Microfones para corais...

    Autor Mensagem
    andersondko
    Veterano
    # fev/05


    Já verifiquei os tópicos referentes a microfones na busca, mas nenhum deles me atendeu. Gostaria de obter marcas, referências e, se possível, até mesmo preços aproximados de microfones para corais (aqueles que ficam sobre as cabeças e captam o conjunto vocal ao invés das vozes individualizadas). Agradeço.

    VirgoShaka
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    O que você precisa, amigo, é de um microfone condensador onidirecional (que capta o som de todos os lados do ambiente). Eles são os mais apropriados para captarem vozes de corais. Os "microfones para vozes individualizadas" a que você se refere são os dinâmicos unidirecionais (captam o som só por uma região limitada na frente do globo). Um microfone condensador é muito superior a um dinâmico no geral. Eles possuem uma resposta de freqüência bem maior, um som mais limpo e cristalino e mais natural também, com menos distorções.
    Olha, cara... os melhores microfones condensadores do mercado são os da Newmann, caso você esteja disposto a gastar alguns milhares de reais para ter um...
    Agora existem microfones condensadores muito bons na faixa de 500 a 1000 reais que fariam a qualidade sonora do seu coral ficar extraordinária. A AKG é um ótima fabricante desses tipos de microfone! Acho que você poderia com certeza conseguir um nesta margem de preço que mencionei.
    Agora, existe uma marca que sempre surpreende trazendo produtos de excelente qualidade a preços bem mais acessíveis que é a Behringer! Um bom microfone condensador que poderia ser utilizado ao vivo da Behringer, é o B2. Eu realmente indicaria este pra vc, é um microfone condensador com duplo amplo diafragma. Nunca testei ele na minha vida, mas a captação deve ser extraordinária, e a voz deve sair muito presente e limpa! Ele possui conectores banhados a ouro para melhor condução do sinal (oq influencia na melhor reprodução do som e muito!) é um true condenser, e ainda possui chave seletora para fazer funcioná-lo como unidirecional cardióide, bidirecional ou onidirecional. Deve ser um microfone versátil e fantástico considerando o preço: vc consegue um por 500 a 600 reais. Um microfone semelhante de outras marcas como a Shure por exemplo faria vc pagar o dobro ou o triplo do preço pelas mesmas funções.
    Tem uma versão mais simples do mesmo microfone: o B1, você encontra por uns 400 a 450 reais, mas já que você vai gastar dinheiro, recomendaria o B2 mesmo, é um investimento bem melhor...
    Ainda, se você quer utilizar o microfone para estúdio, há também os da linha C da Behringer: o C1 e C2 ou ainda o B5. Esses são só para estúdio, também devem ser excelentes.
    Agora se vc quer uma relação custo benefício bem vantajosa mesmo, soube que tem um microfone condensador vendendo bastante ultimamente, que é o Superlux ECO H6A, que eles vendem em torno de 100 reais, ou um pouquinho mais. Claro... você não estará levando o melhor condensador do mundo, é um quebra galhos... mas uma coisa eu posso te garantir, em uma comparação com um microfone dinâmico de alta qualidade, como um Shure SM58 (vai esse pq todo mundo conhece e geralmente paga pau :() você conseguirá um resultado infinitamente superior com o condensador da SuperLux. SM58, como qualquer microfone dinâmico é bosta perto de microfone condensador. Mas como você necessita de um desses para coral eu já não sei... pq receio que tal microfone seja apenas unidirecional, aí já não é muito indicado. Mas dá uma pesquisada por aí nos preços e tudo mais e espero que as minhas informações sirvam para ajudá-lo!

    Um abraço!

    andersondko
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    VirgoShaka

    Os mics B1 e B2 não constam no site da Behringer.
    Existe alguma diferença entre onidirecional e omnidirecional?
    Você conhece algum desses?

    Shure MX202
    Shure EZ0
    Behringer ECM800

    Obrigado.

    Christina Amaral
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Putz...Nunca reparei nos microfones q a gente usa....
    Essa eu fico devendo....

    VirgoShaka
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Não constam? Constam sim amigo! Pode ir lá e procurar na sessão microphones/headphones/acessories (ou algo assim). Eles estão lá no grupo de microfones "dual large diaphragm".
    Onidirecional e omnidirecional são a mesma coisa. Só que eu escrevi em português :P
    Embora eu conheça os microfones citados por você, eu nunca tive a oportunidade de utilizá-los ainda, portanto, eu não teria muito o que opinar sobre eles. Enfim, sugiro que você procure algum produtor de estúdio ou engenheiro de audio pois eles podem sanar todas as suas dúvidas com certeza sobre quase todos os tipos e marcas de equipamentos.
    E tem o fato de que, ao contrário da esmagadora maioria do pessoal daki da comunidade, a marca Shure só me agradou no início. Hoje eu sinto que ela é muita marca e só. Com certeza fez uma importante e gloriosa história durante toda a sua existência fabricando microfones. Mas eu posso perceber que marcas como Sennheiser, Audix, AKG, Beyerdynamics estão fazendo microfones tão bons ou até superiores e vendem por um preço mais acessível, pois quando vc coloca uma etiqueta com o nome "Shure" em um microfone, todo mundo já pensa que é bom antes de testá-lo. E pode não ser, pode ser apenas ilusão. Bom eles são, mas ótimo? Não sei... tudo o que posso dizer é que o Beta 58 é um excelente, excepcional microfone para utilização ao vivo!

    Um abraço!

    andersondko
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    VirgoShaka

    Mais uma vez obrigado.

    Pedro Santos Guimarães
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    VirgoShaka,
    vc poderia me indicar um microfone bom para se usar no pc?

    Pedro Santos Guimarães
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    VirgoShaka,
    vc poderia me indicar um microfone bom para se usar no pc e em igrejas?

    VirgoShaka
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Pedro Santos Guimarães

    Oi Pedro. Tudo bem? Me desculpe a demora para responder. Na verdade eu não estou na minha cidade mais e demorarei, portanto, um pouco mais para postar no fórum novamente. Férias acabaram, aulas começaram na faculdade #)
    Para que finalidade você quer um microfone para usar no pc? Para fazer gravação de canto ou só para comunicação mesmo?
    Para responder a sua outra pergunta, também preciso saber para qual finalidade você quer utilizar o microfone nas igrejas. Existem microfones próprios para narração, para canto, para captação de instrumentos, para multi-captação de vozes, etc...
    Por essa razão, preciso de uma informação mais específica para que eu possa responder às suas perguntas!
    Se o caso for um coral de vozes, em igrejas eu nem aconselharia a usar microfones. A acústica da maioria das igrejas já causa um bom efeito de ambientação para as vozes em corais, não necessitando amplificá-las (o que ao meu ver faria apenas com que se tornassem menos naturais). Se for para ser usado individualmente aí sim...
    Poderia estar te passando algumas marcas sim... me diga para o que você pretende usar que eu venho aqui e respondo!
    Um abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfones para corais...