MIZÃO É Mi 1???

Autor Mensagem
Tony Ferraz
Veterano
# fev/05


Segundo o esquema de classificação vocal fixo aqui no fórum, o mizão do violão é Mi 1 ou Mi 2?

Andrews
Veterano
# fev/05 · Editado por: Andrews
· votar


poise.. hj num outro topico me responderam q a 6a corda pressionada na 1a casa seria o F1.. e nao o F2... nao sei mais de nada agora... notações diferentes eu acho... complica

devia ser universal, como partitura

Tony Ferraz
Veterano
# fev/05
· votar


Preciso saber em relação ao do tópico das extensões vocais pra achar a minha... Acho q sou baritono... Lá diz q começa em Fa 1 até Lá 1, quero saber se isso já são as primeiras notas da mizona, ou antes ainda...

Tenho facilidade grande pra cantar músicas em lá...

Marko_Gildenlow
Veterano
# fev/05
· votar


Com certeza o F1, naquele tópico, se refere à primeira casa da mizona, já que, numa oitava abaixo daquilo, é quase que humanamente impossível de se cantar... ;-)

Na minha notação, aquele fá seria o F2, mas fazer o que? São notações diferentes. =)

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


o mizão do violão é Mi 1 ou Mi 2?
o Mizão do violão é o Mi2 do piano. ok?

Douglas_ems
Veterano
# fev/05
· votar


Comparando com a Voz eu acredito aque seja o 1 O.o

Tony Ferraz
Veterano
# fev/05 · Editado por: Tony Ferraz
· votar


Barbara
Tranquilo barbara, mas e em realação ao tópico de extensões vocais? O Mi1 lá é o mesmo Mi1 do violão (Mizona)?

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Tony Ferraz
com relacao ao tópico, nao é nao.
Mi1 é uma oitava abaixo do Mi2. =]

Pelo menos eh isto q meus professores me ensinaram.
Mas se vc quer ver sua extensao ou coisa assim, procure ver com um piano, ok? É o instrumento ideal para isto.

Tony Ferraz
Veterano
# fev/05
· votar


Ok, mas pelo q vc está me dizendo, o MI1 de lá é duas oitavas abaixo do do violão... No caso o inicio da teciatura de um barítono (FA - SOL - LA) começa num baixo.. rs (baixo instrumento de cordas...).

É MUITO grave isso....

Tony Ferraz
Veterano
# fev/05 · Editado por: Tony Ferraz
· votar


Ah.. vc tá falando Mi 2 por causa do piano... uma oitava abaixo então... ainda é grave mas não é tão impossível.

Se é isso então, vc como mezzo soprano começa na segunda oitava do piano... Vc alcança isso?

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Tony Ferraz
pera..pera...q nao entendi suas duvidas....

vc tá falando Mi 2 por causa do piano
estou falando q a corda mizona do violão corresponde ao E2 do piano.

vc como mezzo soprano começa na segunda oitava do piano... Vc alcança isso?
segunda oitava? C2? Nao, nao, nao chego nisso, meu mais grave eh o E2.

Tony Ferraz
Veterano
# fev/05
· votar


Em suma, sua nota mais grave é a mizona do violão....

Há algo de errado aí... rs

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Tony Ferraz
pq?
o q vc acha q tah errado?

Tony Ferraz
Veterano
# fev/05 · Editado por: Tony Ferraz
· votar


Acho estranho pq quando tentei no violão me matei muito pra chegar num tom perto da mizona, e eu sei (pelo menos tenho quase certeza) q sou barítono... Canto com facilidade músicas do Doors, Elvis, Renato Russo, Pearl Jam, Led Zeppelin e etc q eram barítonos, e morro e não consigo uma atuação decente em Bon Jovi e Cia...
Pra chegar no tom proposto falta uma oitava de grave...

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Tony Ferraz
e o q vc tem haver comigo? Não podes comparar voz masculina com uma voz feminina.
Eu alcanço o E2, o mais grave q consigo, lógico q eh sem brilho e etc, é só para quesito de extensão nada a mais.

Minha tessitura difere disso.

Tony Ferraz
Veterano
# fev/05 · Editado por: Tony Ferraz
· votar


Eu sei gata, mas oq eu quero dizer é q da voz masculina pra a feminina há uma oitava de diferença, é impossível vc alcançar E2 (se o E2 for o mizão) e eu não... rs

O Marko_Gildenlow tb acha dificil descer abaixo da mizona... Oq eu to tentando dizer é q o E1 do tópico talvez seja a mizona e não uma oitava antes...

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Tony Ferraz
tb acha dificil descer abaixo da mizona...
mas qm disse q eu to descendo da mizona????

eu alcanco ateh ela, e só.

da voz masculina pra a feminina há uma oitava de diferença
isso aqui tah complicando todo mundo nossa.

Eu jah expliquei q eh naturalmente, no outro tópico.
É melhor vcs irem atrás de um professor e tirar essa dúvida, assim pela net complica explicar. =/

Tony Ferraz
Veterano
# fev/05 · Editado por: Tony Ferraz
· votar


ahahahahhahahah... vc ainda não entendeu...

Eu sofro pra alcançar a mizona, e deveria conseguir descer uma oitava abaixo dela, o Marko_Gildenlow tb...

Agora vc deveria alcançar a mizona (segundo a sua teoria q o E1 lá é uma oitava abaixo da mizona) - não tô falando nada de vc descer abaixo dela.

Como vc pode alcançar a mizona, sendo mezzo soprano, e eu q sou baritono não?

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Tony Ferraz
Como vc pode alcançar a mizona, sendo mezzo soprano, e eu q sou baritono não?
pois eh...devo ter uma extensao bem grande entao,

Tony Ferraz
Veterano
# fev/05
· votar


Mistérios da música... ;-)

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Tony Ferraz
ae...=]

Giuliano
Veterano
# fev/05 · Editado por: Giuliano
· votar


Bom é o seguinte existe várias maneiras de contar as oitavas. No brasil usa-se o sistema que considera o dó central como sendo DÓ3. Esse dó seria o primeiro dó após o Si que é a penultima corda aguda do violão. Dependendo do piano, isso vai se localizar em diferentes posições pois tem pianos com mais oitavas ou menos oitavas. No sistema francês esse dó é chamado de UT3, no sistema inglês é chamado de C4, na escala Riemann é chamado de "49" (pois esse sistema conta todos os semitons numericamente) e no sistema alemão é chamado de " c 1" (com o "c" pequeninho) ou então c com um tracinho em cima... Localizando esse dó central, pode-se conseguir as outras notas. Esse dó central seria TEORICAMENTE uma nota que todas as vozes humanas atingem, independente da classificação. A escala ascendente seguiria assim:

Dó3 - Re3 - Mi3 - Fa3 -Sol3 - Lá3 - Si3 - Dó4

Mudando sempre no dó seguinte. Esse dó4 é o famoso dó agudo dos tenores operísticos que é o primeiro dó que aparece na corda mi aguda da guitarra ou violão . A confusão reside no fato de que alguns, se utilizando do sistema inglês chamam esse dó de dó5.

Agora pra os graves... uma oitava abaixo do dó central está o Dó2, que é TEORICAMENTE o limite grave dos tenores. e mais uma oitava abaixo está o Do1 que fica abaixo do Mi grave do violão, que seria dentro desse sistema o Mi1. O mais correto é usar o sistema brasileiro pois é o utilizado nas escolas e tal, mas muitas pessoas, principalmente estudantes de guitarra utilizam o sistema americano por ser esse mais difundido para o instrumento. A maioria dos teclados de 5 oitavas começam no Dó1 , então o dó central seria o terceiro dó. O Dó1 é uma nota MUITO grave pra vozes humanas, de forma que para atingi-lo com boa qualidade, timbre e volume, somente baixos bem resolvidos hehe. Tanto que o repertório lírico eu acho que tem poucos casos (nenhum que eu conheça, mas ja me falaram que existe) de uso dessa nota, eles usam geralmente o Ré1 como nota mais grave, e alguns baixo vão apenas no Fá1. Então em outro tópico eu ouvi alguem dizer que um cantor havia feito um Sib-1. O que eu duvido, por que uma oitava abaixo do Dó1 está o Dó0 e um tom abaixo do Dó0, está o Bb-1. Eu acredito q a nota seja um Bb0, o que é possível na música popular, uma vez que não é necessário volume, nem timbre perfeito. Mas realmente é uma nota muito grave :-)

Só pra dar mais uma ajuda, o Lá do diapasão, que é conhecido com Lá 440... é o Lá3 (No sistema utilizado no Brasil). O lá 3 é o primeiro Lá que aparece na corda Mi aguda do violão (Mi3)

espero que tenha esclarecido!
Falow!

Thombjork
Veterano
# fev/05
· votar


a mizona do violão é E2.

Dahsteriano
Veterano
# fev/05
· votar


a mizona do violão é E1.

Autumn Wishes
Veterano
# fev/05
· votar


errr

thanatos
Veterano
# fev/05
· votar


mizona da guitarra eh E3....acho q do violão tb vai ser E3....e a mizinha eh E5

Giuliano
Veterano
# fev/05
· votar


Gente, vocês são cabeças duras hein... hehe... escrevi tudo a toa. Se não acreditam procurem no livro "Teoria da Música" de Bohumil Med.

Aqui nessa pagina ensina com achar o DÓ CENTRAL no teclado:

http://www.mysheetmusic.com/lesson3.asp

Aqui também:

http://www.music.vt.edu/musicdictionary/textm/MiddleC.html


O DÓ CENTRAL é sempre o mesmo, o mesmo som que tem 261.63 Hz ou 261 vibraçoes por segundo... a diferença é o nome que dão pra ele, alguns chamam ele de Dó3, Dó2, ou Dó5... NO BRASIL, segundo o padrão brasileiro esse dó é chamado de DO3... Esse sistema também é conhecido com Sistema MIDI de designação de Oitavas, porque é o sistema utilizado por programas que trabalham com Midi, tal como o Encore.

Nessa página:

http://www.music.vt.edu/musicdictionary/appendix/octaveregisters/octav eregisters.html


É possível conferir a nomenclautra das oitavas em diferentes sistemas, inclusive o sistema MIDI, que é o utilizado no BRASIL!

Abraços

Thombjork
Veterano
# fev/05
· votar


O violão não pode começar no E1 pela simples razão que essa região sonora pertence a sons graves. e o violão não se escreve na clave de fá.

Até deveria ser na clave de dó (sons médios) mas por pura convenção o violão é escrito na clave de sol soando uma oitava abaixo do que soa, como no caso das partituras escritas pra tenor, por isso que se tem essa confusão.

Giuliano
Veterano
# fev/05 · Editado por: Giuliano
· votar


Thombjork, O Mi grave do violão é chamado de Mi1 na NOTAÇÃO BRASILEIRA, está nos livros, na escola de música aqui de brasília se usa essa notação e na Universidade de Brasília também. Não vejo motivo pra ficar discutindo isso...Simples assim. Mas se quiser chamar de Mi2 eu deixo tb hehe :-) Mas o ideal para que as pessoas pudessem se compreender é utilizar o mesmo sistema de notação. INDEPENDENTEMENTE de qual seja. Espero que você tenha entendido os meus posts, eu expliquei isso direito...

Thombjork
Veterano
# fev/05
· votar


Giuliano


auhhuahuahuahuahuhuahuahuahuahu! mas sério, sobre isso ser usado na universidade de brasilia eu não sabia. acho que é tudo uma questão de padrão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original