Aniversário de Elis Regina

    Autor Mensagem
    maggie
    Veterana
    # mar/05


    Elis Regina completaria 60 anos nesta quinta
    Cantora porto-alegrense nasceu no dia 17 de março de 1945



    Há 60 anos nascia uma das maiores cantoras brasileiras. A porto-alegrense Elis Regina Carvalho Costa emitiu seus primeiros agudos no Hospital Beneficência Portuguesa, no dia 17 de março de 1945.

    Aos 7 anos, a gauchinha despontou no programa de rádio Clube do Guri, da Rádio Farroupilha, em Porto Alegre. Sete anos depois, Elis já assinava contrato com a Rádio Gaúcha. Em maio de 1961, aos 16 anos, Elis gravou o primeiro LP, Viva a Brotolândia. A cantora, ainda adolescente, mudaria-se para o Rio de janeiro em 1963, fato que fez a sua carreira deslanchar.

    Quando foi assinar um dos primeiros contratos – com menos de 20 anos –deixou o produtor atônito com o cachê exigido, justificando que pedia aquilo porque cantava melhor do que Barbra Streisand.

    A cantora Elis revolucionou a história do moderno canto brasileiro numa dimensão só comparável a João Gilberto. Não é pouco para um país que já tinha Elizeth Cardoso como um referencial e que na mesma época do aparecimento de Elis viu surgir também Nana Caymmi, Gal Costa, Maria Bethânia e Nara Leão.

    Descobridora e/ou alavanca de algumas das principais carreiras musicais, Elis foi a responsável pelo lançamento de João Bosco e Aldir Blanc, Ivan Lins, Edu Lobo, Gil e Belchior. Deu a Tom Jobim a mais elevada interpretação que seu songbook já mereceu e, em menos de duas décadas de carreira, foi responsável por interpretações insuperáveis em canções como Atrás da Porta, de Chico Buarque, Como Nossos Pais, de Belchior, e Dois pra Lá, Dois pra Cá, de João Bosco e Aldir Blanc.

    Muitas vezes rotulada como explosiva e temperamental, a cantora é lembrada pelos amigos pela generosidade e pela capacidade em descobrir novos caminhos musicais. E, 23 anos depois de sua morte, Elis ainda deixa saudade.

    A cantora morreu em 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos, após ter consumido álcool e cocaína em grande quantidade.

    Com informações do jornal Zero Hora.

    Lembrando que foi lançado um DVD com raridades da cantora pela Trama, que foi fundada por ela e hoje é dirigida por seu filho, João Marcello Bôscoli.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    CAPAZ QUE A ELIS NASCEU NO MESMO DIA Q EU?????

    Nossa...fiquei de cara agora.....ehehehehe

    ----------------

    Legal a homenagem, maggie. =]

    maggie
    Veterana
    # mar/05
    · votar


    Barbara Jolie
    Opa, nesse caso Parabéns :))

    Lord_Mackenzie
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    maggie

    Muito boa a homenagem, Elis era cantora que eu mais admirava na mpb

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    maggie
    Obrigada! =]

    Thombjork
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Porra, acho que tópicos como esse mostram que nem todos os brasileiros são uns sem memória ou sem passado.


    Viva Elis!!!!!!!!!!!!!!!

    Christina Amaral
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Porra, acho que tópicos como esse mostram que nem todos os brasileiros são uns sem memória ou sem passado.

    Concordo...

    Starry night
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Uma grande voz, deixou saudades... :-(

    Acho que tem gente que deveria nascer com selo de garantia e não morrer nunca! kkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aniversário de Elis Regina