canto arabe e otros recursos

    Autor Mensagem
    hugosoad
    Veterano
    # jan/05


    vcs poderiam caracterizar o canto arabe (tecnicas, recursos...)???E dar dicas como fazer gritos, rasgados, guturais,drives e otras coisas sem que haja lesao nas cordas vocais??? Ha quem diga que existem tecnicas taum apuradas p/ isso que quem usa eh como se estivesse assoviando, pura respiracao...será???????

    Joao_black
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    olá gente!!
    por falar em musica arabe, queria saber se alguem tem algum material disponivel (mp3, interpretes, tecnicas vocais) pra me passar??
    muitio gratio!!!!!

    abraço

    Dark Diva
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Dark Diva
    · votar


    hugosoad

    Sou fã de música árabe e oriental em geral. \o/

    O q sei deles - se não estiver enganada, rs - é q é muito utilizada pelos cantores em geral os melismas e comas. Não entendo quase nada de técnica vocal, mas melismas são aqueles "pulos" de notas, geralmente em vocalizações, q são característicos deles qdo cantam.

    Não sei se falei besteira, se sim, please, alguém me corrija. Mas acho q basicamente é isso mesmo. Agora, explicar como fazer isso já acho difícil. O melhor é buscar ajuda profissional, pq acredito q apenas uma teoria a respeito desse assunto seja bastante complicado de se entender.

    Sobre os drives (ou rasgados) e os guturais, usa a BUSCA, q já existem inúmeros tópicos a esse respeito e podem vir a te ajudar!

    []'s ;)
    ________________________________________________________________________________________

    Joao_black

    Não posso prometer, pois a minha conexão é discada, infelizmente, mas vou tentar upar alguma coisa aqui. ;)

    []'s

    Joao_black
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Dark Diva

    Olá!!!
    curto demais o canto black e, como sabemos, tem uma grande influência da musica arabe... se puder me arranjar esse material, ou pelo menos me mostrar onde posso adquiri-lo (baixar, principalmente.rss), eu agradeço!!!!!

    uma abraço

    Fabio Chedelisque
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Olha se vc toca isso vai ajudar:

    Escala arabica:

    C D E F Gb Ab Bb

    Mais a fera mesmo pra nois do black John, é essa aqui:

    Escala Persa:

    C Db E F Gb Ab B

    Abs

    Joao_black
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Fabio Chedelisque

    e aeh amigo, blz!!!!
    valeu pela dica!!!!
    agora é o seguinte... o q eu tava querendo mesmo era baixar algumas musicas pra eu poder escutar mas eu naum conheço nenhum cantor arabe.

    se tiver mais algum material, manda pra mim.

    abraço

    victor m3t4l
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Cara, ouve uma banda chamara Orphaned Land, é uma banda de metal lá de israel. Não sou vocalista mas os caras, apesar de terem muitas músicas em ingles, têm vários elementos da música árabe, além de cantarem mais gutural, normal e 'melódico' digamos hehe.

    John Arch
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Vou falar aki o q eu acho q sei em meu humilde conhecimento, e se eu falar besteiras alguém q sabe de verdade vai aparecer aki e me corrigir, mas lá vai:

    A grande diferença entre o a música ocidental e a música oriental (e que consequentemente afeta o canto) é o menor intervalo existente entre as notas.
    Nós sabemos que na música ocidental (no sistema Temperado, veja bem) o menor intervalo existente entre 2 notas é o semi-tom (exemplo: C / C#) que apresenta uma diferença de 4/5 comas (no sistema temperado)
    * coma = unidade física que representa o menor intervalo real entre os sons

    Na música oriental existem intervalos menores do que o semi-tom, o que torna o som tão característico. Contudo, esse menor intervalo varia também de acordo com os povos orientais (na música chinesa é diferente da música árabe, por exemplo).

    Nós crescemos habituados a ouvir músicas ocidentais, e portanto, que apresentam sua estrutura com base nos intervalos mínimos de meio-tom. Com isso, é muito difícil conseguirmos identificar com precisão o distaciamento sonoro dos comas, e mais dicífil ainda, executá-los.

    Na música árabe, os cantores utilizam a técnica conhecida como Gutural (sim Gutural, e não, nd a ver com vocal de Black Metal), que se dá justamente por cantar utilizando intervalos menores que os nossos e com utilização abundante de melismas sobre esses intervalos, e outras coisas mais faladas aí em cima (realmente não sei ao certo)

    Quanto as ditas escalas persas, árabes, húngaras etc, que muitos guitarristas utilizam e que foram citadas aí em cima, são aproximações do som que esses povos faziam para a nossa escala ocidental.

    - Desculpem o tamanho do post e as besteiras, mas só queria fazer esse adendo.

    Fabio Chedelisque
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Joao_black

    Bom o Leo Gonçalves gravou um cd em aramaico, eu acho....Se eu não me engano já a comercializando...Vou da uma pesquisada e te falo!

    Abs

    Joao_black
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    John Arch
    Vou falar aki o q eu acho q sei em meu humilde conhecimento

    pô meu!! q humildade hein!? ainda mais depois de uma explicação tecnica dessa!!
    kra... Fagner tem uns arranjos q podemos ver uma grande influencia do canto arabe. ele faz umas modulações meio-doidas q, pelo q parece, possuem intervalos ainda menores q o semi-tom; a impressão é q ele está desafinando... eu gosto dos arranjos q ele faz! O Joao Bosco tb faz uns arranjos com uma pequena influencia do canto arabe...

    valeu pela dica!!! abç

    Fabio Chedelisque
    o Leo Gonçalves gravou um cd em aramaico

    já ouvi falar mesmo... agora os melismas q ele executa são bem característicos do canto arabe. o Leo é fantastico!!! sua tecnica e originalidade me impressiona.
    AH!!! vou te add no orkut... é q eu me esqueço...

    valeu, abç!!

    fã da Mariah
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Olá amigo procure por GAMAKAS no YouTube. É assim que se chama os melismas característicos do canto árabe, os resto da técnica não difere do canto ocidental, apenas o Melisma e o glissando é caracteristico, nos melismas gamakas vc já aprende a fazer o glissando. Espero ter ajudado!!!

    Delson
    Veterano
    # fev/21
    · votar


    fã da Mariah
    Depois de DEZESSEIS ANOS ele já deve estar dando aulas de canto árabe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a canto arabe e otros recursos