Autor |
Mensagem |
ed.tins Veterano |
# jun/18
Amigos curto ouvir esses grupos de vozes, quartetos e outros, já tem tempo que percebo que essas cantores de baixo profundo se utilizam de equalização com o bass no máximoo, quem ouve acha que o cara tem voz de trovão kkkkk O que vocês acham desses caras?
|
singinglife Membro Novato |
# jun/18
· votar
ed.tins
Poderia dar exemplo de um desses grupos? Baixo profundo pra mim só daí pra cima, aliás, pra baixo rsrsrs
|
ed.tins Veterano |
# jul/18
· votar
Exemplo Rodney Britt e Tim Storms
|
singinglife Membro Novato |
# jul/18 · Editado por: singinglife
· votar
ed.tins Hum.. não conhecia esse pessoal.. deve ser a isso que vc se refere, né? https://www.youtube.com/watch?v=YA2CZSsmNA0
É que existe uma diferença entre tessitura (a região/as notas que vc canta com qualidade, digamos assim, com timbre, corpo, projeção, etc) e extensão (as notas que o seu aparelho fisicamente consegue emitir). Para se conhecer com precisão tanto a tessitura como a extensão de uma pessoa, é necessário que a voz seja trabalhada.. pq assim ela vai ser "esticada" através de técnica. Em música popular, normalmente isso não acontece pq esteticamente não se usa esses extremos vocais, mas no canto lírico, sim.
Teria que ver mais vídeos desse pessoal para dizer o caso de cada, mas o equalizador, mesmo que com o bass ao máximo (como vc disse), não vai te dar a nota (outros recursos, tipo oitavador, até podem fazer isso)... o que pode acontecer, é que um cantor consiga emitir sons muito graves que estejam em sua extensão e aí, com o uso de um microfone, "tirar o som". É bem diferente desse exemplo que dei em cima (Vladimir Miller), porque esse cantor tem voz para realmente cantar nessa região de baixo profundo, sem microfone, só no gogó e soando maravilha. Deu pra entender?
|
Leandro Rigon Veterano |
# nov/18 · Editado por: Leandro Rigon
· votar
Cada voz tem sua extensão e brilha em uma região. Baixo é a voz "normal" mais grave, e baixo profundo uma voz extremamente rara que só tem na Rússia praticamente (que é o caso do Vladimir). Ouvi o link. O timbre dele é extremamente escuro, mas eu que sou só baixo-barítono cantaria tranquilamente a música do vídeo pois não tem nenhum grave extremo. Se tiver é um Fa1 é muito (Obviamente minha voz é leve perot da dele). Baixo é uma voz importante. Puxando pro lírico, minha praia há ótimos, como Cesare Siepi, Boris Christoff, Samuel Ramey, Nicolai Ghiaurov que fizaram fama, tem vozes poderosas e não são baixos profundos. Dentro do lírico não existe praticamente nada escrito que exija extensão mais grave que um mi2 pro baixo. O baixo profundo pode descer mais de uma oitava abaixo disso... que não é usada. Baixo profundo é quase uma curiosidade. Quarto Soprano/Mezzo-soprano/Tenor/Baixo - BAixo "Normal" Mozart - Requiem - Benedictus
Quanto ao segredo, não tem. Isso vem de berço. Tua genética vai determinar se tua laringe vai ser pequena (tenor) ou grande (baixo), gerando voz clara (tenor) ou escura (baixo), com extensão aguda (tenor) ou grave (baixo).
|