Vocalista do Dream Theater

Autor Mensagem
Mago da Floresta
Veterano
# mai/05


O cara (q eu nao sei o nome, hehe) do Dream Theater nao usa falsete nao ne?
Pra conseguir alcançar as notas q ele faz eh soh na voz de cabeça com impostação no diafragma, ou tem alguma tecnica secreta? hehe, ou então só tenores conseguem...
Alguém ai consegue cantar Another Day sem falsete?

Emerson Guita
Veterano
# mai/05 · Editado por: Emerson Guita
· votar


Mago da Floresta
O cara (q eu nao sei o nome, hehe)
James Labrie

Autumn Wishes
Veterano
# mai/05
· votar


ele manda um gritinho (talvez o famoso drive) nas notas mais altas.
talvez seja esse seu segredo.

vai saber -_-d

HdP
Veterano
# mai/05
· votar


Ele deve ser tenor, a voz normal dele já é aguda mesmo... Ele usa tb Voz de Cabeça... quanto ao Drive muito pouco...

Se eu estiver errado me avisem...

Marko_Gildenlow
Veterano
# mai/05
· votar


Opa.. desse eu entendo.. hehe.

O LaBrie é tenor sim, e não usa falsete. O que ele usa é uma técnica de posicionamento de língua que joga a voz para a cabeça, mesmo que com impostação de peito (grosso modo, ele posiciona a ponta da língua atrás dos dentes inferiores e meio que levanta a parte de trás da língua). É quase voz de cabeça, mas não é voz de cabeça propriamente dita. O resultado é um agudo encorpado (próximo ao timbre natural da voz) e com uma potência muito alta.

É a mesma técnica que o Russell Allen (Symphony X) usa e é a técnica a que eu mais tenho me aplicado pra desenvolver, porque aumenta bastante o alcance vocal sem modificar muito o timbre natural da voz na região mais aguda.

E a voz do LaBrie não é tão aguda naturalmente não. É que o cara tem (ou tinha) 3 oitavas de extensão. De G2 a G5... (depende da classificação, mas seria, no violão, da corda Mizona, terceira casa, até a Mizinha, décima quinta casa).

Autumn Wishes
Veterano
# mai/05
· votar


O LaBrie é tenor sim, e não usa falsete. O que ele usa é uma técnica de posicionamento de língua que joga a voz para a cabeça, mesmo que com impostação de peito (grosso modo, ele posiciona a ponta da língua atrás dos dentes inferiores e meio que levanta a parte de trás da língua). É quase voz de cabeça, mas não é voz de cabeça propriamente dita. O resultado é um agudo encorpado (próximo ao timbre natural da voz) e com uma potência muito alta


nossa não sabia dessa

qual o nome dessa técnica ?
e ela é empregada no canto lírico ou no popular ?
e se for possivel dar mais detalhes, seria ótimo : )

Alexandre Rodrigues do Nascimento
Veterano
# mai/05
· votar


Marko_Gildenlow

Eu já ouvi mto Dream Theater e o LaBrie é um monstro. Sei lá, mas mais difícil q Another Day seria "Innocence Faded". Se eu não me engano, nesta música ele chega ainda mais alto q na Another Day.

Meu, eu canto tenor e tenho uma extensão "boa", mas por favor, fale mais alguma coisa sobre essa técnica da língua! Tem um cantor (cristão) que usa algo parecido, ele se chama DAVID PHELPS, e alcança notas fantásticas com muita potência, dêem uma olhada...

[]'s - Alexandre

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/05
· votar


conheço MUITO POKO, de Dream Theater, e pelo poko que conheço, achu que o kara eh BARITONO!

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/05
· votar


O LaBrie é tenor sim, e não usa falsete. O que ele usa é uma técnica de posicionamento de língua que joga a voz para a cabeça, mesmo que com impostação de peito (grosso modo, ele posiciona a ponta da língua atrás dos dentes inferiores e meio que levanta a parte de trás da língua). É quase voz de cabeça, mas não é voz de cabeça propriamente dita. O resultado é um agudo encorpado (próximo ao timbre natural da voz) e com uma potência muito alta.

É a mesma técnica que o Russell Allen (Symphony X) usa e é a técnica a que eu mais tenho me aplicado pra desenvolver, porque aumenta bastante o alcance vocal sem modificar muito o timbre natural da voz na região mais aguda.

E a voz do LaBrie não é tão aguda naturalmente não. É que o cara tem (ou tinha) 3 oitavas de extensão. De G2 a G5... (depende da classificação, mas seria, no violão, da corda Mizona, terceira casa, até a Mizinha, décima quinta casa).


tah, naum vamos descutir! como naum conheço mto, vou acreditar em voces! ele eh TENOR! mas fale mais sobre essa tecninca ai kara! eu tou tentanu fazer isso ai com a lingua, nossa eh meio estranho! =)
e tipo< ELE CHEGA ATEH G5?!??!?!?!?!?!?!?!?!?!?!? O.o
sem falsete?! issu eh verdade, ou voce ACHA?!

falando sobre o kara agora:
eu naum acho que ele eh um monstro! sei lah, eu baixei 4 musikas dos karas! dentre elas: ''Winter'', que ele canta acompanhado de um piano! eu acho a voz dele meio ROUCA! meio fraca! sei lah...

João Ferr
Veterano
# mai/05 · Editado por: João Ferr
· votar


[editado]

adnz
Veterano
# mai/05
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
"winter" nao é do dream theater

João Ferr
Veterano
# mai/05
· votar


Ele alcança G2 ao G5 na classificação americana. Na nossa seria G1 ao G4...

Realmente esse cara pega umas notas muito altas mas não sei que tipo de voz é essa. O cara tem um domínio absurdo da voz. Tem uma versão de Another Day acústica que ele canta a música inteira como se fosse no passagio (passagem da voz pro falsete).

Agora, potência ele só tem quando grita. No mas a voz tele é meio fraquinha...

Marko_Gildenlow
Veterano
# mai/05 · Editado por: Marko_Gildenlow
· votar


João Ferr
A potência de que eu falei é nas notas agudas mesmo (e não nos "gritos"), com a tal técnica de posicionamento de língua.

Autumn Wishes
Alexandre Rodrigues do Nascimento
CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Sobre a técnica, eu não sei se os cantores líricos usam, mas eu aprendi (estou aprendendo) no popular. Acho que são mais cantores de metal que usam mesmo (eu conheço ele e, como disse, o Russell Allen. Vocês já ouviram esse cara?).

Se eu não me engano, a técnica chama-se Child Voice, porque a voz fica parecida com a de criança mesmo... O esquema que eu peguei pra conseguir chegar nesse tipo de voz foi o seguinte: eu começo na voz de peito normal e, conforme vou subindo (de uma vez, arrastado, e não nota por nota), eu vou posicionando a língua e pegando bastante no apoio, endurecendo a barriga (isso é essencial para a voz sair com brilho!). Então, chega uma hora que parece que a voz quer quebrar pra falsete. O esquema é colocar potência (mantendo a colocação da língua) quando essa quebra estiver pra acontecer (e, por favor, potência é diferente de grito.. não é pra gritar!)... O que acontece é mais ou menos o seguinte: com pouco apoio/potência, a voz falha e fica feio como um falsete normal; com o apoio e a potência certas e, principalmente, com a voz direcionada para o lugar certo (eu direciono para o palato duro), o agudo sai forte, encorpado e com brilho. No começo é meio estranho mesmo, o timbre fica meio feio, parecido com o de uma criança chorona (como eu disse), mas com prática vai ficando bem legal (escutem os agudos do LaBrie e do Russell Allen que vocês entenderão).

Ah! Lembrem-se sempre, quando forem praticar, de que o ponto de partida NÃO é a voz de cabeça, mas a voz de peito mesmo... tentem subir sem trocar o registro! Com o posicionamento da língua, a voz sobe pra cabeça NATURALMENTE, mantendo a potência do peito... =)

Se vocês quiserem, eu posso gravar essa subida numa hora que eu tiver tempo, pra vocês terem uma idéia de como sai o som e como sai o timbre (lembrando, claro, que eu ainda não domino totalmente a técnica).

Outra coisa (nunca é demais lembrar). A potência deve vir unicamente do apoio e NUNCA da garganta. Essa é uma técnica que, quando bem feita, não força em nada a garganta. É como se estivesse falando, de tão confortável. Portanto, se estiver arranhando (doendo, etc.) a garganta, PAREM, pois provavelmente estão fazendo errado...

É meio complicado explicar por texto, mas espero ter ajudado... =)
Abraços.

Marko_Gildenlow
Veterano
# mai/05
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
e tipo< ELE CHEGA ATEH G5?!??!?!?!?!?!?!?!?!?!?!? O.o
sem falsete?! issu eh verdade, ou voce ACHA?!

Vou ver se acho uma música onde ele faz um G5 ou pelo menos um F#5...

Marko_Gildenlow
Veterano
# mai/05 · Editado por: Marko_Gildenlow
· votar


Aqui está, ripada de um bootleg (show gravado por fã):
Under a Glass Moon

(tem horas em que a voz dele dá umas falhadinhas, mas cantar ao vivo, e nesse nível de dificuldade, tem dessas... =Þ)
A nota que ele faz em 03'31'' é o tal G5 (ou 4, como queiram)...

Reparem, principalmente no último refrão (depois do solo), como a voz lembra voz de criança. =)

Lembrando que esse show é de 1993... hoje em dia não rola mais essa nota (ele não faz mais. Não sei se porque não consegue ou porque não quer)... ;-)

Mago da Floresta
Veterano
# mai/05
· votar


Interessante essa tecnica da lingua, vou ver se consigo fazer
Mas parece q nesse agudo ai da Under a Glass Moon ele usou falsete mesmo, hehe
outro q acho q eh falsete eh em 3'54''

Mago da Floresta
Veterano
# mai/05
· votar


E tipo, se eu nao for tenor mas conseguir fikar mto bom nisso sera q eu consigo cantar tudo ou ser tenor eh fundamental? hehe

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/05
· votar


"winter" nao é do dream theater
estranho! colokei no KAZA A, (dream theater), e tinha essa musik..
ai como eu tava tentanu conhecer a banda mesmo, eu clikei em qualquer uma..

e foi essa WINTER! ( nas informações esta: ALBUM - LIVE... 1999 )


Marko_Gildenlow
putz kara, eh meio dificil mesmo explicar tecnicas por textos! mas valew kara! brigadaum mesmo! espero que eu tenha entendido e consiga fazer!
ehheeh

mas com a lingua perto do DENTE INFERIOR...
naum complica na hora de cantar?! (pronunciar letras, palavras?!)

Marko_Gildenlow
Veterano
# mai/05
· votar


Mago da Floresta
Ele não usa falsete, cara... ele usa voz de cabeça limpa (sem técnica de língua) em algumas partes, mas falsete não...

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
O Dream Theater gravou um cover dessa Winter, que é da cantora e pianista Tori Amos. Pode baixar a Winter da Tori Amos pra ver como é a mesma...

Sobre a língua, realmente, é difícil pronunciar as palavras no começo, mas você acaba pegando o jeito (movimentando um pouco a língua sem perder o tom)... mas a dicção é um dos pontos fracos dessa técnica... =)

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/05
· votar


palato duro
o q eh isso?!

Marko_Gildenlow
Veterano
# mai/05
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
É a parte "da frente" do céu da boca, um pouco atrás dos dentes superiores...

Marko_Gildenlow
Veterano
# mai/05
· votar


Mago da Floresta
E tipo, se eu nao for tenor mas conseguir fikar mto bom nisso sera q eu consigo cantar tudo ou ser tenor eh fundamental? hehe

Depende... o que é "tudo" pra você? A extensão não tende ao infinito com essa técnica. Dá pra aumentar, sei lá, uma oitava... um pouco menos ou um pouco mais, mas não dá pra sair cantando de tudo.

Mago da Floresta
Veterano
# mai/05
· votar


"Tudo" = as musicas do dream theater, hehe

Marko_Gildenlow
Veterano
# mai/05
· votar


Mago da Floresta
Olha... Cantar DT não é nada fácil. Pra um barítono é quase impossível, eu acho, mas a maioria das músicas até dá pra cantar sim. O problema é mais o Images & Words e o Awake (cantar Another Day e Innocence Faded não é pra qualquer um Ô.ô)...

Marko_Gildenlow
Veterano
# mai/05
· votar


maninho pneumonia
Que bosta.. =/

BozoCareca
Veterano
# mai/05
· votar


Galera, vcs já ouviram o disco solo do LaBrie? O que acharam?
Eu gosto do DT, mas esse trabalho solo dele eu achei muito... estranho. Tem alguns momentos que lembram o "novo" Metallica, e em outros um DT sem sal...

Muito fraco. Mas o que ahcaram?


maninho pneumonia

Puta que pariu, hein....
Isso aqui não tem moderador mesmo... Vale tudo.

Daqui a pouco vou criar um tópico perguntando quem tem o instrumento (não-musical) maior, e ainda assim o moderador vai deixar.

Cupins...

Marko_Gildenlow
Veterano
# mai/05 · Editado por: Marko_Gildenlow
· votar


BozoCareca
Eu tenho o CD, cara, o Elements of Peruasion você diz, né? (porque ele também tem os Mullmuzzler como trabalho solo)

O Elements, no começo, eu confesso que não curti muito, pois esperava um disco de metal progressivo. Mas, após algumas ouvidas (e depois que aceitei o fato de ser um disco de heavy metal apenas), eu estou curtindo cada vez mais... Tem alguns momentos realmente muito bons.. vale a pena dar uma segunda (terceira, quarta, etc) chance pro disco... =)

BozoCareca
Veterano
# mai/05
· votar


Marko_Gildenlow
Estou falando do "Elements..." mesmo.

Pode ser que depois de muitas ouvidas eu venha a curtir, mas a princípio, ele não me conquistou... =D

João Ferr
Veterano
# mai/05
· votar


Ele cantava numa banda de Hard Rock antes do DT (Winter Rose). Tem umas musicas da banda no eMule e no Kazaa. É maneirinho, tipo Skid Row.

Solo, ele lançou dois: Mullmuzzler e Elements Of Persuasion.

E tem um projeto recente dele com o guitarrista Henning Pauly chamado Frameshift. (esse é muito foda!)

Marko_Gildenlow
Veterano
# mai/05
· votar


Tem mais uma porrada de participações, além dos projetos citados. Tem o Ayreon (The Human Equation), o Leonardo - The Absolute Man, o Madman & Sinners, fora os tributos onde ele cantou (Rush, Queen)... Enfim, o cara é bastante requisitado. =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vocalista do Dream Theater