Valvulas Diferenças

    Autor Mensagem
    Don Getuglio
    Veterano
    # fev/06


    Olá pessoal...

    Seguinte. Tenho um valvulado Hand made que é uma réplica de um Fender Champ 5F2. Ele está com uma 12ax7 se eu não me engano miniwatt e uma 6V6 General eletric.

    Agora tenho algumas questões.
    Quais seriam as diferenças em termos de timbre, saturação, etc das segintes vávulas?

    12AX7 TSE - Tesla
    12AX7 WA - Sovtek
    12AX7 WB - Sovtek
    12AX7 LP - Sovtek
    12AX7 EH - Electro harmonix
    12AX7 - Svetlana

    6V6 GT - Electro Harmonix
    6V6 - General Eletric
    6V6 GT - United Eletrics NOS
    6V6 GT - Toshiba
    6V6 GTA - USA

    Agradeço se alguem puder me ajudar a saber a diferença entre os modelos de cada uma.
    Obrigado

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Don Getuglio
    Boa tarde.Pra começar, as marcas que vc tem são das melhores.Em segundo, diferenças de timbres entre marcas de válvulas só podem ser verificadas quando se tem um determinado amplificador como referência, pois o que é dito em relação a um pode não valer para o seu.Isto acontece que assim como um instrumento,guitarra por exemplo, o timbre depende de muitas coisas e não de um componente determinado.No ampli depende do alto falante, transformador, circuito, componentes,forma de montagem, capacitâncias parasitas.Na prática, para responder sua pergunta seria necessário ter o seu ampli e comprar uma válvula de cada marca, colocar todas as combinações possíveis entre elas e escutar, sempre com o mesmo instrumento e o mesmo preset.Para finalizar, vc já tem uma combinação ideal.Não mexa.Um abraço!

    Reinaldo Figueiredo
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Mesmo sendo um tópico antigo, acho válido responder pois serve de pesquisa para outros membros do fórum.

    Válvulas de MESMO TIPO apresentam alguma diferença de timbre de acordo com a marca, mas NÃO apresentam diferenças significativas de saturação. Para níveis diferentes de saturação, é necessário mudar o TIPO de válvula como o vídeo a seguir demonstra.



    Estes dois textos podem ajudar a esclarecer bastante as coisas no que se referem a amplificadores valvulados:

    Amplificadores Valvulados - O que preciso saber? - PARTE 1

    Amplificadores Valvulados - O que preciso saber? PARTE 2

    Espero ter ajudado! :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valvulas Diferenças