Qual a diferença entre equalização e controle de tom?

Autor Mensagem
Daniel Britto
Veterano
# dez/05


Eu tava lendo uns posts por aqui... mas só vi isso ser mencionado, não explicado.
Que a maioria dos amps tem só controle de tom, mas não equalização. Achei que fosse a mesma coisa, qual a diferença então?
E exemplos de amps que tem equalização?

Rifferman
Veterano
# dez/05
· votar


Daniel Britto
os controles de tom (high, mid, low, etc) controlam a equalização.............
para um ajuste mais especifico, se usa um Equalizer, em rack ou em pedal...........

Michael Vlcek
Veterano
# dez/05
· votar


um equalizador, em linhas gerais, como diz o nome, serve para equalizar (ajustar) frequencias.

os amps q tem controles de médio, graves e agudos, possuem portanto um equalizador, só q é "pobre", com apenas três bandas q pegam muitas frequencias distintas no mesmo controle.

os pedais de equalização, em geral com sete ou mais bandas, possuem recursos q te permitem aumentar ou diminuir as frequencias com muito mais precisão, te dando uma maior gama de opções de timbre.

guitarras, de uma maneira geral, soam melhor com um boost entre 800 hertz e 2.5 khz (médios, de uma maneira geral)

é nessa faixa q eu costumo dar boost qdo estou equalizando no computador alguma guitarra q gravei.

abaixo de 170hz é bobeira aumentar, é grave demais pra guitarras e embola com baixo e bumbo.
e acima de 6khz tb é bobeira aumentar, a diferença é minima e embola com pratos , violao, etc

portanto, fica ligado ao equalizar teu amp, tua guitarra, ou o q quer q seja. uma simples mudança de alguns dbs em determinada frequencia pode "enterrar" teu timbre ou faze-lo brotar e se destacar no meio da massa sonora, encontrando o lugar certo pra ele se encaixar.

abraço
Mike

Penta_Blues
Moderador
# dez/05
· votar


Boa noite!!!

Michael Vlcek
os amps q tem controles de médio, graves e agudos, possuem portanto um equalizador, só q é "pobre", com apenas três bandas q pegam muitas frequencias distintas no mesmo controle
Cara, na minha opinião não é bem assim.
Tratam-se de diferentes tipos de equalizadores, com diferentes tipos de filtro, que trabalham o timbre através da alteração das frequencias do som. Na verdade, nenhum deles é capaz de alterar o tom do instrumento...
Valeu!!!

Michael Vlcek
Veterano
# dez/05
· votar


po, claro q sao diferentes tipos de equalizadores...

e o q vc quis dizer por "tom do instrumento"?
tom de nota musical?!
claro q nao, né?
ehe

se for timbre do instrumento q vc quis dizer, aí tudo bem. mas eu nao disse isso, eu disse q os equalizadores modificam o timbre final do q vc escuta. claro q a guitarra, bem como o amp em si, até a sala em q se está, influenciam no timbre...
cordas velhas, capotraste, espessura da palheta, um monte de outras coisas tb influenciam no timbre final q vc tira, e nao necessariamente no timbre "do instrumento".

falow

Daniel Britto
Veterano
# dez/05
· votar


Pois é, o que eu li aqui no fórum é que são coisas diferentes mesmo. Não uma relação do tipo o do amp só é mais pobrinho...
Quero saber mais sobre isso.

danilomagacho
Veterano
# dez/05
· votar


Eu acho que pode-se diferenciar por uma característica do equipamento... pode ser que eu esteja errado, mas vamos lá:

Controle de tonalidade você corta determinadas frequências, realçando assim outras... mas você está sempre cortando uma frequência.

Equalização trata-se de equipamento ativo, que é capaz realmente de realçar uma determinada faixa de frequência, fazendo realmente o boost dela.

Penta_Blues
Moderador
# dez/05
· votar


Boa tarde!!!

Daniel Britto
O assunto é muito interessante, mas um tanto quanto complexo. De qualquer forma, vale a pena se aprofundar no assunto pois trata-se de um equipamento bastante útil. Vamos lá:
Equalizadores são processadores de efeito que permitem cortar ou amplificar frequencias a fim de buscar o equilíbrio entre as mesmas. Com ele é possível selecionar, por exemplo, quais frequencias serão distorcidas, quais estão em excesso ou quais precisam de um ganho maior. É importante ter critério na equalização, pois, à medida que se alteram as frequencias originais, perde-se o timbre real do instrumento. Existem vários tipos de equalizadores que se distinguem pelos diferentes tipos de filtros que os compõe:
1- Equalizador Shelving: são os famosos botões de grave, médio e agudo e sua principal característica é a de que cada um de seus botões controla uma gama de frequências. O Shelving usa filtros shelving que alteram todas as bandas de frequencias de sua gama.
2- Equalizador Gráfico: Tem esse nome porque quando vc ajusta os faders ele se assemelha muito a um gráfico. Cada fader (ou botão) controla uma banda de frequencia. Este fader é denominado pela sua frequencia central, já que este equalizador divide o espectro de frequencias em frações de oitavas (os faders). O filtro utilizado no equalizador Gráfico chama-se peaking que quando acionado não interfere nas bandas de frequencia visinhas.
3- Equalizador Sweep: este tipo de equalizador conta não só com o controle amplifica/corta usual mas também com um controle que permite deslocar a frequencia central (banda) do controle principal ao longo do espectro de áudio.
4- Equalizador Paramétrico: é o mais complexo, pois seus controles permitem que se escolha o tipo de filtro e a largura da banda que se pretende alterar.
Valeu!!!

Daniel Britto
Veterano
# dez/05
· votar


Penta_Blues
Interessante cara, valeu! Vo ver se eu pesquiso mais sobre isso.


danilomagacho
Faz muito sentido... alguem pode dizer se é isso mesmo?

Penta_Blues
Moderador
# dez/05
· votar


Boa noite!!!

Daniel Britto
Não faz muito sentido o que foi dito...

danilomagacho
Controle de tonalidade é um tipo de equalização que tanto corta quanto realça frequencias que estão na mesma gama abrangida por determinado controle, ou seja, as duas definições que vc deu servem para identificar o mesmo equipamento.

Valeu!!!

Michael Vlcek
Veterano
# dez/05
· votar


Penta_Blues
cara, valeu pelo post.
foi show

eu lido um pouco com alguns destes tipos de equalizadores nos plugins q tenho aqui em casa, por isso dei uns pitacos.

em geral, depois q gravo uma guitarra, abro um eq. paramétrico e vou lá na parte gráfica e realço as frequencias q esquentam o timbre...
é uma mão na roda.

agora, ao vivo, sinceramente, eu nao uso nenhum pedal de eq.
fico bem satisfeito com os controles do amp em si, me satisfazem plenamente...
acredito q se vc possui um bom amp, uma boa guitarra, e tem bom-senso nos controles, nao precisa de um pedal extra pra equalizar seu som...

falow!

Penta_Blues
Moderador
# dez/05
· votar


Boa noite!!!

Michael Vlcek
Valeu meu camarada!!! Mas confesso que tb não passo de um "pitacador"...rs
Com relação ao equalizador, acho uma senhora ferramenta, pois pode ser usado como booster, pode domar ou envenenar uma distorção, pode corrigir pequenas variações de frequencias, enfim, um verdadeiro bombril...
Mas tb concordo contigo que a melhor função mesmo do equalizador é a de arredondar o som na hora da produção!
Valeu!!!

AugustoPedrone
Veterano
# dez/05
· votar


Só divagando mais um pouco...

99% dos controles de tonalidade de amps valvulados e uns 50% dos controles de amps SS são do tipo passivo, que só atenuam. Dar reforço equivale à atenuar menos. E quase todos tem um queda nos médios, característica de amps de guitarra. O que muda sempre é onde é essa queda e de quantos dB ela é.

Sobre o equalizador...ele é um poderoso remédio, que pode se tornar um veneno mortal se usado inadequadamente.

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# dez/05
· votar


Nunca entendo esse esquema.

Por exemplo, A (La) central tem requencia de 440hz, e ele uma oitava a baxo tem 220hz, se um controle altera uma faixa de 420 até 460hz e eu almento ela, o la central vai fica mais alto do que o 1 oitava abaxo,
eu nunca percebo isso, pra mim, só altera o timbre.

Penta_Blues
Moderador
# dez/05
· votar


Boa noite!!!

AugustoPedrone
E quase todos tem um queda nos médios, característica de amps de guitarra.
Este problema é normalmente solucionado com um controle que muita gente conhece como Presence.

O_Melhor_O_Modesto
Cara, só há uma pequena confusão no teu raciocínio. Equalizador altera o volume da frequencia, daí vc perceber alteração no timbre e não na afinação. Pensa assim: Um cara e uma mulher falando um texto ao mesmo tempo. Vc ouvirá um timbre. Se o cara falar mais alto que a mulher vc mudará o timbre pra mais grave, porém não modificará o tom, pois são as mesmas pessoas que continuam falando...

Valeu!!!

AugustoPedrone
Veterano
# dez/05
· votar


Penta_Blues

Essa queda de médios não é um problema, e sim uma característica fundamental em amps de guitarra.

O som da guitarra direta é essecialmente com médios chatos, dificultando a mixagem do instrumento em uma música por exemplo, pois iria sempre lutar pelo espaço com a voz por exemplo.

Lógico que em um solo isso não faz sentido, daí os boosters e etc etc que permitem a guitarra tomar o lugar de destaque na mixagem. Uma dica é dar um reforço na região de 1Khz na hora do solo...faz a guita saltar das caixas !!!


O_Melhor_O_Modesto

Lembre que quando vc toca o A 440Hz vc está ouvindo não só a fundamental (440) mas todos os harmônicos desta nota, e é esse conjunto de harmônicos que configuram o timbre dos instrumentos.

Michael Vlcek
Veterano
# dez/05
· votar


Penta_Blues
AugustoPedrone

hey, tocaram num ponto q muito me interessa
qual é, tecnicamente falando, a função exata do presence?
o meu clone tem, e eu deixo sempre no máximo, pq assim soa melhor, mas o q esse controle faz exatamente?
sempre achei q era ligado a uma realimentação do sinal q vai pro power, é por aí mesmo ou tou viajando?!

valeu amigos
Mike

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


o presence é um filtro de frequência em cima do feedback loop do power amp. ele 'filtra' fora algumas frequências do feedback, dando um boost nelas. O resultado é como se fosse um controle de agudos, mas ele atua também em cima dos harmônicos gerados no power amp, ao contrário do 'treble', que só atua no sinal do preamp.

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# dez/05
· votar


Lembre que quando vc toca o A 440Hz vc está ouvindo não só a fundamental (440) mas todos os harmônicos desta nota, e é esse conjunto de harmônicos que configuram o timbre dos instrumentos.

ahhhh saquei

Michael Vlcek
Veterano
# dez/05
· votar


b0fh
valeu cara.
;-)

AugustoPedrone
Veterano
# dez/05
· votar


b0fh

Boa !!! Então o "presence" dos Mesa Dual é fajuto, pois atua no pré !!!

Penta_Blues
Moderador
# dez/05
· votar


Boa tarde!!!

Michael Vlcek
Cara, não sei se terei uma resposta satisfatória, tecnicamente falando, mas basicamente falando, o controle de presence atua nas frequencias médias, uma vez que o "ponto de viragem" do ampli é alterado com os controles de grave e agudo, ficando de fora os médios, controlados então, como eu disse, com o "presence".
Valeu!!!

Daniel Britto
Veterano
# dez/05
· votar


Daniel Britto
Faz muito sentido... alguem pode dizer se é isso mesmo?

Penta_Blues
Não faz muito sentido o que foi dito...



Por isso que eu to dizendo faz horas que não faz muito sentido.
Hahuuhauhahuahuauh.

Espiridião
Veterano
# dez/05
· votar


Aproveitando o tópico.
O que faz exatamente um potenciômetro de agudos com derivação a 70%?
Uma vez tentei um tópico sobre isso e não obtive resposta
[]s.

Penta_Blues
Moderador
# dez/05
· votar


Boa noite!!!

Espiridião
Não consegui entender... Tem como ser mais específico ou exemplificar?
Valeu!!!

Michael Vlcek
Veterano
# dez/05
· votar


AugustoPedrone

ahuahua
bem q tinha q ter uma razão técnica pra eu odiar os mesa-boogie!
ehehe

b0fh
Veterano
# dez/05
· votar


AugustoPedrone

hehehe boa... mas sei lá né, você pode botar qualquer controle lá e chamar de 'presence' e boa... ainda mais o randall smith :-) 'presence' é um treco meio vago... mas melhor que chamar o controle de 'feedback loop higpass level' :)

mas acho que só o dual-rectumfire que tem o presence assim... os outros usam o esquema do feedback do power amp... mas sei lá, nunca fui muito de olhar esquema de mesa-boogie, vai que eles me metem um processo só por olhar :-)

Espiridião
Veterano
# dez/05 · Editado por: Espiridião
· votar


Penta_Blues
Me falarem desse tipo de controle de agudos a respeito dos Fender antigos, depois que passaram da equalização do controle TONE para controles separados de Agudos e Graves.
Faz algum sentido?
Faria também alguma diferença esse derivação a 70%?
[]s

Penta_Blues
Moderador
# dez/05
· votar


Boa tarde!!!

Espiridião
Cara, vou dar uma pesquisada nesse controle, pois não conheço tão bem os amplis fender pra te dizer e não quero falar bobagens...
Com relação a controles separados pra agudos e graves, faz sentido pois o "ponto de viragem" está localizado basicamente nos extremos do espectro de frequencia do ampli, daí existirem amplis com estes dois controles separados. Falando em amplis antigos, claro. Hoje acho que dificilmente se encontra amplis sem os três controles.
Deixa passarem as festas que tento encontrar mais alguma coisa.
Valeu!!!

Daniel Britto
Veterano
# dez/05
· votar


O que seria ponto de viragem?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a diferença entre equalização e controle de tom?