Aulas e queda na qualidade voz

    Autor Mensagem
    Petula
    Veterano
    # set/04


    Oi, gentem,
    Comecei a fazer aulas técnica vocal há uns 5 meses. A princípio são técnicas mais aplicáveis ao bel canto, mas servem simplesmente pra aprender "soltar", aquecer a voz, a usar sobretudo o registro de cabeça e ganhar volume vocal.
    Estou reparando no seguinte: minha voz está sem emoção, parece uma voz muito linear, mesmo quando canto uma música um bocado sinuosa.
    Outro ponto é que não consigo mais cantar sem boca chiusa quando entro no registro agudo. Na verdade, naquele finalzinho do médio pro agudo eu já vou fazendo a embocadura e o trabalho no palato como se fosse cantar lírico.
    O que faço? Alguém sabe me ajudar? Isso é normal no começo?

    Bjins

    Gippe
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Petula
    Xiiiii, isso eh bem típico de estudantes de erudito q tentam vazar pra algo mais popular. Eh q no erudito a voz eh um instrumento e no popular a voz eh uma atitude, saca? Bem, o jeito eh cantar mesmo, cante e cante as músicas q vc tem interesse. De preferencia analise os cantores q vc admira (interpretaçaum, postura, gestos, embocadura e talz) as vezes imitar ajuda!!!

    Gippe
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Petula
    ...Ah, e seja muito bem vinda!!!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Petula
    Na verdade, naquele finalzinho do médio pro agudo eu já vou fazendo a embocadura e o trabalho no palato como se fosse cantar lírico.
    Isso acontece comigo tb, mas pq vc fala disso, vc não gosta?
    Tipow...se sua extensão de voz de peito, para canto popular, permitir vc alcançar os registros agúdos sem "embocadura", então tente não levantar o palato, mas isto sem forçar, pois se forçar, é sinal que tenha que diminuir o tom da música, ou se não, cante os agúdos com a impostação de lírico, eu não acho feio. Depende da pessoa.

    E seja bem vinda!

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Barbara Jolie
    eu entrei em uma parte da minha que não estou usando mas nada...nem voz de cabeça...nem voz de cabeça lírica...só voz de peito...só vou até o fá3 em voz de peito Gippe e você??(com voz de cabeça lírica vou até um B3 mais ou menos...)
    eu acho legal impostar para cantar popular!!orra!!muito loco!!e assim não se força a voz...é o melhor jeito de colocar a voz!!bem eficiente...

    Gippe
    Veterano
    # set/04
    · votar


    FáBiO LiOnE
    Fábio, no erudito o lance eh chegar no do4 em voz de peito, certo (pros tenores, claro)? Meu, que eu posso dizer, nem sei mais como subir sem usar voz de cabeça. Se eu esticar a voz de peito até o sol3 eh muito, a voz vai pra cabeça e eu to conseguindo cantar em tons beeeeeeeem agudos. Mas sei lah, eu acho q estou cantando certo agora e que antes eu cantava errado pacas, qnd tentava esticar minha voz de peito os "quase agudos" perdiam o brilho, a potencia, mal eram amplificados... em fim... tem alguma coisa errada ae, num pode ser q o erudito seja apenas peito, pra mim era taum prejudicial tentar cantar dessa forma!!!

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Gippe
    cara...é só voz de peito sim...com colocação na cabeça...nada daquela voz de cabeça agudinha que a gente faz sabe????não tem isso...
    vamos lá...
    se sabe que a voz de cabeça no canto lírico é diferente né???o que a gente(eu e você) chamamos de voz de cabeça é no lírico falsete...
    eu pego um B3 com colocação lírica...com um esforço sobrehumano...e não é sempre que eu pego...é super complicado...canto lírico demora pra caramba, é melhor esquecer a extensão e pensar na beleza...
    entendeu???

    Agassi
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Aehhh Galeraaaa!!!!!
    Alguem pode explicar para o ignorante aqui o q é "embocadura"??? Ei e quando vc sente que a voz tá empostada corretamente???

    Agassi
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ah e já que falam muito em técnicas como voz de cabeça, voz de peito......... alguem pode me dizer quais são as técnicas utilizadas pra cantar estilo corais gospel americanos e é claro quais as técnicas mais utilizadas pelos solistas desses corais???

    Barbara Jolie
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Agassi
    embocadura, foi um termo que usei, nao sei se está certo.
    Mas o que quero dizer, é a colocação de voz lírica, com a ressonância na cabeça.

    Gippe
    Veterano
    # set/04
    · votar


    FáBiO LiOnE
    MMmmmmmm... bem, entaum os tons agudos do Labrie saum considerados falsete no canto erudito??? Ateh onde eu sei aquilo sim eh voz de cabeça, nem f*dend* aquilo eh falsete... tem alguma coisa errada ae...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Gippe
    ateh onde eu sabia, voz de cabeca no canto erudito, eh aquela impostacao, onde a ressonancia vai para a cabeca, olhos, nariz. Mais ou menos isso.

    Gippe
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Barbara Jolie
    O foda eh q eu num entendo patavina de erudito, essa com certeza num eh minha praia!!!

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Gippe
    então cara...mostra os agudos do labrie para um prof de canto lírico..ele vai dizer que aquilo é falsete...
    bom...no canto lírico...a voz tem que ser plena...você ir do grave até o agudo...sem quebra de registro(não pode haver quebra de registro MESMO!!)
    se houver a quebra de registro...ali começa o seu falsete...
    no canto lírico é assim...e somente os contra tenores treinam o falsete...as outras vozes treinam a voz de peito e cabeça...
    porém...no canto popular...eles usam um termo para voz de cabeça mais ligado a como as coisas funcionam mesmo!!a voz de cabeça no canto lírico continua a ressonar no peito!!mas tem a impressão de ressonar no rosto...
    a voz de cabeça no canto popular, ressona mesmo na cabeça...a voz fica todinha concentrada lá em cima...e não no peito...entende gippe???por isso o canto popular diz que o ""falsete"" é voz de cabeça...
    é complicado de explicar...por isso que é complicado de você seguir canto lírico e popular ao mesmo tempo!!
    exemplo de cantores com voz de cabeça do canto popular:

    andré matos
    michael kiske
    timmo kotipelto
    edu falaschi

    esses cantores no ponto de vista erudito...usam falsete!!

    exemplo de cantores com voz de cabeça do canto lírico:

    Bruce Dickinson
    Edu falaschi
    Fabio Lione

    esses cantores não usam falsete do ponto de vista erudito...salvo algumas músicas...

    PVitor
    Veterano
    # set/04
    · votar


    FáBiO LiOnE
    uhn.. seu post foi bem esclarecedor.. por isso q minha professora (q eh formada em lírico) me disse q a voz de cabeça eh quando a voz ainda plena sobe p/ cabeça... eh isso?
    naquele site q vc postou (goodrichvocal) tem umas mp3 do cara fazendo voz de cabeça, e dele "esticando" a voz de peito...
    só consigo "esticar a voz de peito" e como vc só chego até o F3... vc tem alguma dica p/ eu "achar" essa minha voz de cabeça lirica??
    Valeuz

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aulas e queda na qualidade voz