Passaggio

    Autor Mensagem
    Barbara Jolie
    Veterano
    # dez/04


    Olá Pessoal!

    To criando este tópico, pq vi q não temos nada no fórum a respeito sobre isso.

    Portanto quem souber, tiver informações, fontes, exercícios, nos ajude.
    Estou procurando algo pela net, mas tá difícil de encontrar.

    Obrigada!
    Jolie =]

    floor jansen
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    BELA INICIATIVA!!!

    Passaggi, passaggio, passagio, passage, bridge, crossing, break and yodel spot são termos usados para descrever esta área de trasição entre uma série de notas, geralmente ocorre entre os registros da voz(entre a voz de peito e a voz de cabeça. e tabém da voz mista para notas mais altas. Esta transição é individual, ocorre diferentemente de pessoa para pessoa.

    Este terminologia é confusa para iniciantes. Principalmente pq a tendência dos iniciantes no canto é quebrar o passágio, já qdo descoberto torna-se mais fácil sua identificação. Mas não devemos nos frustar com isso, pq muitos cantores famosos encontram dificuldades nesta transição.


    Vou tentar explicar humildemente esta transição: As pregas vocais - todos sabemos são músculos, algumas são mais curtas, outras mais extensas, e conforme vamos aumentando os tons, a tendência é dar uma " esticada" nas pregas, claro q d acordo do timbre d cada um, durante todo o canto das notas, nós sempre encontraremos regiões mais difiíceis de serem alcançadas, até onde alcançamos as notas são fortes, mas chega em um ponto q torna-se desconfortável, este é o ponto exato que deve entrar o passigio, o passagio tem q ser o mais suave possível, para o som continuar com consistência. É importante o cantor conhecer todos os registros de voz para ter essa ciência, e também como alcançá-los.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    floor jansen
    Valeu, maninha. =]

    Obrigada pela ajuda!

    floor jansen
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Barbara Jolie
    no q puder!!! Minha querida amiga....

    Um exercício q a gente faz muito é:

    imite uma sirene, bem devagar, no seu tom, e vá subindo e descendo com as vogais e, depois i, depois u e por fim o, importante a respiração ser pelo nariz, a voz tem q sair nasalada mesmo, tá?
    Começo pelo seu tom, e vá subindo e descendo os tons, o máximo q puder, o ideal seria subir e descer 05 tons.

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    floor jansen
    Para o bel canto essa colocação anasalada pode ser desagradável mesmo para um treino hein querida....não aconselharia esse exercício!
    acho melhor vocalises de escalas ascedente e descendente, 5 graus conjuntos, glissandos....homens vogal E, mulher vogal I

    floor jansen
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    FáBiO LiOnE
    Mas esse é o melhor exercício para identificar o ponto do passagio, as escalas tbém....

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    gente, lembamdo que no popular falsete e voz de cabeça sao dististos
    esses exercicios tambem ajudariam aos passagios de voz de cabeça(popular),ou mais os de voz plena?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Leandro Oliveira
    Passaggio é a passagem para todos os registros vocais.
    Da voz de peito, para voz de cabeca, falsete e sobreagudos.

    Morgana Turunen
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    floor jansen
    Ah, acho q é mais ou menos isso q acontece comigo.... não sei como te explicar, mas é mais ou menos assim: quando estou fazendo vocalizes, no tom de Dó Maior por exemplo, eu vou até o Sol na voz de peito (se não estou enganada, hehehehe), por outro lado se eu começar o vocalize em Sol, eu já começo na voz de cabeça, na voz de peito eu não conseguiria ir até o fim. Num mesmo vocalize eu nã consigo fazer essa passagem direito.

    JaBuRu
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    na central de downloads tem uma explicação pravoz de peito, mista e de cabeça

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Barbara Jolie
    eu falo pelo exercicio
    noa pelo passagio
    esse anasalado
    pois eu so pessimo em passagio
    to louco pra vcs pssarem os exercicios pra melhorar
    isso

    Daniel Coronado
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cara! la em cima a idéia da sirene é ótima! eu sempre uso isso prá tentar atenuar essas linhas de passagio na minha voz... mas pro señor bel canto....ai doi, ui não faz assim...
    claro que sempre é bom tomar cuidado prá não subir errado a sirene e forçar os musculos errados e sempre bom descer controlando prá vc conseguir distinguir o timbre! na descida a tendencia é deixar cair que nem uma jaca! ai sim esta um cuidado REALMENTE bom de se ter!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Up para mais informações a respeito do Passaggio!!!!

    VirgoShaka
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu também faço o mesmo exercícios para atenuar o passagio da minha voz de peito pra voz de cabeça nos meus aquecimentos. Vou subindo e descendo as escalas, fazendo o som do trrrrr, até notar que a passagem está bem perto do imperceptível. Paro quando estiver seguro de que não terei problemas de quebra de passagio enquanto estiver me apresentando.
    Por final faço alguns vocalizes subindo as notas até a região do meu passagio para a voz de cabeça, em seguida descendo até a região do meu passagio para a voz de peito. E vou trabalhando enfim, para que este pareça o mais natural possível. Depois parto para o resto dos exercícios de aquecimento, quando achar que já está tudo sob controle.

    EduRock
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Pessoal, não é por nada não mas.. eu não to sakando de jeito nenhum esse tal de passagio, tipo.. qndo vou subindo os tons com a voz de peito, subindo, subindo ai chega no falsete.. onde está o passagio? por favor me ajudem.. hehe.. e outra coisa, voz de cabeça = falsete?
    Abraços a todos!!

    MusiRio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    EduRock
    voz de cabeça = falsete?
    Cara,,, tem 1001 topicos sobre esse tema,,,,ufah,,
    Passagio, pelo que eu sei,,,e justamente a passagem da tua regiao grave para a regiao aguda,,,porcamente falando

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original