Dúvida - amplificador para voz, microfone

    Autor Mensagem
    Voisz
    Veterano
    # out/12


    Olá pessoal

    Faço aula de canto, praticando sempre com microfone, acompanhado de violão, teclado ou videoke.

    Gostaria de comprar uma "caixa" para praticar em casa. Pesquisei já no forum e não entendi que amplificador que eu preciso. Vi gente falando em "caixa ativa", outros falando que "amplificador multiuso" seria ruim. Não tenho nenhuma pretensão de tocar para público, apenas ouvir minha voz amplificada em casa, para praticar.

    Poderiam me indicar uma "caixa amplificada" que seja boa e barata? Algo de qualidade, mas sem ter desempenho profissional. Nada que precise de mesa de som, etc...só quero ligar um mic em uma caixa, ligar ela na tomada, cantar e escutar minha voz, rs.

    Fui em uma loja hoje e queriam me vender um amplificador pequeno da Rolando, que era pra guitarra, mas tinha uma entrada "mic"

    Agradeço desde já

    Abraços.

    kiki
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Voisz
    é o seguinte: voz costuma ir nao pra um amplificador (vulgo cubo, ou caixa amplificada) como os instrumentos em geral, mas costumam ir pro PA (public adressed, é o sistema de mesa de som + amplificador + caixas).

    pra quebrar um galho, em pequenas proporções, voce pode comprar uma caixa ativa como te sugeriram.

    a caixa ativa significa que vem a caixa acustica mais um amplificador. varios modelos ja vem inclusive com mais de uma entrada, como se fosse um mini mixer embutido. é uma boa opção pra quem vai fazer só voz e violao ou algo do genero.

    por exemplo alguma assim:
    http://www.chelsomprofissional.com.br/lojadesom/produtos_descricao.asp ?lang=pt_BR&codigo_produto=1736&codigo_categoria=18

    voce nao vai precisar de muita potencia, ate uns 200~300w da de sobra pra fazer algumas apresentações pequenas.

    agora, se sua intenção é só se escutar pra avaliar, acho que voce precisa mesmo é de um gravador.
    não adianta nada se ouvir na caixa enquanto canta, voce sempre ouve muito do que ta ressoando na cabeça.
    recomendo arrumar um esquema de gravação legalzinho (um gravador portatil, ou um mic legal + interface + computador) e se grave cantando e depois ouça.

    Voisz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Muito obrigado kiki, acho que vc tem razão, seria melhor eu arrumar uma forma boa de gravar minha voz e me ouvir. Vi no tópico fixo que aconselham um microfone, um pre-amplificador e um bom programa de gravar no pc, seria isso mesmo? Esse pre-amp seria algo como esse dAqui?

    http://audiovideoecompanhia.com.br/produtos.asp?produto=2293

    Se sim, compro um mic behringer xm8500, por exemplo, e é só gravar no pc com algum programa?

    Abraços!

    Voisz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Acho que depois de vasculhar um pouco no fórum finalmente entendi o que preciso para gravar a voz com qualidade. Seria um bom mic, uma mesa (pre-amp) e uma placa de som no pc? Alguém poderia me indicar alguns desses equipamentos por aqui ou devo postar no fixo?

    pOkiz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Fala o quanto você pode gastar que agente pode te ajudar.

    Voisz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Oi p0kiz, eu estava pensando em gastar uns 700 reais em tudo, é possível algo com essa grana?

    kiki
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Voisz
    Seria um bom mic, uma mesa (pre-amp) e uma placa de som no pc? Alguém poderia me indicar alguns desses equipamentos por aqui ou devo postar no fixo?
    sim, é isso. mas dá pra fazer isso de uma maneira simples.

    nao sei dizer muito sobre marcas e as qualidades, mas com um mic bonzinho (acho que esse behringer xm8500 é de bom tamanho) e uma interface ja dá.
    muitas interfaces já tem um pre-amp proprio (que nao é tão bom quanto um preamp exclusivo como esse behringer mic-200, até porque ele é valvulado), mas é suficiente pra obter bons resultados.
    uma interface meio pau pra toda obra é as fasttrack. acho que uma dessa daria: http://www.m-audio.com/products/en_us/MobilePre.html
    nao sei dizer se cabe no seu orçamento, fica no limite.

    tem a opção de alguns mics que são já interface, eles tem uma saida USB que vai direto no pc, mas eu nao sei dizer marca ou modelo.

    depois, é aprender a mexer nos softwares de gravação (DAW, digital audio workstation). recomendo o Reaper, que o povo daqui usa bastante e tem versao demo gratuita que não expira.

    pOkiz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Se fosse pra dar enfase na interface eu faria:

    Interface Scarlett 2i2 Focusrite + Microfone Behringer XM8500 + Cabo bom


    Se fosse pra enfatizar o mic:

    Fast track pro + AKG Perception 220 + Cabo bom

    vinibassplayer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    e como é a qualidade dessas caixas ativas, usando somente para voz, em um showzinho pequeno ou ensaio com uma banda pesada?? dá pra todo mundo ouvir com volume e timbre bacanas???

    Joaozin
    Veterano
    # out/12
    · votar


    vinibassplayer
    A qualidade das caixas vai depender de alguns fatores, como por exemplo, a qualidade dos falantes. Já o volume vai depender da potência das caixas. Eu tenho 2 caixas de 150w cada uma, já fiz apresentação com elas, já ensaiei bastante em banda de rock com a bateria bem alta e nunca me queixei delas.
    Sobre o timbre, isso ai vai depender da regulagem através do equalizador da caixa (caso ela tenha) ou de um externo, o microfone também conta e mais algumas coisas menos relevantes.

    vinibassplayer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Joaozin

    e usando apenas uma caixa e um mic, quais vc me indica para a situação??

    Voisz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    pOkiz, muito obrigado pelas dicas.

    Mas no caso eu não conseguiria enfatizar nada aí, rs, teria que comprar o mic mais barato e a interface mais barata também...mas pro meu nível e pro meu propósito acho que tá mais que ótimo. Mas finalmente entendi o que preciso.

    Muito obrigado a todos que ajudaram, quando eu comprar algo e gravar eu posto as novidades.

    Abraços!

    Joaozin
    Veterano
    # out/12
    · votar


    vinibassplayer
    Depende de quanto está podendo gastar ($$). Você quer um esquema para ensaios e pequenas apresentações? Estamos falando de bem pequenas mesmo?

    vinibassplayer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    vale ressaltar q é uma banda de metal.
    ñ se preocupe com qto! hahaha
    só queremos q toda banda ouça o vocalista com clareza e volume.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - amplificador para voz, microfone