Como lidar com a frustração no canto?

    Autor Mensagem
    Violão e Voz
    Veterano
    # jul/16


    Amigos, tenho 27 anos, já sou músico a algum tempo, toco violão a mais de 11 anos e teclado a mais de 5 anos. Hoje estou no 4° ano da faculdade de música na UFPR.
    Porém sempre tive problemas em cantar, estou fazendo aula de técnica vocal a mais ou menos 3 meses mas estou frustrado, pois gravo minha voz várias e várias vezes e parece que não consigo evoluir, tiro todas as notas da música no teclado, e quando vou cantar sei que nota devo alcançar mas não consigo reproduzir igual, desafino praticamente em todas as gravações que faço, como vocês lidaram com essa frustração no começo de seus estudos? Me sinto tão desanimado que as vezes penso em desistir.

    Ningen
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    como vocês lidaram com essa frustração no começo de seus estudos?

    Eu, particularmente, não lidei. Lembro-me de ter desistido várias vezes. Esquecido mesmo. Mas a vontade de aprender era maior. E cá estou eu, treinando sempre que posso.

    Uma dica que eu dou pra todo mundo com quem converso é: Grave tudo e guarde. Outro dia mesmo, eu estava sem ânimo algum para treinar ou fazer qualquer coisa relacionada ao canto e resolvi ouvir uns áudios antigos, cerca de 3-4 anos atrás. E que beleza, me senti revigorado. Sabe por quê? Porque eram quase todos horríveis. Rsrs. Eu evoluí relativamente muito. E mesmo os que estavam audíveis tiveram o mesmo efeito. Porque se sem técnica já estava audível, hoje então ficariam bem melhores.

    Paciência.

    Violão e Voz
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ningen

    Eu também já desisti várias vezes.
    Desde os 21 anos venho tentando aprender sozinho mas sempre desistia ao gravar minha voz. Só agora que resolvi fazer aulas e o desânimo vem justamente quando ouço minhas gravações de tão terríveis. Me sinto envergonhado na faculdade onde quase todos cantam e eu só toco, se eu abrir a boca pra cantar viro piada.

    Ningen
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Ningen
    · votar


    Violão e Voz

    Mas e as aulas de canto? Não sei se o pessoal do fórum discorda mas penso que se você em 3 meses não evoluiu o bastante para te estimular, tá na hora de trocar de professor.

    Outra coisa, o livro Zen Guitar, que é para guitarristas, mas pode ser usado pra qualquer outro instrumento inclusive a voz*, deu uma clareada boa na minha mente. Talvez ele te ajude também.

    No link dessa faculdade americana tem ele em inglês.

    Caso o queira em português me mande um email no rafaews arroba outlook ponto com.


    *Na verdade em qualquer esforço dentro e fora da música.

    Violão e Voz
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ningen[b][/b]

    Obrigado pela força, vou repensar essa questão do professor, a propósito eu faço aulas em grupo com mais 4 alunos, acho que o ideal seria uma aula particular para melhores resultados.
    Te mandei o email pra me passar o livro em português.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Oi. Também sou curitibano.Estudo Técnica Vocal por hobbie em Curitiba com uma professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e canto no Coral da UFPR.

    As vezes o fato de você não evoluir é por você não estar com um bom professor de técnica. Muitas vezes um pianista ou um regente se metem a dar aula de técnica sem ter o devido preparo para isso.

    Contudo, três meses de técnica também é muito pouco tempo para se ver evolução. A princípio me parece muito cedo para desanimar ou desistir, pois você mal começou. Mas se continuar a não ver evolução, é melhor procurar outra pessoa a te instruir.

    Aproveitando, postei um audio meu... veja o que acha por favor. Abraço.

    Ningen
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Ningen
    · votar


    Violão e Voz

    eu faço aulas em grupo com mais 4 alunos, acho que o ideal seria uma aula particular para melhores resultados.

    Claro, concordo quanto a aulas particulares produzirem em geral melhores resultados. Mas, às vezes, uma mudança no comportamento do aluno pode também produzir melhores resultados. Sim, preste atenção aos outros colegas, às dificuldades deles, aos exercícios propostos pelo professor, mas preste atenção mais ainda aos próprios problemas e sempre que possível peça exercícios específicos, "seja egoísta", não espere a turma evoluir para você ir junto. Sim, não seja o chato que toma a aula toda para si, mas vá à aula com as perguntas prontas e as faça rapidamente. Anote. Em casa, treine.

    Violão e Voz
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ningen

    Boas dicas, vou segui-las, obrigado mais uma vez pela ajuda, vou persistir, acredito que se eu continuar estudando direito diariamente é impossível que o resultado não apareça.

    Leandro Rigon

    Sou carioca, mas já moro em Curitiba a 11 anos, já me sinto daqui hehe
    Que massa que você faz parte do Coral da UFPR, já participei dele no primeiro ano de faculdade, abandonei por que fui burro, poderia ter aproveitado mais, porém não tenho prazer no canto lírico, prefiro cantar popular, mas o professor Alvaro é sensacional.
    Quanto ao meu professor de técnica vocal, acredito que ele seja muito bom, acho que eu é que estou querendo resultados estrondosos cedo demais, obrigado pelas dicas, esse fórum nos dá uma revigorada no espirito que é impressionante.
    Vamos seguir em frente, nem pensar em desistir.

    Ningen
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Violão e Voz

    Abraço e boa sorte. Mais tarde te mando o livro (está em casa).

    Amago
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Caso o queira em português me mande um email no rafaews arroba outlook ponto com.

    Sera que você me passa este livro tambem ?
    Violão e Voz
    Coloca o áudio de você cantando ai pra gente ouvi

    Violão e Voz
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Amago

    Seja sincero, pode criticar pra valer, preciso melhorar muito e ainda desafino bastante.

    https://soundcloud.com/marcelo-briski-941506547/fora-da-lei-ed-motta-s o-refrao

    Amago
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Violão e Voz
    Eu não notei nenhuma desafinação não, achei muito bom..

    Violão e Voz
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Amago

    Obrigado amigo, mas eu acho que foi porque cantei a capela, tem algumas notas que eu quase chego mas por pouco não chego, vou mostrar uma que fiz essa semana e é com playback, talvez você perceba porque as desafinações ficam mais evidentes.

    https://soundcloud.com/marcelo-briski-941506547/quase-sem-querer-legia o-urbana-trecho

    Amago
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Violão e Voz
    Não sei ,eu não acho que esteja tão desafinado assim não.

    Violão e Voz
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Amago

    Bondade de sua parte, mas ta bem feio, o desafio é tentar achar as poucas notas que eu cantei afinado, semitonei a maioria. kkkkkk
    Tenho que rir de mim mesmo senão eu sento e choro, mas vamos seguindo em frente, vou deixar essas gravações bem guardadas para quando eu estiver cantado melhor, comparar e usar como motivação para outros estudantes de técnica vocal.

    Amago
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Violão e Voz
    Com o tempo você vai melhorar.Daqui a pouco algum membro do fórum que entenda mais do que eu, vai ouvir e fazer uma critica construtiva .

    Violão e Voz
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Amago

    Com certeza, o pessoal daqui manja muito, cada crítica por mais dura que seja é um aprendizado pra vida inteira, aguardo ansioso pelos cantores experientes para saber onde devo melhorar. Muito obrigado Amago pela força, abraço.

    paulao_jazz
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Sei que o assunto já acabou, e meio que puxando a sardinha pro meu lado...

    Quer aprender a cantar afinado? Cante em um bom coral!!!

    Existem bons corais para iniciantes, internediários e avançados. NADA é melhor para trabalhar afinação do que cantar em coro.

    réxitégue fikdik

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como lidar com a frustração no canto?