Como avisar a vocalista que a pronuncia (inglês) dela é horrível?

Autor Mensagem
snd
Veterano
# jan/12


Ae pessoal,


Talvez alguém aqui já tenha passado pela mesma situação então estou procurando conselhos.

Entrei numa banda a pouco tempo e tocamos apenas covers de pop/dance/rock. Está tudo quase 100% porém não suporto a pronuncia em inglês da vocalista (dona da banda). É muito embromês pro meu gosto. Eu sei que a maioria esmagadora do público não entende nada de inglês mas mesmo assim chego a ter vergonha dela as vezes.

Será que existe alguma saída educada pra isso? Não consigo ver uma maneira de tocar no assunto que não seja ofensiva (e mulheres tomam tudo como agressão).

[]s

Spect
Veterano
# jan/12
· votar


"Olha, uma dica... você precisa melhorar sua pronúncia". Não tem segredo. Se ela achar isso ofensivo, então o melhor que você faz é trocar de banda/vocalista.

André Perucci
Veterano
# jan/12
· votar


snd
tenta falar com ela se vc achar pertinente o momento, mas se não quiser forçar a barra deixa do jeito que tá, enquanto não tiver prejudicando a banda... se der algum problema relacionado a isso ai vc toma providencia

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/12
· votar


Marque uma reunião de trabalho, anote num papel todos os pontos a serem abordados e não apenas sobre a vocalista. Deixe-a por último. Abra a reunião dizendo o que disse aqui, que acha tudo OK, bla, bla, bla.

Só esteja preparado para ouvir críticas também, pois da mesma maneira que a pronúncia dela incomoda você e aos outros não, é possível que alguns erros da sua parte incomode alguém. Como em todo relacionamento social, é melhor aprender a conviver com as diferenças do que tentar tornar o ambiente "perfeito na sua opinião".

Boa sorte.

snd
Veterano
# jan/12
· votar


Obrigado pelas dicas.

Vou esperar ela começar a pedir feedback sobre alguma coisa para tentar encaixar o problema da pronuncia sem parecer muito intrusivo.

É sempre complicado tocar nesses pontos que ferem o ego. Ainda mais quando a pessoa parece não perceber que tem o problema/dificuldade.

juninholiveira
Veterano
# jan/12
· votar


eu sou 100% a favor do que disse o Christian, faça uma reunião e peça pra todo mundo dizer o que gosta q o que acha que tem que melhorar em todos, ai vc fic ano final e de um jeito bem educado fala daki e dali, e depois fala que a vocalista ta muito boa como cantora, mas precisa melhorar um pouquinho ´so a pronúncia em inglês, e vai ficar ótimo/perfeito.

JCalixto
Veterano
# jan/12
· votar


Veio simplesmente tu diz na educaçao que ela precisa melhora no ingles pra banda melhorar porque só assim vocês vao melhorar

igor.schecter
Veterano
# jan/12
· votar


snd
Ainda bem que é mulher. um amigo meu tinha uma banda ele era o baixista e falava ingles fluente e foi tnetar ajudar o vocal eles quase sairam na mao HAUSHAUHS

Leopold
Veterano
# jan/12
· votar


snd

Eu já teria outra abordagem:

Escuta...o público está reclamando da sua pronúncia.

Gabi_Ferreira11
Veterano
# jan/12
· votar


Leopold

haushuashuashusahuashuash perfeito!

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


snd

Fala a real: "Tua pronúncia tem que melhorar". Se ela entender como ofensa e não como crítica construtiva é pq ela não ta pronta pra ser vocalista.

Abs!

francisco2004
Veterano
# jan/12
· votar


Christhian +1

Dependendo do que você chama de pronúncia ruim, pode ser o charme brasileiro. Tente tirar a carga de "banda cover" e criem arranjos mais integrados com a nossa cultura, aí vai ter tudo a ver. E integrado à nossa cultura não é colocar umas cuícas no fundo.

Porto Alegre, em termos musicais, é uma cidade bem rock'n'roll. Porém, o rock aqui tem um sotaque diferente a ponto de as bandas daqui terem ganho o rótulo de "rock gaúcho". Exemplos mais conhecidos são TNT, Bidê ou Balde, Cachorro Grande e até Engenheiros do Hawaii carrega um pouco desse sotaque.

Enfim, se o vocal tem um sotaque muito carregado a ponto de tornar as palavras irreconhecíveis, aproveitem isso como uma qualidade da banda e não como um defeito. Coloquem esse assunto em pauta e provavelmente a vocal vai receber a crítica de forma muito mais tranquila.

Leopold
Veterano
# jan/12
· votar


Enfim, se o vocal tem um sotaque muito carregado a ponto de tornar as palavras irreconhecíveis, aproveitem isso como uma qualidade da banda e não como um defeito.

Aproveitar como qualidade?? Na boa, isso não faz o menor sentido...

EdmauroCGMS
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jan/12

Eu pensaria na possibilidade de você esquecer essa história de pronúncia e começar a pensar em formas de levar ela pra cama.

Abraços!

Leopold
Veterano
# jan/12
· votar


Eu pensaria na possibilidade de você esquecer essa história de pronúncia e começar a pensar em formas de levar ela pra cama.

Afinal as mulheres só servem pra isso não é mesmo?

Faça-me o favor...nem pra piada isso serve.

Gansinho
Veterano
# jan/12
· votar


EdmauroCGMS
Eu pensaria na possibilidade de você esquecer essa história de pronúncia e começar a pensar em formas de levar ela pra cama.

PQP..

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


EdmauroCGMS

Tá no fórum errado tio

Jonatas Edward
Veterano
# jan/12
· votar


Ah, dependendo, vocês querem pronuncia britânica ou americana? Porque se for britânica, não tenho o melhor inglês do mundo, mas posso dar uma ajudinha te passando umas dicas e tu passa pra ela.

EdmauroCGMS
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jan/12

Leopold
Afinal as mulheres só servem pra isso não é mesmo?

Faça-me o favor...nem pra piada isso serve.


Cala a boca seu velho broxa e filho da puta.... você nem pra isso serve

EdmauroCGMS
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jan/12

e vai todo mundo tomar no cu

Gansinho
Veterano
# jan/12
· votar


EdmauroCGMS
Ui ui ui ! Ficou nervosa.

Del-Rei
Veterano
# jan/12
· votar


EdmauroCGMS
É, em breve vc voltará com outro nick... Infelizmente (pra nós, pq teremos que te aturar novamente).


snd
Cara, periodicamente fazemos uma reunião na banda, como o Christhian sugeriu. Realmente é a melhor forma de colocar as críticas e elogios também, claro.
Mas se não rolar reunião, vc vai ter que falar com ela...

É muito melhor ela ouvir essa crítica de vc do que do público.
E ela cantar mal tem a possibilidade de queimar toda a banda...
Qual a idade dela?

Um aceno de longe!!!

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


EdmauroCGMS

É uma pena que deixem usuários voltarem com outro nick. Você é do tipo que deveria ser banido pra sempre.

francisco2004
Veterano
# jan/12
· votar


Enfim, se o vocal tem um sotaque muito carregado a ponto de tornar as palavras irreconhecíveis, aproveitem isso como uma qualidade da banda e não como um defeito.

Aproveitar como qualidade?? Na boa, isso não faz o menor sentido...


Eu acho que faria sentido, mas cada um tem suas convicções. Se ela tem um mínimo de conhecimento dos fonemas da língua inglesa, acho que já dá para dar um toque mais autoral às músicas. Talvez ela também precise se dar conta disso para não ficar naquele meio termo entre imitar o sotaque e o embromation.

Por exemplo, se ela pronuncia "what" como "uat" e não como "vat", já é grande coisa. Ou se ela pronuncia "organization" como "organizêition" e não como "ourguénizêichan" (que seria uma pronúncia mais ao estilo gringo), acho que também está ok.

Há problemas e problemas de pronúncia. Se ela omite letras das palavras, aí eu acharia mais problemático para uma banda que não tem uma proposta mais cômica/satírica. Por outro lado, se ela pronuncia todas as letras das palavras, mas erra alguns fonemas, aí acho que dá para trabalhar isso como algo positivo. Tem um monte de cantoras famosas lá fora de bossa nova e mpb que cantam em inglês com um sotaque carregado...

Jonatas Edward
Veterano
# jan/12
· votar


francisco2004
Depende, há vários sotaques, Britânico, Americano, Irlandes, Australiano, Africano e etc.
Fora ainda das regiões, exemplo, Britânico: Londrino, Sheffield, Cockney...

Jonatas Edward
Veterano
# jan/12
· votar


Tinha uma época(antes que meu professor me corrigisse) que eu cortava as palavras no meio + um britânico pior do que hoje, eu pronunciava "What" como "Wãh".

Jube
Veterano
# jan/12
· votar


quem foi que deixou a privada aberta? Olha a m... digo o OT por aqui.

snd
Entrei numa banda a pouco tempo.

Acho isso complicado, mal entrou na banda e já parte para as criticas, vamos dizer que 90% das pessoas não aceitam criticas tranquilamente e ainda pega mal sendo novato. É quase a mesma coisa que chegar nos seus primeiros dias no quartel e falar para seu superior que não gosta da cor do uniforme hehe.

osmar85
Veterano
# jan/12
· votar


Duvido muito que o inglês dela é pior que o meu, sou péssimo em inglês.

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


Mas se a vocalista é a DONA da banda, reunião é ela quem faz, é ela quem manda, é ela que é a dona da bola, se não gosta tem que trocar de conjunto, porque falar para a cantora pode custar é a sua vaga ...

Nunca entrei em uma banda que tivesse dono, mas o que eu sei é que as coisas tem que ser ditas o mais rápido possível, se a banda for séria é claro, já tive que aturar cara muito fraco no grupo por amizade, isso não pode rolar, atrasa todo mundo

MauricioBahia
Moderador
# jan/12
· votar


Sotaque é uma coisa, pronunciar errado é outra... Embromation não existe! Chega a ser ridículo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como avisar a vocalista que a pronuncia (inglês) dela é horrível?