espero que com a ajuda dos moderedores este se torne um topico oficial!!!

    OK vamos lá se os moderadores acharem melhor podem mudar este topico de categoria mas deixem um aviso e um link!

    Este topico se trata de tecnologia envolvida com a musica criei esse topico visando até pessoas como eu pouco orientadas a respeito de equipamentos e para evitar topicos tipo: oque é um pré amp?
    ou oque é um pedal isso já estrapolando né?

    Bom resumindo postem ai oque vcs sabem sobre funcoes e pra que serve alguns equipamentos tipo:

    Amplificador
    Amplifica o sinal de entrada da guitarra, sem ele seria impossivel escutar um som alto de guitarra huehuheuhuehueh e etc ....

    postem links de topicos relacionados tambem vlew!!!

    marcelogatinho
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    esse forum ta virando zona, os caras la do outro (agora q transformaram akilo numa caca) estao migrando pra ca!
    e vem um ai criando topico definitivo!!! rsrsrs
    aki naum tem isso meu ......
    ja tivemos topicos importantissimos sobre determinados assuntos e nenhum deles foi firmado no alto da pagina!!!
    qualquer duvida sobre algum assunto use a busca!
    naum leve a mal!

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    Pré Amp: é o que prepara o som pra ser amplificado, casa impedancias e muitas vezes é responsavel pelo timbre. Existem pré amplis separados (que geralmente são em forma de rack, mas existe em pedal também) e existe (como normalmente é) o pré ampli já no combo ou cabeçote. Pré Amplis famosos: Mesa/Boogie Triaxis, Rocktron Piranha, Marshall JMP-1.

    Power Amp: como o próprio nome já diz, seria o "amplificador de força", o que realmente amplifica o som e manda para os alto-falantes. Um power amp deve ser usado em conjunto com um pré amp. Existem powers em forma de rack e os que já vem no combo ou cabeçote. Powers Amplis famosos: Mesa/Boogie 50/50, Marshall EL34 100/100.

    Cabeçote: Conjunto de pré amp mais power amp, mas que ainda necessita de uma caixa para o som chegar aos nossos ouvidos. A maioria dos músicos profissionais usam cabeçotes mais caixas 4x12", formando assim os famosos stacks (full: head + 2 4x12", half: head + 1 4x12"). Cabeçotes famosos: Mesa/Boogie Dual Rectifier Solo Head, Marshall JCM800 2203, Soldano SLO100, ENGL Savage 120.

    Combo: Conjunto formado de pré amp, power amp e alto falante. Esses são literalmente "plug n' play", é só plugar e saír tocando. São mais praticos que os cabeçotes por não precisar de uma caixa externa, apesar de que alguns tem saída para caixas externas (vide Laney LC15R). Combos famosos: Fender Blues Deville, Fender Blues Jr, Mesa/Boogie Road King.

    Assim que der eu posto mais coisas.

    Abraços!

    alexdiffer
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    ai se deh da pra excluir o segundo post do marcelogatinho
    eu naum acho construtivo e se ele se incomoda é so num visitar o topico
    e logo depois deletem este tambem por favor!

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    alexdiffer
    Eu deixei meus conhecimentos aqui. Mas o marcelogatinho tem razão, eu desde que eu me cadastrei no fcc, eu visisto sempre o forum de amplis, e aqui nunca teve dessas de tópico definitivo. Acho que o que se poderia fazer (que já deve ter na busca) é um tópico explicando essas coisas que sempre tem um chato pra perguntar.

    alexdiffer
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    desculpa se der eu vou editar o titulo entaum!

    marcelogatinho
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    alexdiffer
    desculpa se der eu vou editar o titulo entaum!

    nem se estressa bixo, quando tiver duvidas e naum achar nada na busca crie um topico perguntando sobre, q o pessoal vai te ajudar concerteza na medida dos conhecimentos de cada um!

    janick
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Pô galera, tão de parabéns!
    Merece Stick esse!

    alexdiffer
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Eu vou colocar aqui um link do MVHP sobre pedais e add alguns comentarios
    MVHP-Pedais e Pedaleiras

    Um que eu não vi lá é o:

    Wha-Wha
    Ele proporciona uma variacao de tons indo do grave para o agudo expressando um som de uauaua

    Reverb
    Dá uma ambiencia ao som um similar é o delay só num sei explicar exatamente a diferenca

    Chromatic Tuner
    É um afinador em forma de pedal algumas pedaleiras tem em sseu sitema um desses imbutido.

    Noise Gate
    Redutor de ruidos reduz bastante o ruido proporcionado pelo Wha-wha.

    Espero ter AJUDADO

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    alexdiffer
    tente ser mais descritivo por favor.

    alexdiffer
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Artigo retirado do site homestudio.com.br

    Os Equalizadores

    Sérgio Izecksohn


    Para obtermos resultados satisfatórios numa gravação ou mixagem, é preciso que o timbre das fontes sonoras seja muito bem ajustado. O instrumento deve soar como soa ao vivo, em seus melhores momentos. Ou ainda, soar conforme o desejo dos artistas e produtores, mesmo que isso implique num som artificial. Tudo depende do estilo e da linguagem musical. Ajustam-se os timbres com o equalizador (EQ), que pode ser gráfico, paramétrico, semi-paramétrico, ou simples controles de tonalidades graves e agudas. Usam-se também os filtros de freqüências.

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    alexdiffer
    Cara, acho que aqui deveria ser postado apenas material referente a amplificação, já que é o forum de amplis. Poste essas informações sobre pedais no forum apropriado. Eu acho que esse "tópico definitivo" é desnecessário, tme muito material já no forum, é só o povo deixar de ser vagabundo e procurar. "Quer mole? Senta no pudim!"

    alexdiffer
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Intaum num dá pra mover o topico pro forum Geral é que eu me precipitei!

    huehuhuhuehuehueh
    Desculpa ai!

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    alexdiffer
    Van_Lorien
    Reverb
    A reverberação é o efeito de reflexão de ondas sonoras em um ambiente, que retornam ao ouvido com uma defasagem de tempo(retardo).Quando o retardo entre a onda direta e a refletida for até 350 mS(milisegundos) dis-se que é uma reverberação, se for maior que isso será um eco.O reverber é o dispositivo que cria isso artificialmente, e o delay(que também é reverber), pode passar dos 350 mS e criar o eco também.A quantidade de eco ou reverber é ajustado no botão deep ou profundidade.O tempo de retardo, no botão delay ou time rate, conforme o modelo.
    Noise Gate
    Como o nome diz, Portal de Ruídos, por analogia dos gringos.Na realidade é um tipo de amplificador de ganho ajustável, semelhante ao existente nos sustainers, mas que tem a particularidade de cortar completamente o som quando um sinal cai abaixo de um certo valor, ajustado através do botão Threshold( Limiar).Quando a corda da guitarra ou o microfone ou outro dispositivo é tocada(Atack) , gera um sinal que inicialmente é forte e depois vai enfraquecendo(Decay).Este nivel que ajustamos é o ponto até o qual deixamos o dispositivo amplificar sem que o ruido seja mais forte que o sinal de som.Como o ruido tem uma intensidade mais fraca, abaixo deste ponto, ele será cortado.O incoveniente é que esse tempo de atack e decay tem relação direta com o timbre(são os fatores principais), e quando de algum modo vc os altera, o timbre também é alterado.O noise gate tem esta caracteristica, é muto bom para tirar ruidos e microfonias das guitarras, mas altera o timbre.

    alexdiffer
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    O valew pelo post ae cara!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico definitivo:Tecnologia Musical