Jackie Evancho - Mais crianças prodígio!

    Autor Mensagem
    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/11


    São uma pestinhas! hhehee



    Abs

    Leandro Rigon
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Leopold, Christian...
    Assistindo ao vídeo eu não vejo qualquer tensão no pescoço dessa menina, mas não acredito que essa voz com que ela canta seja natural, isso não é voz de uma menina de uns 6, 7 anos.
    A menina é efetivamente um prodígio ou está "entubando" a voz?
    Se a tensão não é ao menos aparente, como ela se dá?

    Leopold
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Ave...

    eu vejo tensão que chega a me doer, de uma voz tão fabricada e na garganta como dessa menina. Olha aos 1:29, sem contar todo o resto, aos 1:47.

    Sem contar o italiano miserável das duas.

    Como sempre, aqueles espetáculos deprimentes onde crianças moldam e imitam uma voz de pessoa mais velha.
    Que aproveite bem agora porque mais tarde adeus voz.

    Da SB nem vou falar nada, a não ser que é um dos piores exemplos que eu já vi, tanto de técnica como de escolha de repertório.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/11 · Editado por: Christhian
    · votar


    MauricioBahia
    Tecnicamente falando, as duas estão no mesmo patamar haha

    A pequena está querendo imitar voz de adulto e, por óbvia consequência, tensionando a voz. Sabe quando acontece de você cantar umas 5 músicas bem difíceis e começa a sentir uma bola de ping pong no gogó? Ela fica igual, mesmo sem parecer que está forçando. Pais de crianças que cantam precisam entender que elas devem cantar como criança e ponto!

    Já a Sarah, lindíssima! Mas pra você mesmo analisar, perceba como o vibrato dela parece um vibrato de guitarra mal feito, com espaço demais entre as notas pra um tempo muito curto. Pra quem tem 'influência' de canto lírico, como ela parece querer mostrar que tem, isso foge bastante de qualquer preceito de técnica. Além disso, a voz é pequenininha, me parece até insegura no começo e a respiração bastante ruidosa.

    Artisticamente, entretanto, eu gosto! Prefiro mil vezes ver crianças cantando música de qualidade do que aquelas coisas americanas excessivamente sexualizadas, que podem até ficar interessante nas vozes de Beyoncés, Mariahs, Rihannas, etc. mas nunca deturpando o que há de mais belo nas crianças, que é a inocência.

    Leopold
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Leopold
    · votar




    Observem aos 2:50.

    O problema é vai contra a natureza. Imitar não serve a ninguém, e nesta idade então o dano é severo.

    Para mim, mais uma criança que será um adulto que não canta nada.
    Mas vai segurar como?
    Tem uma menina de SC que eu alertei a mãe para não seguir esse caminho, mas não adianta, as pessoas sonham demais, se perdem e ficam totalmente cegos e surdos. Deviam pensar no futuro e não no imediatismo.
    Sempre tem alguém deslumbrado por trás. Só que estão destruindo a possibilidade de uma carreira longa.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    Leopold
    Christhian

    Vou analisar com calma e aprender sobre essa tensão que eu, como leigo, não vejo facilmente.

    Aliás, vocês poderiam postar um vídeo (ou mais de um) nesse estilo onde o cantor/cantora não tensiona nada. Não é pra causar tumulto não! Só pra eu poder ter um parâmetro.

    Abs!

    Leandro Rigon
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Leandro Rigon
    · votar


    Leopold.

    Ok, entendi, a voz é claramente fabricada, mas a tensão não é aparente, nem sempre aparece a tensão no pescoço, porém isso não quer dizer que ela não esteja lá.
    (O Italiano não falei nada, mas tá uma [mxxdx], digo, droga).

    Leopold
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    MauricioBahia

    Quando a pessoa tensiona sempre aparece em algum lugar, as vezes sutil.
    Balançar o queixo forçando um vibrato, mudar a sonoridade de algumas vogais porque não consegue colocar a vogal corretamente, abaixar a cabeça para pegar mais grave, coisa que a menina faz direto para falar inclusive.
    Travar a mandíbula, etc.

    Ela tem uma boa percepção, é uma boa imitadora e descobriu como fazer isso. Porém, foge ao natural, é uma voz forçada. E ela não está preparada para suportar esse repertório.

    Vi o vídeo mais algumas vezes e sinceramente me dá uma agonia enorme ver o que ela é obrigada a fazer para manter essa voz que está fazendo. As respirações no limite...enfim.

    Lembram-se da Charlote Church? Vejam como ela canta agora.

    Leopold
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Leandro Rigon

    Dá uma olhada no primeiro vídeo, mas sem som, o detalhe em 2:05. Veja o pescoço, veja o tremor do queixo, veja que ela dá um impulso para baixo para conseguir pegar as notas, ela faz uma marcação e força. Novamente aos 3:46.

    A tensão está ali sim..é um farol.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Acredito que é um resultado como esse, ou próximo a esse, que é o esperado:





    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    Leopold: Quando a pessoa tensiona sempre aparece em algum lugar, as vezes sutil.
    Balançar o queixo forçando um vibrato, mudar a sonoridade de algumas vogais porque não consegue colocar a vogal corretamente, abaixar a cabeça para pegar mais grave, coisa que a menina faz direto para falar inclusive.
    Travar a mandíbula, etc.


    Mas isso é um erro ou uma tentativa de correção bem/mal sucedida? Enfim, esse trejeitos são condenáveis ou, de certa forma, artimanhas para contornar um problema?

    Afinal, interpretar pode ter várias facetas, penso eu. Francisco Cuoco é gago, assim como Murilo Benício, mas ele interpretam muito bem seus papéis, "evitando" certos caminhos.

    Não sei se fui claro! :)

    Abs mestre!

    Gansinho
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu gosto bastante dessa garotinha.. Acho ela muito melhor do que muitas que já apareceram aí.

    Leopold
    Lembram-se da Charlote Church? Vejam como ela canta agora.
    Eu gosto da voz da Charlotte agora :D

    Leopold
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    MauricioBahia

    Depende dos trejeitos e depende de que correção é. Se é abertura da boca apenas para dar espaço por exemplo, é uma coisa. Se é uma careta ou uma puxada característica para o lado para conseguir alcançar uma nota, geralmente é tensão.

    O problema é que esses mecanismos que muita gente acha que "ajudam" na verdade são apenas sinais de que algo não está certo.
    Aí cabe ao professor saber o que é uma coisa e o que é outra.
    Tem coisas que todo mundo faz no geral qdo se tensiona e que vc já identifica de primeira, outros tem coisas absolutamente sutis que denunciam isso, como a posição e movimento da língua por exemplo.

    Tem uma infinidade de coisas que denunciam qdo o cara está em aula. Quando eu passo determinado vocalise as vezes nem é para preparar a voz do cidadão naquele momento, mas sim para me dar a certeza do que ele está fazendo de errado.

    Tem exercícios que se a pessoa não conseguir executar de determinada maneira já deixa claro o problema. Se for sutil demais faço mais alguns para comprovar definitivamente.
    Talvez esse seja o maior desafio. Descobrir os reais motivos porque o cara não consegue cantar determinada nota ou porque "aquela" frase musical não sai direito.E sempre tem um porquê.

    :o)

    Gansinho

    Aí é que está. Eu acho ela um talento. Uma possibilidade incrível para o futuro, mas fazendo o que faz agora, não terá esse futuro.
    Vai cantar é claro, mas num nível bem mais baixo. Mas o meu chute é que se continuar assim não passará de uma faísca do que poderia ser. Talvez a sucessora da SB...ugh.

    Eu não gosto da Charlotte não , eheheh.

    Rabbit
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Falando como leigo eu digo que não gostei não.

    Deu uma impressão de forçado, desconforto, correndo a letra da música pra se manter no tempo. Tanto a menina como a Sarah.

    Sei lá, ficou parecendo que as duas estavam muito nervosas.

    Gansinho
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Leopold
    Mas Gerson, não seria "normal" alguém que ainda não possui técnica pra alcançar tal nota com naturalidade, usar-se de uma tensão pra alcançá-la? Talvez com um certo tempo de aulas ela corrija esse problema, não sei.

    E eu entendi o que tu quer dizer da Charlotte.. Quando era criança, ela tinha aquela voz potente, brilhante.. E hoje a voz dela é muito mais "normalzinha".. É, parece que realmente ela esforçou demais a voz quando ainda não podia (e não deveria).

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Leopold

    Thanks man!

    Gansinho: não seria "normal" alguém que ainda não possui técnica pra alcançar tal nota com naturalidade, usar-se de uma tensão pra alcançá-la?

    É o que eu tentei argumentar. Um "macete" às vezes pode ser conveniente em certos momentos. Óbvio, que "macetes" podem não ser o caminho ideal, mas é um solução rápida, digamos. A longo prazo isso pode virar um vício e acho que é isso que o Leopold adverte.

    Abs

    Gansinho
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    MauricioBahia
    Sim, entendo! :D

    DandV
    Veterano
    # ago/11
    · votar




    Esse menino faz a mesma coisa, eu particulamente acho feio, já que é uma voz "fabricada" além de que incentivar, uma coisa prejudicial a eles, é totalmente ignorante.

    BTW, o agudo dessa sarah na parte daquele "refrão", muito loco, repiei. Ainda rasgo a garganta dela.

    Gansinho
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    DandV
    Nossa cara, e essa mulher falando que ele é tenorino e sopranino...
    O moleque forçando a voz total, pra ficar pesada..
    Af, que bosta.

    Leopold
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Cada absurdo que a gente vê que é de dar pena. Esse povo que pensa que cantar é só fazer como se estivesse se afogando com essa voz toda pra trás.

    Está tão mascarado que mal dá pra saber que voz realmente é a dele.

    Ignorancia em todos os níveis aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jackie Evancho - Mais crianças prodígio!