Duvida de backing vocal

    Autor Mensagem
    rafael77
    Veterano
    # dez/15


    Pessoal, estou estudando backing vocals e pelo que eu entendo, a melhor maneira de faze-los e evitar dissonancias tanto entre as melodias e a harmonia. Entao a melhor coisa a fazer e cantar as notas dos acordes. So que por exemplo, se a melodia principal esta repousando nas quintas do acordes e eu quero cantar uma melodia acima, eu teria que cantar a quarta, porque esta seria a fundamental dos acordes, a 3a formaria uma setima com a harmonia. So que esse intervalo de quarta soa meio feio pra mim. Estou entendendo algo errado ou e assim mesmo?

    Lukasmolin
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Cara, as coisas que vc falou, são referencias, e caminhos mais comuns a se seguir, mas em ultima instancia tem mil e uma maneiras de construir mais vozes, não necessariamente precisa estar no tocado, vc pode cantar por exemplo uma sétima mesmo se os músicos estão fazendo apenas as tríades, e enriquecer o arranjo, em ultima instancia, crie uma voz que vc acha coerente e que compre o seu papel... As vezes dependendo da mensagem da musica e da interpretação é até interessante geral alguma dissonância ou tensões diferentes.... No fim das contas é tudo questão doq vc gosta mais de ouvir, teoria são recursos pra te auxiliar a achar seus caminhos e a entender oq vc está fazendo e como está fazendo... E a própria teoria te dá vários métodos e caminhos p se criar um arranjo de vozes que podem dar mil e uma sonoridades...
    Acabei fugindo do assunto um pouco, oq quis dizer eh que sua lógica está correta até um certo ponto, pode até ser a maneira mais pratica de se criar vozes, mas a melhor maneira de se criar eh criar algo qeu agrade ao seu ouvido (no sentido de soar como vc acha que deve)...
    Boa sorte

    Ningen
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Lukasmolin

    Concordo!!

    rafael77
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Sim eu entendo que essas sao referencias, mas queria saber primeiramente se minha logica estava certa, e se e como as pessoas normalmente fazem. Eu acho que onde eu estava errando e que, como a terca, nao podemos simplesmente transpor o intervalo e pronto, temos que consertar algumas coisas para ficar musical e encaixar as melodias em algum campo harmonico. Outra coisa que eu estava lendo e que o movimento de quartas paralelas e errado segundo a teoria de contraponto... talvez seja por isso que soe mal? Ou e considerado errado porque soa mal?

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/15
    · votar


    rafael77

    "queria saber primeiramente se minha logica estava certa,"

    Em teoria sim... mas esqueça isso por ora, muitas vezes algumas coisas, ainda que corretas, soam feias, ou não dão o sentido desejado.

    Cara, de boa? É importante saber a teoria, mas no caso de backings em música popular, vá de ouvido e coração....depois, já que conhece a teoria, você se preocupa em que região esta cantando, mas só depois.

    jaylucas
    Membro Novato
    # dez/15 · Editado por: jaylucas
    · votar


    Se não me engano, harmonia com intervalo de quarta é a mais usada por cantores de dupla sertaneja.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida de backing vocal