Ajuste de volumes

    Autor Mensagem
    Gui Tsuu
    Veterano
    # out/12


    Galera,

    Procurei no fórum, e não achei nada sobre o ajuste do volume dos instrumentos numa banda, desculpe se já for um assunto repetido. É meio abrangente, mas o foco é sobre o volume dos microfones mesmo. Sou vocalista amador, admiti o cargo para participar de um evento na minha faculdade, eu e meus colegas decidimos montar uma bandinha e ninguém se comprometeu a cantar e ai eu resolvi passar vergonha e cantar kkk, bom chega de história. O fato é que nos ensaios o meu mic não estava baixo, mas também não estava em um volume superior aos outros instrumentos, e pra minha voz sobressair eu acabei me esforçando mais, o que gerou rouquidão. O correto seria aumentar o mic, ou foi somente a minha falta de técnica que gerou esse problema? Esse assunto gerou uma pequena discussão no ensaio.

    kiki
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Gui Tsuu
    O correto seria aumentar o mic, ou foi somente a minha falta de técnica que gerou esse problema?
    as duas coisas.

    ou voce aumenta um pouquinho o seu mic, ou abaixa um pouquinho tudo (nem sempre a banda aceita isso, mas é saudavel).

    mas tenha certeza que tecnica de canto ajuda e muito a usar a voz corretamente e nao "gastar" ela.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # out/12
    · votar


    kiki
    É eu queria muito ter um tempinho a mais para poder praticar etc..assim que eu estiver com tempo vou procurar fazer aulas...

    "ou voce aumenta um pouquinho o seu mic, ou abaixa um pouquinho tudo (nem sempre a banda aceita isso, mas é saudavel)."
    verdade nos ensaios é uma guerra gigante entre os instrumentos, e ninguem quer abaixar o volume porque o baterista é meio mão pesada xDD ..até mesmo eu que to fazendo guitarra/vocal aumentei minha guitarra, discuti isso com os caras sobre aumentar o meu mic, ai um dos caras falou q nao tinha nada a vee eu que nao aguentava mesmo, só que ensaiando com meu violao em alcanço as notas tranquilamente!

    Queria ir pro próximo ensaio com alguns argumentos ;pp, e com certeza aumentar o mic!!

    Obrigado pela ajuda ;)

    kiki
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Gui Tsuu
    verdade nos ensaios é uma guerra gigante entre os instrumentos, e ninguem quer abaixar o volume porque o baterista é meio mão pesada xDD
    pois é, o baterista é quem manda no volume geral.
    mas o ideal são ensaios nao tão altos, pois acaba prejudicando o ouvido.
    depende muito do estilo, mas um bom baterista tem que saber pegar leve tambem.

    discuti isso com os caras sobre aumentar o meu mic, ai um dos caras falou q nao tinha nada a vee eu que nao aguentava mesmo
    tem que aumentar, a voz tem que aparecer. ela é a linha de frente da musica.
    o problema é que ta rolando um estresse, e o cara ta te acusando tecnicamente. de fato voce nao tem tecnica, como ja disse, mais um motivo pra voce usar da tecnologia. aumente o volume ate ficar audivel, tomando cuidado pra nao dar microfonia.

    nao adianta nada esgoelar e estragar a voz. enquanto voce nao fizer aulas e tiver dominio tecnico, nao tem obrigaçao de soltar a voz.

    e mesmo com aulas, nao necessariamente voce vai ter potencia vocal. tem gente que tem a voz "maior", tem gente que tem a voz "menor". é tipo a mao pesada do baterista.

    só que ensaiando com meu violao em alcanço as notas tranquilamente!
    é que cantar baixinho em casa é totalmente diferente de cantar com banda. eu passo sempre por isso tambem, acho muito mais facil acertar só no violao e voz.

    LeandroP
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Eu sempre gostei de ensaiar em volume baixo, e poder ouvir todos os instrumentos além do meu. É mais fácil pra detectar qualquer erro ou desajuste, e também pra encontrar o meu espaço entre os músicos. De qualquer forma, a voz do cantor deve ser respeitada em termos de volume. Ele é a melodia, e a melodia deve ser destacada. Da mesma forma que um guitarrista não quer ser ofuscado quando toca seu solo, por exemplo, o cantor também não deve ficar se esguelando porque a banda toca alto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original