Por favor, me ajudem com o Giannini TR II

Autor Mensagem
SecoBlues
Veterano
# jun/06


Olá galera

Faz alguns anos que tenho um Giannini. Desde então venho restaurando ele, fazendo modificações na medida do possivel.

O fato é que ele esta com um som muito agudo e estridente, não muito encorpado. Esta com valvulas novas agora, 6l6 gc da EH. Tem alguma coisa que eu possa fazer para dar mais graves para ele? Outra coisa, eu troquei 2 capacitores que não eram originais: o da chave de brilho (150K)e o primeiro de timbre, que deve ter o valor proximo a ele. Coloquei 2 styroflex, mas com valores diferentes, moiores inclusive. Sera que é isso que ta pegando no som agudo? OU esse ampli é desse jeito mesmo? Sendo ou não, quero deixa-lo mais equilibrado.

Os que manjam desse ampli, por favor, me ajudem

Obrigado a todos

LukeBR
Veterano
# jun/06
· votar


Olha cara...tenho meu Tlll e jah peguei em uns T ll......eles tem essa caracteristica msm...mais nada que chame a atencao de tipo falar...Nossaaaaaaa que aguddddoooooo....
Deve tar rolando alguma zica aih cara

SecoBlues
Veterano
# jun/06
· votar


Valeu cara, vou ver se arrumo os capacitores com os valores originais

SecoBlues
Veterano
# jun/06
· votar


Valeu cara, vou ver se arrumo os capacitores com os valores originais

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


enquanto maior o valor do cap de brilho, mais agudo vai passar principalemente com baixo volume, se quiser diminuir o brilho agudo desses amplis, retire um cap que esta em paralelo com um resistor de 3M3 , nao me lembro agora o valor exato desse cap (acho que é 220pF), esse cap reforça o brilho agudo em cima do resistor, um detalhe aqui é que diminuido este resistor (por exemplo 2M7) , se consegue um veneno a mais na amplificaçao saturando o ampli um pouco mais.

SecoBlues
Veterano
# jun/06
· votar


Valeu pela dica do drive oldmonkey

Eu to decidido a encomendar os caps com os valores originais do esquema. Sera que da alguma difenrenca do styroflex para o de poliester?

OUtra coisa que fiz, eu troquei os eletroliticos de 25uf por 22uf (valor comercial). Sera melhor colocar de 33uf pra resolver meu probelma? Na verdade eu curto o brilho do amp, mas eu queria mais graves nele. Eu to usando o pot no max e não to satisfeito. Qual seria uma boa opção? Eu to usando um falante electro-voice de 12"

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


styroflex e poliester se os valores forem os mesmos nao notará diferença nenhuma no som (é so questao de durabilidade).
25 e 22uF é considerado mesmo valor pois é alta capacitancia então a diferença nao afeta.
este ampli é originariamente agudo pois é uma copia aproximada dos fenders do tempo das guitarras secas com muito brilho, para conseguir mais grave ou melhor atuaçao no controle de bass teria que mexer drasticamente em todo o circuito em varios caps. uma tentativa mais simples seria aumentar o valor do cap de 1000pF que esta entre um resistor de 220k e a ultima valvula pequena (12at7) no pino dois. 1000pf e baixo valor so deixando passar muito agudo, poderia tentar 3.300pf . nunca fiz este teste mas é raciocinio olhando o circuito. ja o resistor de 2M7 que falei acima está no meu ampli. boa sorte

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey
cara quanto tempo! o.O

SecoBlues
Veterano
# jun/06
· votar


OK, vou fazer o teste. Depois eu posto o resultado

Por enquanto obrigado

SecoBlues
Veterano
# jun/06
· votar


Só corrigindo, o cap ligado em serie com o resistor de 3M3, é de 10pf não de não 220pf. O de 220 é que liga do pot do agudo.

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


kelson
e ai, to de volta usando meu velho computador (infelismente nao será por muito tempo)
SecoBlues
o cap nao é em serie não, esta em paralelo com o resistor de 3M3, o valor (no esquema que tenho) é de 150pF , é um cap de acrilico transparente, o resistor barra o nivel do sinal geral enquanto o cap libera os super agudos (é um filtro classico), este filtro está em serie com um cap de 22nF que vem do pino 6 (ou pino 1) da primeira valvula.

kelson
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey
que bom cara! bem vindo de volta haeoohe e até mais..
viu o meu topic sobre o trafo pro HO? aoehhoe subdimensionei a parada.. ficou grande demais.. vamos ver se funciona.. (oh raiva dos calculos froxos).. abraços

SecoBlues
Veterano
# jun/06
· votar


Ops! viajei mesmo. é em paralelo mesmo hehhe, só errei no post. Só pode ser ele, é o único 3M3. mas o valor do meu é de 10 pico mesmo e o tipo dele, não consigo identificar, nunca tinha visto. Ele é um tubinho bem diferente, opaco não transparente.

Eu tava olhando o esquema do tr3, é de 10 pico mesmo, em paralelo com 3M3. Que estranho. Vc trocou esse valor? Tu num ta confundindo com o tremendão, né? Eu to falando do True Reverber

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


bom, eu tenho o true ll , o esquema que tenho nao é aquele original feito pela giannini, digo feito pela giannini pois tenho os esquemas do jet sound e do pre misturador num papel todo velho, a giannini tinha um jeito proprio de desenhar os componentes, original do true ll nunca consegui nem nunca achei na net, eu reformei meu ampli a uns tres anos atras (ele ficou guardado parado uns 15 anos), nao vou afirmar 100% que o valor seja 150pF (acho que sim) pois fiz algumas pequenas trocas de componentes e nao me lembro (o esquema que tenho é da decada de 70 e ta 150), mas posso lhe dizer que na função em que se encontra este componente no circuito, 10pF e nada (sem o componente) seria a mesma coisa, pra dar alguma mudança ai teria que ser pelo menos 47pF pra cima. se voce quer menos brilho é melhor deixar o valor mais baixo.

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


SecoBlues
oldmonkey
Buenas!Bem vindo à casa novamente Oldmonkey!O Seco tem razão, o capacitor é de 10 pF em paralelo com o resistor de 3M3, e faz parte do misturador entre o canal sêco e o com reverber .Além de filtro, tem a função de dosar os sinais entre eles.A banda passante nos valvulados pode ser modificada, alterando-se os capacitores de acoplamento entre os estágios.Vamos lá, se vc quer mais graves, sem perder o brilho, anote aí:No tone stack vc tem dois capacitores ligados ao pot de graves, um de 47k(0,047) e um de 100k(0,1).Modifique o 1º para 68k(0,068) e o segundo para 220k(0,22).O capacitor de 47k que vc retirou, aproveite e coloque no lugar do de 22K que está em série com o tal resistor de 3M3.O capacitor da chave de brilho pode continuar com os 150pF.Quanto ao tipo do capacitor em paralelo com o resistor de 3M3, é um cerâmico tubular fabricado pela Phillps(coisa boa!), deixe ele lá quieto que é o mesmo circuito usado pela Fender.Dá um experimentada no que falei e depois me poste os resultados!Um abraço!

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


carlos adolphs

esse cara sabe !!! rsrsrs

SecoBlues
Veterano
# jun/06
· votar


OK! muito obrigado. Vou abrir ele hj mesmo pra testar. Depois eu posto o resultado.

Obrigado a todos, vc são gente fina pra caraio! (papo de bêbado rsrs)

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


Sei não...acho que esse ano o carlos adolphs ganho o prêmio de contribuição aqui no FCC

SecoBlues
Veterano
# jun/06
· votar


Mas num entendi uma coisa Carlos, não tem nenhum cap de 22k em serie com o 3M3, é o de 10 pf em paralelo como foi falado acima. No entanto tu surgeriu aproveitar o de 47k para ligar em série com o mesmo 3M3, é isso mesmo?

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


carlos adolphs
é isso ai.
SecoBlues
tem sim, sai do pino 6 (ou pino 1) da primeira valvula. o true ll pra mim é o melhor ampli da giannini, conserve o seu.

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey
Já falou, é isso aí.Forte abraço!
SecoBlues
Segue o fio que entra no 3M3 e vai até perto da primeira válvula que vc acha ele, tá na placa(as vezes tem de levantar porque o fio tá por baixo da placa.).Forte abraço!

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


AugustoPedrone
Que é isso Mestre Augusto, falta muito pra empatar com vc/Bertola/Mike/Marcelo/Blackmore/Oldmonkey/Bofh e outros.Isso pra mim foi uma terapia, pois permitiu lembrar de muita coisa já esquecida, e continuo lembrando.É um prazer ajudar o povo mais novo e conservar a tradição dos valvulados!Forte abraço!

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


carlos adolphs

É um prazer para o povo mais novo ver tanta coisa boa já inventada à tanto tempo...e nós aqui, querendo saber do "novo", por que ele sempre vem.

Filosofia valvulada essa...

Viva à internet e à globalização que nos permitiu acesso à tudo isso.

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


AugustoPedrone
Tá falado!Um abraço,Augusto!

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


AugustoPedrone
É um prazer para o povo mais novo ver tanta coisa boa já inventada à tanto tempo...e nós aqui
Viva à internet e à globalização que nos permitiu acesso à tudo isso.

com certeza, se naum fosse vcs ai entendidos, a gente naum aprenderia nada, e o bom q tudo q vcs falam aki fica armazenado para consulta por anos e anos .... lembrando q o cifra é o forum mais visitado e q qualquer jovem q vai comprar um equipamento ou procurar saber sobre o mesmo faz uma consulta na internet e aparecem inumeros topicos nos buscadores falando!
e mais, a gente aprende e fica repassando os conhecimentos para amigos e tals, e estes por sua vz tambem sempre repassam para terceiros e assim funciona a cadeia do conhecimento hehehe


carlos adolphs
falta muito pra empatar com vc/Bertola/Mike/Marcelo/Blackmore/Oldmonkey/Bofh

boa piada rsrsrsrs
me exclui desta lista q eu sou só aprendiz hehe

carlos adolphs
Veterano
# jun/06
· votar


marcelogatinho
Ninguém nasceu sabendo, alguém ensinou....Um abraço!

SecoBlues
Veterano
# jul/06
· votar


DAe galera, demorei mas fiz as modificações

Rolou o seguinte: num deu muita direrença, mas me pareceu q adicionou um pouco de graves sim , mas não muito. Uma coisa que ta pegando é que eu só percebo os graves quando abro mais o volume. Em baixo volume, eu mexo no pot e rende nada. Outra coisa, quando eu aumento o volume, distorçe e o som fica meio feio, estourado, fica um médio distorcido, feio. Que sera que ta pegando? Outra coisa, em matéria de volume, ele perde feio para o T-III do meu camarada. Eu acho que seu desempenho não esta como deveria. Que eu saiba esse ampli tem som bem limpo e alto pra caralho.

ymen
Veterano
# jul/06
· votar


camarada, teu ampli ta com problemas, hora de mandar numa revisão.

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


ih agora complicou, sugiro tirar a segunda valvula (12at7) do reverb e a quarta 12ax7 do vibrato, apenas com tres valvulas e as de potencia tera que obter um som limpo e alto, deixe os controles de tom pra la por enquanto (deixe eles aberto em mais da metade), dá uma olhada no pot de bias se não tá a voltagem negativa demais fazendo cair muito o volume. mede a tensão negativa ai. terá duas valvulas sem usar que poderá revezar trocando umas pelas outras pra testar tambem.

kaskudo
Veterano
# jul/06 · Editado por: kaskudo
· votar


cara, eu tenho um tr3, eo que fiz foi desmanchar todo o circuito e montar o do bassman. ficou bom p caramba, com graves e agudos de sobra. nem chego a usar a chave de brilho...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por favor, me ajudem com o Giannini TR II