lordejon Membro Novato |
# mai/20
Não, eu não estou falando de falsete. Bom dia, galera, tudo bem com vocês? Eu gosto muito de ouvir música e cantar junto com o cantor original, ainda não consigo me virar sem uma referência melôdica, e fazendo isso eu percebi uma coisa que me intrigou.
Minha voz base, falando, é bem encorpada, tem bons graves, médios e agudos. No entanto, em notas mais altas, os médios e os graves vão embora, eu achava que isso era normal, porque o conceito de timbre ainda é um pouco confuso pra mim. No entanto, percebi que isso não acontece com os cantores das músicas que escuto. Quando eles cantam notas mais altas, o timbre não muda, muitas vezes continua tendo um nível de grave considerável, o que me faz pensar que estou fazendo algo errado.
Eu vi um vídeo de um cara uma vez que dizia que, diferente de um teclado, em que o som é seco, nossa voz possui harmônicos, como um violão. É como se tivesse graves dentro de agudos e agudos dentro de graves. Na verdade, acho que qualquer som é assim, se você gravar o som de uma colher batendo em uma taça e colocar em um editor, vai ver que ali possui graves, médios e agudos, mesmo que musicalmente aquilo represente apenas uma única nota musical. Alguns instrumentos só tem menos harmônicos, outros, como a nossa voz, possui um pouco mais.
Minha pergunta é: desconsiderando o falsete, existe mais de um jeito de alcançar uma determinada nota? Um jeito que distorce o nosso timbre e outro que não? Ou seria simplesmente a falta de costume e preparo que faz com que meu timbre distorça em notas mais altas?
Obrigado a quem me responder, desejo a todos um bom dia.
|