A PRÁTICA VOCAL

    Autor Mensagem
    illusions_RJ
    Veterano
    # jul/04


    Dentro do ministério de música, a área vocal costuma ser uma das mais problemáticas. Sentindo tal carência queremos lançar alguma luz sobre este assunto.
    Vamos pensar juntos ,sugerir caminhos e incentivar você a buscar um padrão de excelência nesta área maravilhosa da música e do ministério .

    Enfim, qual a função e importância do grupo vocal dentro da ministração? Vamos no termo americano "backing vocal". "On the back", significa estar atrás, o que está atrás serve de apoio.
    A função do vocal consiste em apoiar o dirigente de louvor em três áreas específicas. Vejamos:


    1- MUSICAL :

    - Cantando a melodia: muitos ignoram, mas é muito difícil cantar bem em uníssono.
    E no uníssono que ficam claros os dois maiores problemas do vocal: afinação e timbragem. Se o grupo vocal não conhece bem a letra, a melodia, ou canta a melodia de maneira errada, não irá apoiar o dirigente, irá derrubá-lo! Certifique-se de que todo o grupo tenha aprendido a mesma melodia, métrica, e letra. O grupo pode cantar a melodia lentamente, prolongando a duração das notas ou sílabas em que existem dúvidas.

    Se o problema for métrico, tente fazer com que todo o grupo bata palmas em cada ataque silábico e confira se há alguém batendo sílabas erradas.
    É fundamental que o ensaio vocal tenha sempre o apoio de um instrumento harmônico bem afinado, assim, enquanto o vocalista canta, poderá perceber sua voz e comparar sua afinação com a do instrumento; progressivamente os problemas de afinação serão resolvidos.
    Quanto a timbrarem, agrupe primeiro as pessoas de timbres semelhantes. Durante alguns ensaios, mantenha esta formação, respeitando os semelhantes naipes. Depois, alterne-os progressivamente. Faça brincadeiras de imitação e percepção, até conseguir um som equilibrado.
    No timbre se manifestam problemas como rouquidão , som anasalado, ar na voz, vibrato excessivo, que só pode ser resolvido com as correções da técnica vocal.
    - Cantando arranjo: um grupo só pode começar a cantar arranjos quando é capaz de fazer um bom uníssono. Comece com arranjos a duas vozes. Firme bem as vozes separadamente e sempre ofereça um registro visual. Se o grupo não lê partitura, invista 30 minutos do ensaio para este aprendizado. A longo prazo isto facilitará muito o trabalho.
    Você também pode usar cifras ou simples apontamentos alturas.
    Todo arranjo vocal deve estar baseado na harmonia. E impossível abrir vozes sem pensar em acordes.

    Aqui você também deve parar e verificar cada acorde pelo prolongamento de notas. Existe sempre alguém que diz saber tirar o contralto ou o tenor. Dificilmente esta pessoa desenvolve uma Segunda melodia correta comparada com a melodia. Estas vozes são sempre paralelas e se tornam cansativas. Não é interessante que a música tenha arranjo vocal desde o primeiríssimo acorde. De preferência ao refrão e as repetições pôr uma questão de dinâmica.
    - Solistas e desenhos: dentro do grupo vocal, alguns desenvolvem um estilo de cantar mais particular. Eles são os solistas, os que fazem pequenas variações na melodia ( desenhos ), e responsivas. Isto normalmente vem enriquecer a dinâmica, mas tem sua hora e lugar. Cuidado com os exageros.
    Se você quer desenvolver este lado da improvisação, comece cantando escalas maiores, menores, arpejos, inversões. Desta forma seus desenhos ficarão mais interessantes.


    2- EXPRESSIVA :

    - Expressão facial : tenho a impressão de que, se algum deficiente auditivo nos observasse cantando, acharia que algo muito terrível nos aconteceu para estarmos com aquele "semblante fúnebre". Os momentos de louvor e adoração são momentos de reverência sim, mas de profunda alegria e prazer.
    Em contrapartida, existem aqueles que fazem tantas caretas e gestos, que nos sentimos de volta a infância , na ecolinha dominical.
    Sugestão : Cante em frente ao espelho ! Note se você esta sendo convincente.
    - Expressão corporal : o grupo vocal tem que estar em harmonia consigo mesmo e com o dirigente do louvor.
    Muita informação atrapalha. Temos que concordar e reforçar a informação que o dirigente tem a transmitir. No momento do ensaio você pode exercitar através de brincadeiras descontraídas.

    Faça uma lista de músicas, sorteando-as entre os vocalistas e peça para que eles deixem claro ao grupo qual é a música, somente através da expressão facial e corporal. Coloque seu grupo para dançar (com equilíbrio). Daremos dicas de exercícios de desinibição e desenvolvimento da visão periférica.

    Dicas Gerais
    - É importante fazer exercícios de relaxamento e aquecimento antes de cantar e desaquecimento após o período de atividade vocal.
    - Faz mal: Raspar a garganta, balas que gelam a mucosa, alimentar-se demais ou de menos, anestésicos como o gengibre.
    - Faz bem : Beber água, repousar oito horas por noite, exercícios físicos, comer maçã.
    - Os ensaios devem ser feitos pelo menos uma vez por semana, com no mínimo duas horas de duração. Mantenha pontualidade e objetividade nos ensaios (lembre-se: o objetivo do ensaio é ENSAIAR ).
    - Procure equilibrar os volumes dos microfones. Ele deve sempre ser colocado em frente a boca, a 90º do rosto e manter a distância mínima de 3 dedos e máxima de 5.
    - Ao procurar um professor de canto, confira se, em seu vocabulário existem as palavras: relaxamento, diafragma, colocação, desaquecimento, leitura e estilo. Nem sempre um bom cantor é um bom professor de canto.

    vinm
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    up! interessante!

    Mael Sullivan
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    legal!

    brjona
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    gostei foi demais essa explicação se alguém tiver algum linck passa ae valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A PRÁTICA VOCAL