giannini valvulado A300

    Autor Mensagem
    vaimstriani
    Veterano
    # abr/06


    Galera help! Se alguém aí conhece essa linha de amps da giannini da década de 60/70, peço informações pois peguei um a preço de banana para reformar, aparentemente não foi muito mexido, os trafos willkason estão lá, os capacitores "cherry" à óleo tanto odiados, etc. Vou trocar todas as 6L6 e 12ax7, 12av7 e ECC82, será que alguém teria o esquema elétrico e dicas sobre o mesmo? Valeu!

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    vaimstriani
    Não é esse amp que leva 800 volts na placa?
    Não faço ideia de onde achar o esquema... vou dar uma procurada.. se achar, posto aqui.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    vaimstriani
    Cara, esse aí é um power para P.A. de voz, e é estereo. O esquema dele pode ser encontrado no site da AudioList (só não sei se está funcionando).
    Abç

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    O esquema dele pode ser encontrado no site da AudioList (só não sei se está funcionando).
    Procurei lá e não tá...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Gabriel Anjos
    Pois é, parece que o site está passando por uma reformulação, mas tinha sim.
    Abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    vaimstriani
    Me envia o teu e-mail para cadolphs@terra.com.br que eu te consigo o esquema.Um abraço!

    vaimstriani
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    obrigado pelo interesse moçada! liguei ele hoje (apenas um canal) com as 4 válvulas 6L6 que vieram junto (algumas com manchas pretas laterais, parecendo a um passo da morte), e, por incrível que pareça, funcionou, tive apenas que trocar a 12AX7 do pré que não funcionava..., conectando ao falante do meu VS-100. Agora sei que compensa trocar todas as válvulas. Realizei meu sonho de ter um valvulado! Será que posso trocar as 6L6 pelas 6550? aumentaria a potência? o trafo agüenta?

    francisco2004
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    vaimstriani
    Parabéns... eu ainda estou em busca da realização desse sonho... só preciso de uma potência valvulada, aí eu uso os 2x12" do meu TF320 e um Dr.Drive como preamp.

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    vaimstriani
    Buenas Luiz!Recebi teu e-mail, ainda hoje vou escanear o esquema e te envio.Os trafo de força do A-300 não agüentará as 6550, e os de saída também não.O motivo é que o força tem capacidade de corrente para 8 6L6 + 4 12AX7 o que dá aproximadamente 8 ampéres de corrente disponível, sob 6,3 volts.O que vc poderia fazer é usar duas 6550 por canal, aí agüenta, quatro não.O problema é que no final vc vai gastar quase a mesma coisa e ainda pode ter surpresas.Não recomendo modificar.Use 6L6 Sovtek ou Svetlana.Outra coisa, vc vai precisar de um regulador de voltagem para abaixar os 127 Volts da rede para 110 Volts requeridos(leia o artigo do Pedrone no site dele), visto que esse ampli já trabalha no limite máximo das válvulas, no tocante à voltagem de trabalho.Caso vc disponha de 220 Volts na sua rede doméstica, passe o mesmo para 220 e aí não precisa de regulador.Desligue o capacitor que sai do centro da chave de FASE e a conecta à carcaça.Fazendo isso vc evitará choques desagradáveis, pois só funcionava para as antigas redes de 110V.Um abraço!

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    vaimstriani
    Em tempo, a mancha preta na lateral do bulbo, um pouco espelhada, é normalíssima, não indicando que a válvula está indo pra cova.Na realidade é resultado do aquecimento de uma substância colocada durante a fabricação da mesma, para eliminar os resíduos de ar do interior do bulbo.Isso garante vácuo quase perfeito e longa vida ao filamento.Se a mancha ficar branca, entrou ar na válvula e vc pode providenciar o enterro da dita cuja.Um abraço!

    vaimstriani
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    carlos adolphs, valeu pelo esquema elétrico que me mandou! e pelos toques! (ops), aproveitando o embalo, quais seriam os sintomas do amp se algum dos capacitores de .5 uf/600v cherry estivessem ruins? já deveria trocar logo e ficar sossegado? Mais: qual a função da válvula inversora 12au7? pode-se colocar 12ax7 no lugar dela? valeu!

    marcelogatinho
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    qual a função da válvula inversora 12au7? pode-se colocar 12ax7 no lugar dela? valeu!

    a 12au7 tem menos ganho q a 12ax7, pode colocar, mas de sua explicaçao ai Carlos com certeza vai ser melhor e mais rica q a minha!

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    vaimstriani
    marcelogatinho
    A válvula inversora faz com que o sinal passe direto por uma das seções e seja invertido 180° pela outra.Isto é o coração dos cicuitos push-pull.Os sinais são então aplicados , defasados, às grades das 6L6 , que estão paralelas duas a duas.O trafo de saida conecta as placas fornecendo a alimentação de placa e casamento de impedâncias para os alto falantes.
    Com tudo isso, os sinais são amplificados 360° elétricos ou seja todo o tempo do ciclo.As 12au7 suportam uma corrente de placa maior que as 12AX7, sendo assim, não podem ser substituidas em aplicações que demandem mais corrente.Outro fator é que a realimentação negativa está ajustada para o ganho do estágio e, neste caso com o ganho maior das 12ax7, podem aparecer oscilações destrutivas.O circuito do A-300 foi um dos mais críticos que a Giannini fez, não admitindo muitas mudanças, sob pena de ir tudo pro "beleléu".Um abraço!

    Toki
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    A300 não é um avião?

    Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!

    Tá bom, foi mal...

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Toki
    A-300 é avião sim, da Airbus.O A300 Giannini significa Apollo 300, da série Apollo que nada tem a haver com o programa espacial americano, a não ser que como na época era o top, a Giannini aproveitou o nome que já era bem conhecido.Da série temos o A100 e Pm100(pré c/ 6 canais valvulados e reverber de mola), A102 e Pm102, de 100W mono/ A200/A201 e Pm200/Pm201( 150 W, mono,com 4 EL34/pré valvulado de oito canais com reverber de mola reverplay e loop valvulado de efeitos), e finalmente o A300/Pm300( 2 x 150W c/6L6, dual mono e pré tipo mesa de som c/ 12 canais, transistorizada).Todos os powers tem saída multimpedância com chave seletora para 4/8/16/32 ohms.

    Toki
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    2 x 150W c/6L6
    Carai... Tiro duas 6L6 do meu amp para ficar "só" com 50W e o som já é um cavalo. Isso aí é uma tentativa de homicídio...

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Toki
    Isso não é nada...Na versão Super-Tremendão( o famoso faixa vermelha), tinha também dois powers com 120W cada um, na mesma caixa, além do pré valvulado com reforçador de graves e agudos, reverber de mola, vibrato e foot de 3 chaves, em caixa separada.O A300 só atingia 150 W de pico com válvulas RCA ou TungSol, qualquer outra marca, não aguentava.Talvez hoje as Sovtek e Svetlana aguentem.O meu Super-Tremendão está com 8 Svetlana e mandando ver!Um abraço!

    maurice
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    carlos adolphs
    Este amp não é o TERA? Meu pai(ele é contrabaixista) tinha um TERA que era acompanhado de duas caixas de 6 falantes de 12" cada!!! E eu ainda tinha uns 16 anos e não sabia da qualidade do amp, ele deu o amp para o ferro velho... Toda vez choro quando lembro dele

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    maurice
    Não, é de antes, o Tera veio bem depois.Mas é bem parecido.Devem haver poucos SuperT funcionando, a última notícia que tive diz que são 8, no Brasil inteiro!Mandou pro ferro-velho o TERA ? Rapaz , segura o corôa que daqui a pouco vai tá rasgando nota de 100 contos...Um abraço!

    vaimstriani
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Será que posso ligar apenas um dos canais do A300 (4 válvulas 6l6) e deixar o outro sem as válvulas e sem falante de saída? corre o risco de queimar o trafo de saída do canal que não estou usando?

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    vaimstriani
    Pode ! E se não me engano, alguns modelos sairam com duas chaves de standby( +B).Neste caso é so deixar desligada a chave do que não está em uso!Senão, tira todas as válvulas do canal que vc não quer, e use o outro tranqüilamente.Um abraço!

    harleybaixo
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    GALERA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    comprei um air bus tambem
    a 300 violento
    mas daquele sem pre antigao
    entao
    tenho duvidas se puderem me ajudar seria massa

    -uma das valvulas quebrou e em uma vi q é 6l6 gc posso usar qalquer valvula 6l6 juntou tem q ser especifica
    -existe valvula 6l6 g pois vi o cara anunciando assim posso usar
    -tem uma valvula q ta com 8 pinos e outras com 6 porque
    o outro canal está sem valvula posso usar el 34 assim terei um timbre diferente }
    seria legal posso fazer isto
    - vi um cara aki no forum q falou q tirou 2 valvula de um canal
    entao .. posso ligar o amp faltando uma valvula sem perigo de queimar

    muito obrigado aguardo anciosamente
    valeuuuuuuuu........!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ROFFER1
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    carlos adolphs
    carlos adolphs
    O senhor tem o super tremendao?

    Gostaria de saber se transformador de saida e 4 ou 8 ohms

    Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a giannini valvulado A300