Dúvida: "Você acerta o tom mas erra as oitavas".

    Autor Mensagem
    LopesPicazio
    Membro Novato
    # mai/18


    Olá, pessoal! Boa tarde.
    Toco violão fazem alguns anos e já faz um tempinho que comecei a tentar me gravar cantando e tocando.
    Nunca tive a oportunidade de fazer aulas de canto (e é um dos meus planejamentos para o próximo semestre), mas resolvi tentar mesmo assim.
    Um amigo que está começando a trabalhar com edição de som disse que eu até estou acertando o tom da música, mas estou errando as oitavas.

    Ele comentou isso sobre esses links aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-uIg3N9fyKg
    https://www.youtube.com/watch?v=VYi1ZrTz954

    Gostaria de saber se, na visão de vocês, é isso mesmo o que está acontecendo e se há alguma maneira de eu melhorar antes que possa efetivamente começar as aulas.

    Possuo um canal no soundcloud caso precisem de mais material para avaliar melhor.
    Qualquer outra dica, crítica ou sugestão é muito bem vinda! Obrigado.

    ejames
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Você parece estar forçando uma voz grave, não tá muito legal isso. Ficou um negócio meio canastrão, caricato. Pode ser sobre isso que seu amigo se referiu.

    Jota Jota SP
    Membro Novato
    # mai/18 · Editado por: Jota Jota SP
    · votar


    Teoricamente nada impede de transpor uma música e executa-la em outra oitava. Não sei se você fez isso intencionalmente para tentar fazer uma coisa meio obscura, que era usual nos anos 80, já que é daí que você tirou esse repertório, mas no caso de voz geralmente o público não aprova isso, exceto em algumas situações que são muito claras e bem resolvidas sobre essa intenção.
    Percebi também que você alterou as frases melódicas da voz em diversos momentos, ou seja, alterou as notas mesmo. Teoricamente também, estando no tom, nada impede que um cantor faça isso, eu pessoalmente não gosto.

    Daniel_Bx
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Dessas duas eu só conheço a do Pixies e ela tá claramente mais grave que a original, só ouvir a música mesmo. Eu fiz a mesma coisa na primeira música mais aguda que eu cantei com professor, aí ele foi me dando uma referência para cantar no tom certo.

    https://www.youtube.com/watch?v=MDACd-ShjHk

    LopesPicazio
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Obrigado pelas respostas! Fui pesquisando mais e mais e imagino que a grande confusão pra mim tenha sido confundir timbre com altura.

    Sempre prestei atenção no vocal do Ian Curtis (Joy Division), e talvez tenha sido algo assim que você se referiu na resposta, Jota Jota SP. Mas passei a procurar o vocal isolado e consegui melhorar um pouco a minha percepção. De fato tudo ficou mais grave do que deveria!

    Vou pesquisar mais sobre esses aspectos e ver como funciona!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: "Você acerta o tom mas erra as oitavas".