Micorfone

    Autor Mensagem
    ozeiasfrez
    Veterano
    # dez/04


    Sou aprendiz de sonoplastia e preciso saber sobre microfones ,
    tipos de captação , distãncias , utilidades extras dos microfones.
    Quem puder me ejudar enviar email para ozeiasfrez@gmail.com.br

    Demolisher
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Caro aprendiz, vou tentar te ajudar, se tiver outra dúvida, pergunte que se souber, te respondo...

    A maioria dos microfones é construída para um propósito específico, embora as especificações de alguns permitam que sejam usados para mais de um tipo de trabalho. Há vários tipos de microfones, para diversas finalidades. Existem microfones específicos para todo tipo de instrumento musical, como também modelos mais versáteis, de uso geral.
    O microfone deve obrigatoriamente usar saída “balanceada”, que contém um terceiro fio que reduz ruídos e interferências. A saída balanceada pode ser conectada à mesa através de um plug XLR (“Canon”) ou 1/4” (banana) estéreo.

    Atuação. Os microfones se dividem em dois grupos principais, quanto ao funcionamento:

    Microfones dinâmicos, os também chamados microfones duros, baseados numa bobina móvel acoplada à membrana, são resistentes a ruídos de manuseio, transmitem um som vivo e têm uma resposta um tanto dura, só captando bem a fonte sonora próxima à membrana. São muito úteis para os pequenos estúdios sem tratamento acústico, assim como para o uso no palco. Esses modelos são os recomendados para captar sons de maior intensidade ou pressão, como percussão, metais (sopros) e alto-falantes de guitarra.

    Microfones a condensador. Bem mais sensíveis, os também chamados microfones a eletreto ou capacitivos precisam ser alimentados por corrente elétrica. Geralmente, a mesa de som tem uma chave de “phantom power”, que os alimenta com uma corrente de 48 V através do próprio cabo de áudio. São mais usados em estúdios de gravação e de TV, otimizando o padrão sonoro, sendo, porém, muito mais delicados que os dinâmicos. Ideais para captar vozes e instrumentos com sons de média ou pouca intensidade, desde que num ambiente acústico tratado.

    Área de captação. Microfones podem captar o áudio vindo de várias direções com diferentes curvas de atuação. Os modelos podem atuar de uma única maneira ou várias, escolhidas num seletor.

    Cardióides e hipercardióides. Os microfones cardióides, também chamados de unidirecionais, captam melhor o som emitido dentro de uma área em forma de coração, diante da cápsula e a moderada distância. Os hipercardióides têm essa área de captação ainda mais estreita. Fora dessa área, a captação se reduz a níveis muito baixos. Se, por um lado, esses microfones são insuficientes para captar o som de uma área mais larga, como um coro, por outro lado, reduzem os vazamentos de ruídos externos na gravação, sendo ainda mais úteis nos estúdios sem isolamento acústico.

    Omnidirecionais e figura-de-8. Temos ainda os microfones omnidirecionais ou multidirecionais, captando o som que vem de todas as direções, ideais para gravação de seções de orquestras e coros. Por fim, a captação do tipo figura-de-8 ou bidirecional, que atua à frente e atrás do microfone, isolando os sons laterais, é boa para gravar duos.

    pedro vidigal
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    MICROFONE É NEWMANN , OU TELEFUNKEN O RESTO É LIXO!

    VirgoShaka
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Os Newmann são um dos melhores do mundo. Mas quem é que tem dinheiro pra pagar um desses?? Eu não tenho...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original