Regra: "Multiplica a potência nominal por 1,4142, que será o minimo de segurança"

    Autor Mensagem
    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06


    Bem, essa questão é pro carlos adolphs, pelo que ele falou em outro tópico:
    "Na regra, multiplica a potência nominal por 1,4142, que será o minimo de segurança"
    Mas se alguém souber responder, eu agradeço!

    Então, é o seguinte:
    Eu estou com um amp recém adquirido de 50 Watts. E ele está com 2 falantes de 35 Watts.

    Se eu multiplicar 50Watts X 1,4142 = 70,71
    O que dá um valor 0,71 acima da potência somada dos 2 falantes.
    Ou seja, tá no limite um pouquinho acima.

    O que eu sei sobre esse amp é que ele foi usado anos e anos com esses falantes aparentemente sem nunca dar problema (pela aparência, nunca foram recondicionados. Ou se foram, usaram material importado/original).
    Só que pelo que eu sei esse modelo teria originalmente Celestions Vintage 30 (60 Watts, certo?).

    Então fica a dúvida aí:
    Algum perigo em estragar esses falantes ou dá pra usar assim?
    Os falantes são bons, tem um som ótimo. Celestions também. Eu não gostaria de detoná-los (eu nem teria como comprar uns Celestions novos).

    Bem, acho que essa dúvida sobre a potência no "limite" pode ser útil a outros também...

    danielcastelli
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Relaxa...

    O_Melhor_O_Modesto
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Led_Zeppelin
    axo que se você multiplicara potencia, o volume almentará consideravelmente.

    E pode estourar os falantes.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Led_Zeppelin
    Então, é o seguinte:
    Eu estou com um amp recém adquirido de 50 Watts. E ele está com 2 falantes de 35 Watts


    Dependeria muito mesmo da qualidade dos falantes, se eles aguentam mesmo os tais 35 watts que dizem (não entendi no final das contas qual é a marca desses...).

    Tenta dar uns graves altos no combo e saca se o falante "peida" (hahah bate a bobina , dando um barulho) e se depois de um tempo tocando alto ele fica fedendo à verniz.

    Esses seriam indícios de falantes trabalhando além de seu limite.

    Abração.

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    danielcastelli
    hehe

    O_Melhor_O_Modesto
    Opa... a questão não é bem essa... mas valeu

    AugustoPedrone
    São Celestions G12L - 35. Eu acho que aguentam os 35W.
    Putz, eu até gostaria de colocar num volume alto. Mas se eu fizer isso vão me expulsar de casa...
    Vou ter que esperar uma hora que não tenha ninguém aqui (o que é difícil).

    wiskeria
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    mas quanta matematica... sou mais a prática.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    wiskeria
    mas quanta matematica... sou mais a prática.

    Lembre que quando a cabeça não pensa, o bolso paga !

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    pois é...

    wiskeria
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    No caso de 50W seria ideal trabalhar com a soma de falantes com 100W, com 70W fica por conta da qualidade dos falantes, se forem bons aguentam. Daí entra a prática, só experimentando.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Led_Zeppelin
    Desculpa a demora, estive viajando.Está certo, a conta é essa.No caso dos importados, eles agüentam sim, pois são cotados em RMS.
    AugustoPedrone
    Lembre que quando a cabeça não pensa, o bolso paga !
    Certíssimo Mestre Augusto!
    wiskeria
    Com efeito, quanto maior a margem, melhor.O cálculo é para o mínimo de segurança.
    Um abraço a todos!

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    wiskeria
    Hum, bom, vou continuar com esses mesmo, por enquanto. Nem dá pra eu comprar outros.

    carlos adolphs
    Desculpa???? Que isso. Nós é que temos que agradecer.
    A ajuda de vocês aqui no fórum hoje em dia é imprescindível.
    Você, o Pedrone, Bofh, Bertola e mais um monte...

    ryushin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Led_Zeppelin
    Eu aprendo muito aqui no fórum de amps do fcc e lá no handmades

    bazz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    carlos adolphs
    Pelo que entedi é recomendado que a potencia do falante seja superior a do amplificador?
    E Isto porque pode danificar o falante?

    w4rl0ck
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    bazz

    pense assim... seu amplificador vai te fornecer uma quantidade x de potencia (energia). Alguma coisa é feita com essa energia. No caso ela é enviada para as bobinas do alto-falante. Se ele não conseguir dissipa-la como som ele vai dissipar como calor até chegar o ponto em que ele vai queimar, logo você vai querer que seu alto-falante consiga suportar uma potência maior do que a que seu amp consegue enviar.

    Então resumindo, sim a potencia do falante tem q ser maior do que a do amplificador e sim isso é para evitar que o alto-falante se danifique.

    Filipe Reis
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    w4rl0ck

    Nao durmiu não minino!!!!!!

    w4rl0ck
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Filipe Reis

    tinha acabado de chegar em casa hehehe ;p

    bazz
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: bazz
    · votar


    sempre ouvi falar que é aconselhavel que a potencia do amplificador seja o dobro da do falante,
    realmente, pensando desta forma. quando se aumenta a potencia aumenta o nivel de tensão, seguindo v²=p/r aumentando o nivel de tensão se aumenta a potencia rms dissipada no falante.
    mas isto depende da contrução do amplificador. pois tambem pensei de outra forma.
    pegando um amplificador transistorizado, nao sei a classe do amplificador mas é mais comum, que tem um circuito simetrico, um lado amplifica o ciclo positivo e o outro negativo,
    colocando mais um transistor em paralelo com o transistor de saida( de potencia) eu iria quase dobrar a potencia, mas iria tem o mesmo nivel de tensão, e isto nao danifica o falante. deste jeito eu acho que, ex: ele tem 200wrms mais so fornece 100wrms, mas esta melhor preparado para os picos de corrente.

    alguem poderia me explicar isto. e o que mais muda nas caracteristicas do amp colocando um transitor em paralelo

    silvio_rp
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ainda digo mais um pouco para complementar o assunto, se voce usa alto-falantes de qualidade como celestions e afins, vc pode usá-los com potencia mais proxima da potencia de saída do amplificador pois eles realmente aguentam a potencia nominal e fazendo isso voce consegue alto-falantes com maior sensibilidade, o que aumenta o "rendimento" do conjunto e a qualidade em questao.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    bazz
    silvio_rp
    Primeiramente, Feliz 2007!sempre ouvi falar que é aconselhavel que a potencia do amplificador seja o dobro da do falante,
    Isso é uma afirmativa para caixas de PA,não de instrumentos, e desde que vc use um processador de alto-falantes.Nos amplis de instrumentos, esse processador não existe, o que faz que vc não tenha proteção de picos, nem compressão, nem correção de fase, que são necessários nos casos de vc trabalhar com amplis com o dobro da potência dos altofalantes.Tenha muito cuidado com o "ouvi falar", e onde ele se aplica ou vc vai chorar sobre verniz derretido...Um abraço!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    bazz
    colocando mais um transistor em paralelo com o transistor de saida( de potencia) eu iria quase dobrar a potencia, mas iria tem o mesmo nivel de tensão, e isto nao danifica o falante. deste jeito eu acho que, ex: ele tem 200wrms mais so fornece 100wrms, mas esta melhor preparado para os picos de corrente.
    Colocando mais transistores vc aumenta a potência sim pois como a resistencia diminue à metade, a corrente dobra, para a mesma voltagem.Com isso vc terá mais corrente circulando pelo falante, pois a corrente é limitada pela resistência interna dos transistores de saída.
    Como vc diminuiu essa resistência à metade, a limitação também ficou à metade ou seja, a corrente circulante dobrou.Isso queima altofalante.Cuidado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regra: "Multiplica a potência nominal por 1,4142, que será o minimo de segurança"